Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

RG Pet: tudo sobre esse documento obrigatório para cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
rg pet

Você já fez o RG Pet do seu animal de estimação? O documento é a mais nova iniciativa da Prefeitura de São Paulo para identificar os cães e gatos residentes na capital paulista. Saiba tudo sobre o serviço gratuito, sua importância e como emitir o documento. 

RG Pet: o principal registro de cães e gatos

O Registro Geral do Animal (RGA) é um documento obrigatório na cidade de São Paulo (Lei Municipal 13.131/2001), para todos os cães e gatos, com idade superior a 3 meses. O serviço é gratuito e busca estimular a política pública de proteção animal, com a missão de atender às demandas da população pet, como também a identificação e acesso a eles na cidade.

No RGA para Pets, os dados encontrados são:

  • Nome;
  • Espécie;
  • Sexo;
  • Raça;
  • Cor;
  • Nascimento;
  • Número do RGA;
  • Dados do tutor.

Para que serve RG de cachorro e gato?

O RGA criou uma identidade para esses animais. Ou seja, o documento funciona como uma espécie de plaqueta de identificação que consta um número correspondente ao documento. O número é único e permanente, assim como os humanos têm no RG (Registro Geral). 

O objetivo é identificar o pet, associando-o ao seu tutor, fundamental para facilitar a localização do bichinho, caso ele se perca ou seja roubado. Além disso, o RG Pet também auxilia no monitoramento da vacinação contra a raiva.

Sim, essa também é uma das utilidades do documento obrigatório. Para a emissão da identidade pet é necessário o atestado de vacinação contra a raiva, contendo a assinatura e a identificação do médico-veterinário particular ou, então, o carimbo da Prefeitura, caso o atendimento do pet tenha ocorrido em um dos postos públicos espalhados pela cidade.

Então, para maior segurança do animal, basta manter o RG para cachorro (plaqueta de identificação) presa à coleira do pet. Uma boa dica é o uso de uma identificação com as informações do nome e telefone do tutor.

Como fazer um RG para pet?

Registro geral do animal (RGA)
O RGA é um documento digital, timbrado e numerado com os dados do tutor e do animal.

A solicitação do RG Pet é lei para todos os pets a partir dos três meses de idade. O processo é muito prático: basta preencher um formulário online no portal SP156 e encaminhar os documentos solicitados pelo próprio sistema. Logo depois, em até 30 dias, a carteirinha será enviada por e-mail.

O Registro Geral do Animal (RGA) também pode ser solicitado de forma presencial. Nesse caso, é preciso fazer o agendamento e comparecer a uma das Praças de Atendimento com os documentos obrigatórios. Aproveitando, vamos conhecer os documentos obrigatórios para fazer o RG Pet.

Quais documentos são necessários para solicitar o RG Pet?

Confira, a seguir, quais são os documentos necessários para solicitar o RG para animais.

  • foto do bichinho: escolha uma bem bonita, pois essa foto vai aparecer no RG animal;
  • documento de identificação oficial do tutor responsável pelo pet, contendo número do RG e do CPF;
  • atestado de vacinação contra raiva, com assinatura do médico-veterinário particular ou comprovante de vacinação emitido pela Prefeitura;
  • comprovante de endereço atualizado, emitido há no máximo 90 dias, e que esteja no nome do mesmo responsável pelo animal, ou seja, o tutor.

Vale ressaltar que o RG Pet é grátis e não tem mensalidade. Juntamente com o registro em si, o tutor receberá também uma placa de identificação, com um número único e permanente, que corresponderá ao registro, para que seja fixada na coleira.

e-RGA: o documento do seu pet é digital

rg para pets
O RG Pet funciona como uma identificação dos animais através de um número único, intransferível e insubstituível.

O RG de Pet é um documento digital. Após toda a fase de solicitação, a carteirinha será enviada para o e-mail do tutor. Assim, você sempre terá os dados do seu animal à  disposição. Se preferir, há a possibilidade de baixar o arquivo, para imprimir o documento.

RG Pet: perdeu o documento? Saiba o que fazer

Em caso de perda ou extravio, não se preocupe. Basta solicitar a segunda via nas Praças de Atendimento ou estabelecimentos veterinários credenciados. E pode ficar tranquilo que o número do RGA é o mesmo.

RG Pet: sistema gratuito de cadastramento de animais de estimação.

Agora, você já conhece o programa RG Pet e como solicitar o documento do seu cachorro e gato. Sem custo de mensalidade ou manutenção, não deixe de garantir esse cuidado com seu amigo. Assim, os seus passeios, viagens e atividades do dia a dia vão ser mais seguros.

O RG para cachorro e gato é um excelente exemplo dos cuidados que o tutor deve adotar para praticar a chamada guarda responsável. O número do registro é único e vale por toda a vida, assim como o seu animal de estimação.

Lembre-se de adquirir também a coleira e plaquinhas de identificação para fortalecer ainda mais essa ação preventiva tão essencial. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Erica Luna de Lima disse:

    Olá boa tarde gostaria de saber como faço pra adquirir RG dos meus pets

    • Cobasi disse:

      Olá, Erica! tudo bem?

      Como citado no texto acima: “A solicitação do RG Pet é lei para todos os pets a partir dos três meses de idade. O processo é muito prático: basta preencher um formulário online no portal SP156 e encaminhar os documentos solicitados pelo próprio sistema. Logo depois, em até 30 dias, a carteirinha será enviada por e-mail.

      O Registro Geral do Animal (RGA) também pode ser solicitado de forma presencial. Nesse caso, é preciso fazer o agendamento e comparecer a uma das Praças de Atendimento com os documentos obrigatórios. Aproveitando, vamos conhecer os documentos obrigatórios para fazer o RG Pet”

  2. Marlene alves disse:

    Queria tirar o RG dos meus 2 gatinhos
    E não sei poronde começar

  3. Júlio disse:

    Gostaria de fazer o RG do meu gato

  4. Júlio disse:

    Quero fazer o RG do meu gato

  5. Arlindo Manoel da Silva disse:

    Quero registrar meu pet

Deixe o seu comentário