Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pé de jabuticaba: como plantar, cuidados e benefícios

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pé de jabuticaba

O pé de jabuticaba além de gerar uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros, também apresenta diversas curiosidades relacionadas ao seu cultivo, florescimento e a frutificação da planta. Quer saber mais sobre essa frutífera que ganhou bastante destaque por ser utilizada para fins culinários e até mesmo medicinais? Continue a leitura! 

Pé de jabuticaba: tudo o que você precisa saber

O pé de jabuticaba (Mirciaria sp.) ou a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) é uma frutífera de tamanho médio, porte piramidal e 100% nativa do Brasil, predominantemente no Bioma Mata Atlântica. As suas características botânicas são de tronco liso e castanho, flores brancas e frutos com casca negra pequena que crescem no tronco e ramos da árvore. 

Não é difícil identificar a espécie de jabuticabeira, pois como a espécie frutifica fartamente, eles cobrem o tronco de frutos, os galhos e até as raízes descobertas. Na fitografia do pé de jabuticaba (subdivisão da botânica), apesar de não ter uma confirmação exata, acredita-se que existem cerca de nove espécies de jabuticabeira.

Dentre as mais conhecidas estão: 

Jabuticaba Sabará (Plinia trunciflora)

A Jabuticaba Sabará talvez seja a versão mais conhecida, inclusive por ser a mais intensamente plantada. Possui um crescimento médio, bastante produtivo, com frutos pequenos e muito saborosos. Sua maturação é precoce.

Jabuticaba Paulista (Plinia cauliflora)

Comparada à Sabará, a jabuticaba paulista é de maior porte, com uma grande produção de frutos grandes e coriáceos. Outra diferença é que a sua maturação é um tanto tardia.

Jabuticaba Rajada (Myrciaria cauliflora)

Semelhante em crescimento e produção das versões anteriores, a diferença dos frutos do pé de jabuticaba rajada são os seus frutos com a casca verde bronzeada. Maturação mediana.

Jabuticabeira Branca (Plinia phitrantha)

De porte médio, o seu fruto atende à demanda da espécie e é bastante delicioso. Sua casca é verde-clara. Uma curiosidade é que a jabuticaba branca nunca muda de cor, mesmo quando está totalmente madura.

Jabuticabeira Ponhema (Myrciaria jaboticaba)

Com um nível de produção extraordinário, a versão Ponhema é uma árvore de grande porte e seu fruto é grande com pele coriácea (que tem o aspecto ou a dureza de couro). O  consumo só é indicado quando o fruto está bem maduro. Essa é a variedade mais utilizada na fabricação de produtos como geléias, doces e licores.

Florescimento

Em setembro começa a temporada de florescimento da frutinha no pé e vai até dezembro – a partir do sexto ano de plantio. Então, do Pará até o Rio Grande do Sul, a jabuticabeira produz frutas que podem chegar a medir 4cm de diâmetro.

Fruto 

tipos de jabuticaba
Caracterizada pela sua tonalidade roxa mais escura, a jabuticaba tem um sabor doce inconfundível.

Com formato que se assemelha à uva, o fruto da jabuticaba apresenta um formato arredondado e pequeno, casca negra (roxo escura), envolvendo 1 a 4 sementes e uma polpa branca. Também é possível encontrar jabuticabas com nas cores vermelha, quase preta, com listras roxas ou vermelhas.

Com um sabor agridoce e agradável, o fruto é muito apreciado para consumo natural, como também na produção de diversos produtos, como: 

  • vinhos;
  • sucos;
  • geleias;
  • licores;
  • vinagres; 
  • entre outros.

Informação nutricional de jabuticaba

A polpa de jabuticaba contém uma poderosa quantidade de nutrientes, sendo uma fonte de ferro, carboidratos e vitamina C e do complexo B, como a B2 e B3. 

Jabuticaba para fins medicinais

Além do seu uso culinário, a fruta também destaca-se nas indústrias farmacêuticas por suas características organolépticas (propriedades alimentares que estimulam os órgãos sensoriais humanos) e alto teor de antioxidantes. Então, por conter propriedades medicinais, a jabuticaba pode ser indicada para:

  • o tratamento de asma;
  • fortalecer o sistema imunológica;
  • prevenir lesão muscular;
  • regular a pressão alta;
  • diminuir o colesterol “ruim”;
  • ajudar a controlar a diabete;
  • entre outros. 

A jabuticaba é ótima para a saúde, mas antes de consumi-la com objetivos medicinais converse com o seu médico para validar os  benefícios de acordo com a sua necessidade.

Pé de Jabuticabeira – Ficha Técnica

Nome Científico: Myrciaria cauliflora.
Nomes populares: Jabuticaba, jabuticaba-tuba, jabuticaba-de-cabinho, jabuticaba-açu e jabuticaba-sabará.
Família: Myrtaceae.
Origem: Brasil.
Ocorrência Natural: Nativa do Brasil (Mata Atlântica), principalmente da mata pluvial e das sub-matas de altitude.

Qual é o melhor lugar para plantar pé de jabuticaba?

jabuticabeira
A jabuticabeira é de origem brasileira, uma árvore de porte médio, que pode chegar até nove metros de altura.

No Brasil, a produção comercial de jabuticaba ocorre em determinadas regiões, isso porque é uma planta indicada para pomares domésticos, que precisa de uma pesquisa básica de cuidados e tecnológica adequada.

Porém, se você quer plantar o pé de jabuticaba em casa, vale destacar que essa planta pode ser cultivada em vasos. A seguir, confira algumas informações valiosas e necessárias para o plantio correto da jabuticabeira.

Pé de jabuticaba: como plantar e cuidar

Para o plantio do pé de jabuticaba em vaso alguns cuidados são fundamentais para receber estas frutinhas pretas e doces. Confira!

tipos de jabuticaba
As árvores de jabuticaba podem demorar de 10 a 15 anos para produzir as primeiras jabuticabas.

Solo

A jabuticabeira tem preferência por solo profundo, úmido, fértil e rico em matéria orgânica.  O pH do solo deve ficar entre 6,5 e 7,0, especialmente nas árvores jovens. Então, a adubação e fertilização deve ser feita com esterco ou soluções orgânicas, sendo recomendada a frequência em intervalos de seis meses.

Rega

Como é uma planta que exige um cronograma completo de água, o mais indicado é regar todos os dias. Mas, é fundamental ter alguns cuidados nessa etapa. Por exemplo, é preciso ter um sistema de drenagem, por isso um gotejador diário é uma boa solução para garantir boa frutificação ou até um furo no fundo do vaso com 2cm de diâmetro. Afinal, o excesso de umidade pode favorecer o aparecimento de pragas. 

Condições climáticas

O crescimento do pé de jabuticaba é lento, portanto o plantio deve ser feito na época das chuvas, por sementes e enxertia. Mas, não é só isso. A luminosidade também é importante,  ou seja, o  cultivo deve ser realizado em lugares com bastante luz natural ou pelo menos, à meia-sombra.

É uma árvore que suporta altas temperaturas e se desenvolve melhor no clima tropical ou subtropical. Em contrapartida, períodos extensos em seca, temperaturas baixas ou geadas são fatores que podem prejudicar o desenvolvimento da jabuticabeira.

Plantar a semente ou muda

muda de jabuticaba
 Na fitografia do pé de jabuticaba, acredita-se que existem cerca de nove espécies de jabuticabeira.

Você sabia que as árvores de jabuticaba podem demorar de 10 a 15 anos para produzir as primeiras jabuticabas? Sim, ainda mais se for plantada por sua semente. Por esse motivo é recomendado o plantio da muda.

Para fazer uma muda de jabuticabeira, prefira galhos onde já exista a madeira para fazer um anel na planta. Depois, é necessário colocar um curativo na árvore e adicioná-la no novo recipiente. 

Poda

A poda deve ser realizada no inverno, uma vez ao ano. O mais indicado é que seja antes do período de florescimento da planta e o corte não deve ultrapassar 30% da copa da árvore. Para as plantas mais antigas, o processo é um pouco diferente com foco na limpeza. Em outras palavras, é preciso retirar os galhos secos para a jabuticabeira receber mais luz e ventilação.

Colheita

Como a jabuticabeira costuma demorar para dar os primeiros frutos, é preciso controlar a sua ansiedade, já que a primeira colheita tende a levar alguns anos. Mas, a boa notícia é que quando começa não para mais. Quanto mais velha, melhor e mais produtiva.

jabuticabeira em vaso

Agora você conhece mais sobre o pé de jabuticabeira, características, frutos, benefícios e como plantar jabuticaba em vaso. Lembre-se de usar produtos e equipamentos próprios de jardinagem para ser recompensado e desfrutar de todas as qualidade que a fruta pode proporcionar. Bom trabalho e até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. André Luiz Mendes Dutra disse:

    Ótimas dicas sobre jabutica

  2. José Mardônio dias dos santos disse:

    Foi importante as informacoes sobre os pés de jabuticaba

Deixe o seu comentário