Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Picada de aranha em gato: e agora?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
picada de aranha em gato

As aranhas são um dos animais mais temidos pela maioria das pessoas. Com algumas espécies peçonhentas, é realmente importante tomar cuidado, principalmente com os nossos pets. Pois é, muitas vezes não nos passa pela cabeça que o nosso gato, por exemplo, pode ser picado. Mas ele pode sim. Então, se você mora em um local com muitos aracnídeos, é preciso ficar atento à picada de aranha em gato.

Como saber se o gato foi picado por uma aranha?

A picada de aranha em gato pode causar muita dor ao pet, além de coceira, vermelhidão e inchaço na pele. É possível também que o machucado venha a sangrar, mas não é regra. Sendo assim, o primeiro sintoma aparente de uma picada está na pele. Por isso, se o gato estiver se coçando ou se lambendo muito, ou aparentando estar com dor, é necessário dar uma olhada no que pode ser.

Agora, é importante ficar muito atento aos sinais que vamos listar a seguir, porque, caso o felino venha a apresentá-los, você precisa levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Os sintomas mais graves provocados por uma picada de animais peçonhentos são: fraqueza, dificuldade para andar, dificuldade para respirar, coceira, vômitos, diarreia, tremedeira e dor excessiva.

Vale ressaltar que nem todas as aranhas são iguais, logo, nem todas as toxinas agem da mesma forma. O veneno da aranha marrom, por exemplo, tem propriedades necrosantes, capaz de causar a perda de tecido em grandes áreas de quem for picado. E a caranguejeira, além de causar muita dor, também pode provocar urticárias.

O que fazer se o gato foi picado por aranha?

Picada de aranha em gato: e agora?

Antes de qualquer coisa, nunca tente remover o veneno perfurando ou cortando a pele do seu gato, afinal, isso poderia trazer muitas outras complicações. Em primeiro lugar, tente imobilizar o seu pet! Quanto mais ele se mexer, mais rapidamente a toxina irá se espalhar pela corrente sanguínea, e com mais velocidade irá afetar o coração ou o sistema nervoso. Sendo assim, a melhor atitude é restringir os movimentos do gato para que ele não consiga andar ou correr.

Depois, leve o felino para o veterinário imediatamente! Tente explicar com bastante detalhes o que aconteceu e os sintomas que o gato está apresentando. Inclusive, será de muita ajuda caso você consiga dar o máximo de informações quanto à aranha que picou o seu pet. Cor, tamanho, espécie, se tinha manchas ou não – qualquer detalhe é de extrema importância para que o veterinário saiba qual medicamento e soro aplicar.

As chances de o gato sobreviver após uma picada de aranha é grande, mas é preciso que ele receba o tratamento veterinário de forma imediata. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de o pet se recuperar sem consequências mais graves.

Como evitar a picada de aranha em gato?

A melhor forma de evitar que o seu bichinho seja picado é, obviamente, evitando a proliferação das aranhas dentro da sua casa. Sendo assim, revise constantemente todos os móveis e cantos da sua casa. A limpeza é sempre fundamental, porque algumas aranhas procuram se abrigar em armários, batentes de porta, frestas de janelas, atrás de quadros, entre livros, entre outros objetos que não são movidos com frequência. 

Caso a quantidade de aranhas que habitam a sua casa tenha saído do controle, é possível optar por contratar uma empresa especialista em dedetização. Esses profissionais saberão a melhor forma de eliminar esses aracnídeos sem que o veneno intoxique os seus pets ou a sua família!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Joaquim David Diniz disse:

    Aranhas São super venenosas, não existe aranhas sem veneno, uma picada delas pode até matar, e causa grandes feridas que pode não terem cura

  2. Joaquim David Diniz disse:

    Aquelas bolinhas brancas cheia de ovos das aranhas São extremamente tóxicas, batata um leve contato com a nossa pele para causar uma área irritada cheia de calombos e muita coceira, já tive está experiência indesejada e por isso afirmo que é horrível, tenha cuidado com ninhos das aranhas ou seja os ovos,

Deixe o seu comentário