Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mastiff: conheça mais sobre esse gigante cão de guarda

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mastiff

O Mastiff Inglês ou simplesmente Mastiff, é um cão de grande porte, muito usado como cão de guarda devido a sua bravura e lealdade. Mesmo que o tamanho assuste, o Mastiff é um cão dócil e bem-humorado. Ótimo pet para a família.

De onde vem o Mastiff?

A origem do Mastiff é muito antiga e são conhecidos relatos sobre os ancestrais desses exuberantes cães no Egito, Grécia e Roma, onde acompanhavam soldados nas batalhas. Mais tarde, já na Europa, a raça foi usada para guarda de propriedades e em brigas com outros animais, prática proibida nos dias de hoje. O Mastiff ainda acompanhou soldados na Segunda Guerra Mundial, ocasião em que boa parte da sua população desapareceu.

Criadores e apaixonados pela raça conseguiram retomar a criação desses gigantes a partir da importação de exemplares. A seleção genética foi feita e o Mastiff Inglês se consolidou na Europa e em todo o mundo!

Características do Mastiff Inglês

O Mastiff é um cão de porte grande ou gigante. Os cães dessa raça podem medir mais do que 70 cm e pesar mais do que 100 kg. 

Eles possuem a pelagem curta e lisa, por isso, demandam pouco cuidado com os pelos. Apenas escovações semanais e banhos são o bastante. A pelagem aparece em poucas colorações, normalmente sendo encontrados nas cores abricó, fulvo ou tigrado. O focinho e as orelhas devem ser sempre pretos.

É comum que os cães Mastiff tenham as orelhas e olhos caídos, focinho grande. Um pet grande, forte e simétrico, apresenta a postura magnífica!

Personalidade do Mastiff

Muitas vezes um cachorro de porte grande e robusto pode assustar, no entanto, o Mastiff é um cão dócil, amoroso e que gosta de ficar próximo dos humanos

Por ser um cão de guarda, os cães desta raça são muito fiéis e leais aos tutores. Cuidam de seus entes queridos até durante as brincadeiras, por isso, é importante saber brincar para que o cão não entenda como uma ameaça. 

De modo geral, o Mastiff se dá muito bem com os humanos, é um cão muito alegre e bem humorado. Adora ficar esparramado pelo chão curtindo uma preguicinha. Mas não se deixe enganar, eles também podem ser bem ativos e adoram brincar, por isso investir em brinquedos pode ser uma ótima ideia.

São cães que se dão muito bem com crianças e idosos, contudo, com estranhos e outros animais, eles podem ser pouco sociáveis, portanto, é fundamental ir apresentando e promovendo interações entre eles aos poucos. 

Cuidados com a raça

Cachorro Mastiff Inglês deitado

Não são animais que costumam dar muito trabalho aos tutores, no entanto, é preciso considerar que eles babam bastante e por isso, seu rosto precisa ser constantemente limpo. Além disso, eles costumam ter um cheiro forte de cachorro, por isso, os banhos precisam ser frequentes. 

Apesar de terem pelos curtos, é importante escovar os pelos do cão pelo menos uma vez na semana, para retirar os pelos mortos. As orelhas precisam ser limpas com frequência e as unhas crescem rápido, por isso devem ser aparadas sempre que possível. 

Apesar de serem cães muito saudáveis, o Mastiff precisa receber uma alimentação balanceada, de preferência a base de ração Super Premium, para manter suas energias sempre ativas. 

A raça pode herdar problemas de displasia de quadril, joelho e osteocondrite, quando ocorre um ressecamento nas juntas. Isso pode ser prevenido com uma dieta balanceada e exercícios moderados. 

Além disso, as consultas frequentes ao veterinário são fundamentais para garantir qualidade de vida ao pet e identificar possíveis problemas ainda no início, garantindo um tratamento mais eficaz. 

Gostou de saber mais sobre o Mastiff? Acesse nosso blog e confira outras raças no nosso Guia de Raças.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário