Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Nitrito no aquário: o que é e como saber o teor adequado

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Homem faz teste de aquário para pH

Todo aquarista cria um pequeno universo submerso, repleto de vida que precisa de cuidado. O ter certo de nitrito no aquário é um dos principais fatores para se ter a água estável para os organismos.

Dentre os vários fatores que podem determinar a qualidade da água, estão o grau de concentração de amônia e o de nitrito. E ambos estão relacionados. Continue a leitura e saiba mais!

O que é nitrito no aquário?

Você sabe o que causa nitrito no aquário? Tanto a amônia quanto o nitrito no aquário são produzidos naturalmente pela decomposição dos resíduos orgânicos. A amônia é proveniente de restos de excrementos dos peixes, plantas e comida. Ela também pode ser excretada pelos peixes, através das brânquias.

Já o nitrito é o resultado da ação das bactérias nitrificantes que fazem a oxidação da amônia, que citamos acima. Isso tudo é um ciclo que, na natureza, ocorre em equilíbrio: os resíduos geram amônia e, sob a ação de bactérias, se transformam em nitrito. O equilíbrio do nitrito no aquário é um dos papéis do aquarista.

O nitrito é menos tóxico que a amônia, mas ainda é tóxico, por isso seu teor deve ser controlado. Em seguida, passando por mais um passo no processo de oxidação, esse nitrito se transforma em nitrato, que é um nutriente para algas e plantas aquáticas. O ciclo perfeito!

Entretanto, nos sistemas de recirculação de água, como os aquários, o equilíbrio precisa ser conquistado e isso demanda tempo, cuidado e dedicação do aquarista.

Observando o nitrito

Além do básico, como temperatura e pH, deve-se observar de perto os níveis de amônia e nitrito, porque podem se elevar de repente. Uma curiosidade é que os peixes marinhos toleram muito mais o nitrito do que os peixes de água doce.

O nitrito alto no aquário pode causar muitos danos aos peixes, já que eles têm a hemoglobina do sangue oxidada, o que diminui o envio de oxigênio aos órgãos e tecidos. Isso pode deixar o animal letárgico e até mata-lo por falta de oxigenação.

O controle é feito por meio de testes de nitrito.

O que fazer para diminuir o nitrito do aquário?

Não é um bicho de sete cabeças manter um aquário equilibrado e saudável. Para se descobrir o teor de nitrito na água é feito um teste. Após o resultado, a primeira medida é suspender a alimentação reduzindo, assim, a produção de amônia.

Em seguida, inicie um ciclo de trocas de água diárias e parciais de até 25%. Aqui a intenção é eliminar o nitrito do aquário de forma progressiva.

Existem produtos tanto para se testar o nível de nitrito quanto para corrigi-lo, são muito simples de usar e capazes de corrigir rapidamente os índices. A quantidade segura dessa substância na água é a mais próxima do zero possível.

Todos os produtos têm a forma de uso no rótulo, se você ficar com alguma dúvida, pergunte a um dos nossos especialistas em aquarismo na Cobasi mais próxima de você.

Por fim, verifique se existe algo no filtro, na decoração ou em algum local do aquário que justifique o aumento da amônia e, consequentemente, do nitrito. Seu objetivo deve ser encontrar animais mortos, restos de alimentos e outras sujeiras.

E lembre-se, desde os organismos microscópicos até as plantas, todo aquele ambiente é o que vai refletir na qualidade – ou na falta de qualidade – da água em que seus animais irão viver.

Não é porque os níveis de nitrito estão controlados que consequentemente o teor de amônia também estará. É necessário monitorar todos os índices separadamente para garantia da saúde de seu aquário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário