Conheça o menor cão do mundo, o Chihuahua.

30 de outubro de 2018

Guia de Raças

Simpático e brincalhão, o Chihuahua se tornou um dos cães mais populares do mundo e serviu de inspiração para a criação do divertido cachorrinho Bruiser Woods no filme “Legalmente Loira”. Normalmente, mede entre 15 e 22 cm e tem um peso aproximado de três quilos, por isso, a raça é considerada a menor do mundo canino .

Origem do Chihuahua

Apesar de algumas teorias mostrarem que o Chihuahua foi originado na China, a mais provável aponta a raça como descendente do techichi, um cão pequeno da América Central.

O próprio nome Chihuahua é o mesmo de um estado do México. Não existe a data precisa de seu surgimento, mas a raça foi registrada em 1904, sendo que o padrão oficial só foixado em 1952.

Características do Chihuahua

Atualmente, o título de menor cão do mundo pertence à Chihuahua Miracle Milly com apenas 9,65 cm de altura

Com corpo compacto, mais comprido do que alto, apresenta orelhas grandes e cauda curvada. A pelagem pode ter as cores fulvo-clara, areia, marrom ou branca com manchas pretas. Costuma apresentar pelos curtos, mas também existe uma variação alongada e ondulada. Por conta do tamanho, o Chihuahua é ótimo para viver em apartamentos e espaços pequenos. Como tem baixa resistência para o frio, pode sofrer se for colocado do lado de fora da casa. Embora pareça frágil, é extremamente ele tem instintoprotetor. Corajoso na hora de defender os tutores, pode ficar apreensivo com a presença de outros pets.

Late alto e com bastante frequência. Uma das atividades favoritas da raça é passear, mas também adora aproveitar os momentos em casa para brincar e correr.

Saúde e Expectativa de vida do Chihuahua

Resistente a doenças, exige cuidados na alimentação para manter o peso e evitar problemas de saúde, como bronquite. Se for bem cuidado, pode chegar facilmente aos 18 anos de idade.
Conheça outas raças de cães e gatos no Guia de Raças em nosso Blog!