Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra porque os gatos se lambem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Porque os gatos se lambem

Se você não sabe o porque os gatos se lambem e fica curioso com o comportamento que é rotineiro, não pode perder este artigo. Vamos começar com uma dica? É um comportamento instintivo e ancestral!

Quer descobrir porque os gatos se lambem? Continue a leitura!

Por que os gatos se lambem?

Os felinos têm uma verdadeira rotina de higiene. Lambe a patinha, passa na cabeça, lambe o dorso, lambe a outra pata… e eles podem ficar nesse processo por horas!

Os felinos carregam muitos comportamentos de quando não eram domesticados: cobrir a urina e as fezes com areia, beber água corrente, caçar, arranhar, entre tantos outros. O famoso “banho de gato” é mais um desses comportamentos instintivos. Por isso saber porque gatos se lambem é tão importante.

Na natureza, eles se lambiam após às refeições para tirar o cheiro e espantar predadores. A prática também era feita para que eles passassem mais desapercebidos pela mata. Outro motivo do porque os gatos se lambem é a característica higiênica da espécie.

Esse é um hábito comum e saudável, mas é preciso ficar atento.

Descubra porque os gatos lambem e depois mordem

No caso de gato que se lambe muito ou então se morde, o comportamento não é tão normal assim. Esse hábito pode esconder uma doença!

Uma das mais comuns é a infestação de pulgas. Nesse caso, além das lambidas e mordidas, o animal também se coça. Para descobrir, basta procurar os parasitas no animal e as fezes que eles deixam. É pulga? Aplique um antipulgas para gatos e acabe de vez com o problema. Mesmo animais que não saem de casa devem estar sempre com o antiparasitário em dia!

O hábito de se lamber em excesso também pode significar uma alergia ou dermatite. Os motivos são variados e vão desde alergia alimentar, até algo mais grave. Por isso, não hesite em levar o seu pet ao veterinário. Apenas um profissional pode avaliar e diagnosticar o seu gato corretamente.

A lambedura excessiva também pode ser sinal de problemas comportamentais. Alguns animais se lambem porque estão querendo chamar a atenção dos tutores ou estão entediados.

Se essa for a conclusão do seu veterinário para o porque o seu gato se lambe, confira as dicas que preparamos.

Gatificação

Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos de alta qualidade para o enriquecimento ambiental do seu pet.

Gatos entediados podem desenvolver o hábito da lambedura excessiva simplesmente para se distraírem. Esse comportamento é ruim para o pet, mas é muito fácil de ser resolvido com a gatificação.

Essa prática de nome engraçado consiste em enriquecer o ambiente para que o gato seja mais saudável e feliz. Dessa forma, ele terá uma rotina mais produtiva e não ficará entediado.

Um dos itens mais comuns da gatificação é a verticalização do ambiente com o uso de prateleiras específicas para gatos e torres. Além disso, tenha pelo menos um arranhador na casa e muitos brinquedos.

Até a caixa de areia adequada e a fonte de água são elementos que podem colaborar para a gatificação do ambiente. Converse com seu médico veterinário de confiança para saber o porque os gatos se lambem e aproveite para pedir indicações de métodos de deixar a sua casa, mais amigável para o seu gatinho.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário