Como decidir quantas vezes um cachorro deve comer por dia?

Por Cobasi

Compartilhar:
quantas vezes um cachorro deve comer por dia

A alimentação dos pets é assunto importante, por isso entender quantas vezes um cachorro deve comer por dia faz parte dos aprendizados de qualquer tutor. Raça, porte do animal, fase da vida e até rotina são pontos a avaliar, por exemplo. Além disso, a composição da ração faz a diferença na saúde do pet.

Descubra mais sobre alimentação canina e veja dicas de como manter seu amigo saudável e longe da obesidade.

Quantas vezes um cachorro deve comer por dia?

É provável que você já se deparou com as tabelas de nutrição no verso das embalagens de ração. E sim, esta é uma ótima primeira visão de quantas vezes um cachorro deve comer por dia. Ou melhor, qual a gramatura ideal para o animal consumir diariamente.

Porém, a recomendação é conversar com um médico veterinário. Isso porque seu animal possui características únicas, incluindo seu nível de atividade física e atributos da raça, caso ele não seja SRD.

Na fase adulta, o senso comum indica que os cachorros recebem alimentação de manhã e de noite. Contudo, depende. Isso quer dizer que você precisa observar o comportamento do seu bichinho. Dessa forma, será mais fácil descobrir se é melhor oferecer a porção completa de manhã ou fracionar em duas refeições. 

O principal é sempre ter em mente a quantidade, pois o objetivo é manter a dieta balanceada e equilibrada.

Qual o melhor horário para dar comida aos cachorros?

De certa forma, ao decidir quantas vezes por dia o cachorro deve comer, o ideal é entender a rotina do animal, assim você vai adequando os horários. Entretanto, uma vez que tomar a decisão, tente seguir o cronograma, pois os cães não gostam de rotinas imprevisíveis.

Por fim, se for viajar com o pet, não tem problema adaptar. Afinal, não é bom oferecer comida antes de uma viagem de carro. Sempre coloque pelo menos 2 horas de prazo do horário de partida. O movimento do veículo pode causar ânsia no bichinho.

Quantas vezes um cachorro deve comer por dia quando é filhote?

Os pequenos estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Isso quer dizer que precisam de mais comida e ao menos quatro vezes ao dia. A partir dos seis meses, você já pode trabalhar com duas porções, fracionando a quantidade diária.

A composição da ração é crucial nesta fase da vida. Sendo assim, dê preferência para alimentos Super Premium, pois são desenvolvidos com ingredientes de qualidade, não possuem corantes nem aromatizantes artificiais. 

O cachorro come quantas vezes ao dia quando é idoso?

quantas vezes um cachorro deve comer por dia sendo idoso

Assim como acontecem alterações na fase filhote para adulta, ao chegar na melhor idade, os cães precisam da mesma atenção em relação a alimentação. Um cachorro é sênior a partir dos 7 anos, enquanto aqueles de porte grande iniciam a velhice aos 5 anos.

Por conta das mudanças no metabolismo do pet, assim como envelhecimento do corpo e órgãos no geral, a melhor dieta é aquela que contempla ração específica para cães sênior. Isso porque cachorros mais velhos precisam de uma refeição menos calórica. No mais, se o bichinho desenvolver problemas de saúde, talvez seja preciso ração medicamentosa.

Independente do cenário, a presença do veterinário é mais do que essencial para descobrir quantas vezes ao dia o cachorro deve comer nessa fase.

Meu cachorro só quer comer uma vez por dia

É normal se preocupar com quantas vezes ao dia devo alimentar meu cachorro. Ainda mais em situações em que o pet acaba comendo pouco. A melhor atitude seria conversar com o veterinário responsável pela saúde do seu amigo antes de tomar uma decisão. Afinal, talvez não tenha problema em se alimentar apenas uma vez se ingerir a quantidade suficiente de comida.

Além disso, é bacana oferecer petiscos ao longo do dia, seu cachorro com certeza vai adorar. Aqui o segredo é não exagerar e sempre diminuir um pouco da ração diária se for incluir guloseimas

Viu só como o cenário muda bastante de acordo com o seu pet? Por isso, na hora de definir quantas vezes o cachorro deve comer por dia, leve em conta cada ponto sobre ele e sua rotina. No caso de dúvidas, é importante consultar um veterinário para não colocar a saúde e nutrição do bichinho em risco.

Aproveite o final da leitura para aprender mais sobre o universo pet no blog da Cobasi:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário