Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Picada de marimbondo em cachorro: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Picada de marimbondo em cachorro: o que fazer?

Cachorros são seres ativos e exploradores e estão constantemente em busca de novidades. Mas toda essa curiosidade, às vezes, pode colocá-los em algumas situações não tão agradáveis. Acontece com frequência de cães sofrerem com picadas de inseto. Isso porque, ao verem algum bichinho voando, os cachorros têm a tendência a querer investigar o que é, encostando com o focinho. E aí, já viu, né? Por isso, vamos explicar o que fazer em casos de picada de marimbondo em cachorro.

A picada de marimbondo em cachorro é perigosa?

A picada de marimbondo em cães é uma das mais recorrentes, mas isso não significa que a situação não exija diversos cuidados e observações nas primeiras horas. É de extrema importância se manter alerta em relação aos sinais ou atitudes que o cãozinho possa vir a apresentar. 

Tirando a terrível dor, a picada de marimbondo, em si, não apresenta muitos riscos ao seu cachorro. Mas o problema, na verdade, é que muitos cães são sensíveis e podem começar a sofrer de uma reação alérgica, que, se não for tratada imediatamente, pode se agravar para um quadro de choque anafilático. Então, sim, a picada de marimbondo em cachorro é perigosa. Por isso, é de suma importância que você observe qualquer sintoma em seu cão. 

Quais são os sintomas que o cachorro pode apresentar?

O local em que ele foi picado irá apresentar vermelhidão e inchaço. Além disso, o seu pet ficará lambendo a região na tentativa de aliviar a dor e a coceira. É importante verificar se o ferrão do marimbondo ainda está encravado na pele do seu pet. Caso esteja, o mais recomendado é que você peça para um veterinário remover. Isso porque, caso a remoção seja feita de forma incorreta, metade do ferrão vai ficar preso, e, além de espalhar mais a toxina, o local irá inflamar bastante.

Agora, caso o seu cão esteja sofrendo de uma reação alérgica mais grave, os sintomas apresentados serão diarreia, pressão baixa, vômito, cansaço, letargia e dificuldade de respirar, por causa da garganta, que pode estar fechando. Nesses casos, um veterinário deve ser contatado imediatamente. Não tente medicar o seu cão por conta própria. Apenas um veterinário será capaz de prescrever a medicação correta, de acordo com o diagnóstico específico do seu pet.

Como posso tratar a picada de marimbondo?

picada de marimbondo em cachorro

Antes de mais nada, acalme o seu cachorro de forma delicada e com muito carinho. Por causa do susto e da dor, é muito provável que ele esteja assustado. Então, antes de mexer no local da picada, tente deixar o seu cãozinho menos aflito.

Em seguida, é recomendado lavar o local com água e sabão neutro, para evitar que microrganismos entrem pela picada, porque isso pode agravar a inflamação da pele. Uma outra dica muito bacana é aplicar uma compressa gelada no local em que o seu pet foi picado. É indicado deixar a compressa ali entre 5 e 10 minutos e repetir o procedimento várias vezes durante o dia. Assim, com certeza o inchaço e a dor do seu cãozinho vão passar aos poucos.

E lembre-se: qualquer sintoma ou sinal de que o seu cachorro possa estar sofrendo de uma reação alérgica, corra para o veterinário!  O mais recomendado é levá-lo de imediato ao profissional assim que você perceber que ele foi picado por um inseto, antes mesmo de surgir qualquer sintoma. Quanto mais o rápido o tratamento for aplicado, melhor para o seu amiguinho.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário