Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro perdido: saiba como encontrá-lo rapidamente!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro perdido

Um cachorro perdido tem o poder de mobilizar toda a família e deixar tutores aflitos, não é mesmo? Por causa disso, nós elaboramos algumas dicas para que a busca por seu amigo seja muito mais rápida e efetiva. Confira!

Saiba como encontrar um cão perdido

Começar a procura por um cão perdido demanda mobilização de diversas pessoas. Entretanto, se não houver uma estratégia definida, a busca pode não ser efetiva além de atrapalhar a localização do paradeiro do animal. Conheça dicas simples que vão ajudar nesse momento.

1. Faça buscas pelas ruas do bairro

A primeira coisa a se fazer é dividir grupos de familiares e amigos e começar uma busca orientada pelas principais ruas do bairro. Tenha fotos do animal e pergunte às pessoas que estiverem na rua, pois a chance de conhecerem o animal é maior e a busca tende a ser breve.

Inclusive, acessórios como coleira com identificação contribuem para deixar a procura por seu animal de estimação mais rápida. Por meio dela, é possível que a pessoa que encontrá-lo possa entrar em contato com os tutores e garantir a devolução segura do cão.

2. Use cartazes e panfletos para encontrar o cão

Usar cartazes, panfletos e pedir a ajuda de mais pessoas é uma estratégia indicada caso o cão perdido não seja encontrado nas primeiras 24 horas. Com tudo pronto, monte pequenos grupos e distribuía a busca por bairros e regiões próximas da sua casa.

Colar cartazes em postes e distribuir panfletos em locais de muito movimento como comércios, parques, pet shops, igrejas e principais avenidas da região. A chance de achar o animal de estimação aumenta bastante com a criação de uma força tarefa.

3. Aproveite o alcance das redes sociais

Aproveitar o alcance das redes sociais pode ser um trunfo na busca por um cachorro perdido. Divulgue informações sobre ele em sua página pessoal, grupos de animais desaparecidos e de moradores e negócios na região. É possível também ampliar a busca com a ajuda de ONG s dedicadas ao resgate de animais.

4. Procure em abrigos e pet shops próximos

Em muitas situações, principalmente quando o cachorro não conta com coleira de identificação, ele pode ser deixado em locais especializados. Por exemplo, pet shops ou abrigo para cães são uma alternativa bastante válida para procurar o seu pet. Já que ele pode ter sido resgatado por alguém que não tinha como entrar em contato com o tutor.

5. Use itens da rotina do cão

Ao sair à procura do cachorro perdido, uma tática importante é levar roupas, brinquedos ou objetos que ele costumava usar em sua rotina. Dessa maneira você estimula a memória afetiva do animal, ajudando-o a se orientar em direção ao tutor.

Prevenção é a melhor solução para evitar cão perdido

cachorro perdido

A melhor maneira de evitar que um cachorro se perca e deixe a família e amigos aflitos é investir na prevenção. Ao adotar pequenos hábitos e investir em itens de segurança, é possível criar uma rotina segura para o animal e minimizar as chances de fuga.

Corte possíveis rotas de fuga

Um dos principais fatores que contribuem para um cachorro ficar perdido é o acesso às rotas de fugas. Seja por curiosidade ou medo como, por exemplo, fogos de artifício, o cão acaba procurando maneiras de escapar do ambiente.

Em virtude disso, o recomendado é cortar possíveis rotas de fuga com o fechamento de janelas, portas e portões. Se você precisa deixar a porta da casa aberta, uma alternativa é a adoção de portão para cachorro, que mantém o animal seguro e isolado em um ambiente.

Invista em itens de segurança

Levar o cão para passear pelo bairro para se exercitar e fazer suas necessidades faz parte da rotina de todo tutor, não é mesmo? Por isso, nunca saia de casa sem coleira peitoral, guia adequada ao porte do seu animal e placa de identificação.

Encontrei meu cachorro perdido: o que fazer?

Acabou de encontrar o seu cachorro perdido e não sabe o que fazer? É muito simples, após comemorar, abraçar e oferecer carinho ao animal, o ideal é levá-lo a um médico-veterinário de confiança.

Por muitas vezes, dependendo do tempo que ficam perdidos, os cães podem sofrer com desnutrição, machucados, infecções e até contrair doenças de outros animais. Então, nada melhor do que fazer um check-up completo para conferir o estado de saúde e cuidar dele.

Gostou das nossas dicas para encontrar cachorro perdido? Então, compartilhe com a gente o que você faz para evitar a fuga do seu animal de estimação.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Zelia se Fátima Regis Emediato disse:

    A minha cachorrinha foi roubada no dia 21 de setembro.
    Gostaria de divulgar a foto da Julie. Vocês podem me ajudar???

Deixe o seu comentário