Quando for construir ou reformar a área molhada da casa, é preciso saber qual o melhor piso para colocar em volta da piscina, e não é só para deixar a casa bonita. Além da estética, essa escolha é especialmente importante por dois motivos: conforto e segurança.
A área em torno da piscina deve estar bem projetada para evitar acidentes e manter o ambiente limpo. Para isso, além de garantir que um caimento bem feito, é preciso acertar no material que vai revestir o chão.
Afinal, curtir um dia de piscina é muito mais do que ficar o dia inteiro na água. Quem não gosta de ficar estirado ao sol ou batendo um papo com a família e os amigos na área externa da piscina? Mas, para aproveitar bem esse espaço, ele deve ser confortável e seguro.
Como saber qual o melhor piso para colocar em volta da piscina
Existem duas regras básicas na hora de escolher os pisos da área da piscina: eles devem ser atérmicos e antiderrapantes. E os motivos são bem óbvios. Devem ser atérmicos porque ninguém quer ficar queimando o pé em um piso que absorve todo o calor do sol, não é? Além disso, eles devem ser antiderrapantes para não correr o risco de alguém escorregar e sofrer um acidente sério.
Com esses dois critérios, já dá para procurar qual o melhor piso para colocar em volta da piscina nas lojas de construção. Geralmente, eles podem ser feitos dos seguintes materiais:
- Porcelanato;
- Pedra;
- Madeira;
- Mármore;
- Cerâmica;
- Cimento;
- Fulget.
Características dos tipos de piso
Porém, como tudo na vida, cada uma dessas opções apresenta vantagens e desvantagens. Nesse caso, é preciso pesar a relação de custo e benefício. O ideal é escolher o piso para colocar em volta da piscina que permita uma fácil manutenção e evite dores de cabeça futuras. No entanto, o orçamento pode ficar um pouco mais salgado.
É o caso dos pisos de pedra. Fáceis de limpar e trocar, além de excelentes isolantes térmicos e antiderrapantes, os pisos de pedra são ótimos para o revestimento da área externa da piscina, mas têm um custo mais elevado. As pedras mais indicadas para esse tipo de revestimento são as de tipo São Tomé, Goiás e Miracema.
Se o material do piso ao redor da piscina não for naturalmente antiderrapante, é preciso que as peças passem por um acabamento. Por isso, se for escolher por pisos de granito, mármore ou porcelanato, lembre-se de garantir o tratamento no revestimento para que a área não fique escorregadia.
Os pisos de madeira são muito elegantes e podem formar lindos deques ao redor da área. É um excelente isolante térmico, e quando bem preparado, é um ótimo antiderrapante. Entretanto, eles exigem uma manutenção mais cuidadosa para evitar o apodrecimento do material.
Em resumo: não tem muito mistério. Você quer uma área onde possa relaxar sem se queimar e onde possa circular sem cair e se machucar. Assim, seguindo esses dois critérios, fica mais fácil escolher qual o melhor piso para colocar em volta da piscina. Opção não vai faltar.