Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Queimadura na pata do cachorro: como cuidar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

queimadura na pata do cachorro cão triste com as patas apoiadas

Apesar de essa ser uma região resistente, vez ou outra o calor excessivo pode causar queimadura na pata do cachorro. Os coxins, como são chamadas as almofadinhas na base das patas, são grossos e fortes. No entanto, altas temperaturas são capazes de danificar a estrutura e trazer prejuízos aos seus melhores amigos.

Além disso, as queimaduras na pata do cachorro são difíceis de tratar e afetam a qualidade de vida dos pets. Sendo assim, para evitar problemas, confira como detectar e cuidar de cães com a pata queimada de sol!

Altas temperaturas causam queimadura na pata do cachorro

Seja no verão ou em outras épocas do ano, sair para passear com seu cachorro durante os períodos mais quentes do dia pode causar queimaduras nas patinhas do pet. Isso acontece porque o asfalto retém o calor com muita facilidade.

Para se ter uma noção, segundo dados do Instituto Santo Pet, nos dias em que a temperatura está em 25 °C, o asfalto estará com cerca de 52 °C. Em torno desse valor, as queimaduras acontecem em apenas 60 segundos. Então imagine pisar descalço num chão com essa temperatura! Nada agradável, não é?!

Até mesmo as almofadas da pata do cachorro, grossas e resistentes, correm o risco de queimar em contato com o asfalto muito quente.

A questão é que as queimaduras infeccionam com facilidade. Portanto, é muito importante estar atento aos sinais clínicos para tomar providências o mais rápido possível. Caso contrário, o problema pode piorar e dificultar a cicatrização da região – que já é mais demorada naturalmente.

Como saber se meu cachorro queimou a pata: sinais clínicos

Mas como saber se meu cachorro queimou a pata? Para identificar o problema, fique atento aos seguintes sinais:

  • bolhas;
  • sangramento;
  • descolamento da pele;
  • manqueira.

Além disso, o cachorro não deixa o tutor tocar em suas patas, evita colocá-las no chão e lambe a região com frequência.

Se notar qualquer um desses sintomas, leve seu bichinho de estimação ao veterinário imediatamente.

Como cuidar da queimadura nas patas do cachorro?

Antes mesmo de levar o seu animal ao médico, é possível tomar providências em casa para evitar complicações.

  1. Primeiramente, coloque as patas do pet em água gelada. Mantenha-as mergulhadas em uma vasilha, ou enroladas em uma toalha gelada, durante cinco a 10 minutos.
  2. Em seguida, lave com água e sabão antisséptico para cães.
  3. Aplique pomada antibiótica nos coxins.
  4. Cubra a pata do cachorro com gaze, para proteger a região contra sujeiras.

Após seguir todos esses passos, vá ao médico. Em casos graves, medicamentos como analgésicos e antibióticos serão recomendados pelo profissional.

Atenção à temperatura do asfalto!

queimadura na pata do cachorro cão passeando com coleira sentado no asfalto

A melhor maneira de prevenir a queimadura na pata do cachorro é evitando passeios nos horários mais quentes do dia. Portanto, saia com seu pet apenas antes das 8h ou depois das 20h, períodos em que a temperatura é tolerável. 

De todo modo, o próprio tutor pode verificar se o asfalto está muito quente ou não. Para isso, encoste as costas da mão na calçada. Se conseguir mantê-la ali durante cinco segundos, o passeio está liberado!

Como prevenir problemas nos coxins

Se você testou e passear não será um problema, temos mais dicas para evitar qualquer problema nos coxins do seu cachorro.

Durante o passeio, umedeça as patinhas com frequência. Leve uma garrafa extra para essa função.

Tutores e cães que moram em apartamentos e casas com o piso liso devem começar aos poucos, pois os coxins desses pets são mais sensíveis e finos. Então, passeie com cautela, nos horários mais amenos do dia.

Ao chegar em casa, higienize as patas do cão com lencinhos umedecidos e passe hidratante nos coxins, para evitar o ressecamento da região. Esses cuidados farão que o cachorro desenvolva uma pele mais grossa e resistente às temperaturas altas.

Com as nossas dicas, você mantém o bem-estar do seu bichinho e garante passeios ainda mais divertidos e seguros!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Cleuza de Araújo valente veis disse:

    Meu cachorro é um pitibu,está com as quatro patas em carne viva,já tem mais ou menos 3 anos já chegou ficar internado mas não Sara,não sei nais o que faser

  2. Rosana disse:

    Meu pet pisou em soda líquida e feriu as patinhas da frente,estou higienizando e passando pomada de prata porém está infeccionando o que fazer?

    • Cobasi disse:

      Oi Rosana, como vai? Em casos de acidentes graves, leve o seu pet ao medico veterinário.
      Mas os cuidados podem começar antes como, colocar as patas do pet em água gelada, manter elas mergulhadas em uma vasilha, ou enroladas em uma toalha gelada, durante cinco a 10 minutos, lave com água e sabão antisséptico para cães, aplique pomada antibiótica nos coxins e cubra a pata do cachorro com gaze, para proteger a região contra sujeiras.

  3. isabelly vitoria disse:

    oii, meu pet saiu hoje na rua e voltou mancando,creio que seja pq ele queimou as patinhas no asfalto, o que devo fazer agr?

    • Cobasi disse:

      isabelly, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos ao seu pet.

Deixe o seu comentário