Microchip para cachorro: para que serve, como funciona e a importância

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
microchip pet

O microchip para cachorro é um pequeno dispositivo que tem um papel importante como método seguro de identificação dos cães. Sendo uma espécie de RG do animal, com a microchipagem é possível acessar as informações do pet e do tutor.

Dentre as suas funções, o microchip para cães é um importante aliado para encontrar animais perdidos. A seguir, entenda tudo sobre a identidade digital para cachorro e a sua importância para a segurança do seu animal de estimação.

O que é um microchip pet?

Um microchip pet é um pequeno dispositivo eletrônico, – do tamanho de um grãozinho de arroz – entre 1 e 3 cm, que é implantado sob a pele dos cães. O aparelho tecnológico contém as principais informações do pet e do seu tutor, como endereço e telefone.

Cada animal com o microchip tem número de identificação único, como um RG PET.  As informações, que são lidas por scanners especiais, ficam guardadas em um sistema de banco de dados nos Centros de Zoonoses de cada prefeitura.

Como também estão disponíveis em diversos lugares, como:

Para que serve o microchip em cães?

As funções do microchip em cachorro são: 

Ajudar na identificação dos animais

O objetivo é identificar o animal e o seu tutor. Sendo uma importante forma de resgate para casos de perda ou fuga.

Histórico médico

O microchip também guarda as informações sobre o histórico médico do animal, detalhando procedimentos como vacinas, cirurgias e doenças. Sendo uma solução muito útil para auxiliar veterinários que estão tratando do animal.

Prevenção de abandono

O microchip pet também é uma importante ação preventiva contra o abandono de animais. Pois, com o dispositivo, a tendência é que diminua a quantidade de pessoas propensas a abandoná-lo, já que com o chip rastreador para cachorro os respectivos tutores são facilmente identificados. 

Sempre lembrando que de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, abandono de animais é crime de maus-tratos, que prevê multa e detenção.

Vantagens em implantar o microchip em cachorro 

microchip em cachorro
Um microchip pet tem um código exclusivo para anexar informações do animal, como o histórico médico.

Entre os principais benefícios do microchip em cães estão:

  • O microchip não precisa de nenhum tipo de recarga;
  • é impossível que o cão perca o microchip;
  • o aparelho funciona por toda a vida do animalzinho;
  • Não é necessário manutenção.

Como o microchip para cachorro é aplicado?

O implante do microchip só pode ser feito por um veterinário. Para colocá-lo, é utilizado uma seringa especial, parecida com as de vacina. O especialista introduz a cápsula na altura da nuca do animal (local de fácil leitura) e o empurra através da pele com o injetor.

Para o procedimento, a implantação funciona como a aplicação de vacinas, sem nenhum tipo de anestesia.

Microchipagem em cachorro dói?

Muitas pessoas têm dúvidas se microchipagem em cachorro dói. Mas, na verdade, o procedimento é indolor e simples. Sendo aplicado sob a pele do animal em apenas alguns segundos.

Como rastrear o chip do meu cachorro?

microchipagem em cachorro doi
Microchip em cachorro é um procedimento rápido e o procedimento é praticamente indolor.

O microchip pet tem GPS? Muitos tutores pensam que o microchip pet tem algum tipo de rastreamento, porém a resposta é: não. 

Na verdade, o dispositivo conta com um leitor próprio – encontrado em clínicas veterinárias – que faz a varredura do sinal emitido pelo chip através de uma frequência de rádio baixa.

Portanto, assim que o scanner reconhece o código, as informações do animal aparecem no visor do aparelho.

Quanto tempo dura o microchip para cachorro?

O chip de cachorro não tem prazo de validade ou demanda algum tipo de manutenção. 

A única missão do tutor é manter os dados atualizados. Por exemplo, caso ocorra óbito ou mudança de domicílio, é preciso entrar em contato com a rede para efetuar a atualização do cadastro.

O microchip para cachorro substituirá a plaquinha de identificação?

microchip para cachorro

De acordo com a Camila Ingles, Coordenadora de Comunicação Corporativa da Cobasi: “O microchip é muito importante para a identificação do pet, por meio dele é possível identificarmos o tutor, mas ele não substitui a plaquinha de identificação”. 

Camila ainda reforçou: “Normalmente quem localiza um animal de rua são civis e, muitos, não têm o conhecimento de levar o animal a locais que possam identificar se o animal tem microchip”. 

Já com a plaquinha, quem encontrar o pet perdido poderá entrar em contato rapidamente com o tutor. Por isso, é primordial que a plaquinha tenha o telefone de contato do responsável pelo pet.

Gostou do conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário