Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ferida na pata de cachorro: o que pode causar esse problema?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ferida na pata do cachorro

Encontrar uma ferida na pata do cachorro pode ser mais comum do que imaginamos e pode ter diversas causas. Este problema merece atenção, especialmente porque os machucados podem deixar o pet exposto a bactérias causadoras de problemas secundários.

O machucado na pata do cachorro é um problema muito comum nas clínicas veterinárias, e eles podem indicar algum problema de saúde ou até mesmo picadas de inseto ou queimaduras durante os passeios. 

Então continue lendo para saber mais sobre cachorro com a pata machucada e veja dicas para evitar o problema. 

O que será uma ferida na pata de cachorro?

Apesar de não parecer, a almofadinha das patas do cachorro pode ser bem sensível. Por isso, a pata de cachorro machucada pode ter diversas razões e podem ser mais frequentes do que os tutores pensam. 

Por isso, separamos alguns problemas comuns que podem causar feridas nas patinhas do seu pet para te ajudar a identificar o problema. Confira!

Reação alérgica

As reações alérgicas em cães podem apresentar diversos sintomas, como a queda dos pelos, o surgimento de coceira excessiva, pequenas erupções na pele e até ferida entre os dedos da pata do cachorro. 

Essas reações podem acontecer especialmente quando o animal é sensível à composição de medicamentos ou alimentos. Portanto, é fundamental estar sempre atento aos sintomas que o pet demonstra, e em caso de reações, é importante levá-lo ao veterinário.

Outra coisa que pode causar reação alérgica em cachorro é o uso de determinados produtos de limpeza e a alergia a picadas de insetos, sejam eles pulgas, carrapatos, formigas ou abelhas. 

Nesse caso, na hora da faxina, procure usar um desinfetante específico para animais e não se esqueça de usar um repelente de insetos no seu cachorro. Além de evitar problemas de alergias e picadas, os inseticidas para cachorro evitam que o animal contraia doenças transmitidas por esses parasitas. 

Além disso, em casos de sensibilidade aos ingredientes da ração, opte pelas rações hipoalergênicas

Dermatite

Notar um machucado na almofada da pata do cachorro também pode ser sinal de alguma dermatite. Essa doença pode ser causada em conjunto com uma reação alérgica, devido ao uso de algum medicamento ou à alimentação. 

Mas as dermatites também podem ser causadas pelo excesso de lambeduras, patas úmidas após o banho ou até pela genética do pet, como é o caso dos Pugs. 

As dermatites costumam causar coceira, o que faz com que o animal continue lambendo a região, evitando que ocorra a cicatrização completa. Além disso, ela pode causar bolinhas nas patas e sangramentos. 

Portanto, ao notar algum problema na pata do pet, leve-o ao veterinário para o diagnóstico correto da doença. 

Queimaduras

Não é segredo que as patas dos cães são extremamente sensíveis, por isso é fundamental tomar cuidado com eles durante os passeios. 

Nas épocas de verão, quando o sol fica ainda mais quente, é importante tomar cuidado na hora de passear com o cachorro. Uma das principais dicas de cuidado com as patas nessa época é evitar sair com o pet nos horários de sol quente. 

Além disso, é fundamental evitar o contato da pata do pet com o solo quente. Para isso, faça o teste do sapato: tire o calçado e coloque o pé no chão. Se você aguentar andar, tudo bem sair para o passeio; caso contrário, evite. 

Além dessas doenças, os cães também podem apresentar problemas nas patas causados por:

  • traumas;
  • doenças sistêmicas;
  • abcesso;
  • necrose;
  • miíase (bicheira).

Por isso, esteja sempre atento aos sinais de problemas e busque ajuda caso necessário. 

Quais sintomas o cachorro apresenta em casos de ferida na pata?

ferida na pata de cachorro

A ferida na pata do cachorro pode ser um problema bastante desagradável, afinal, são as patas que sustentam todo o peso corporal do pet, e qualquer sinal de problema pode interferir na movimentação do animal.

Abaixo, confira alguns indicativos de que o animal pode estar com algum problema na região das patas.

  • Cachorro mancando;
  • sem muita vontade de se movimentar;
  • sangramento quando o cachorro anda;
  • lambeduras excessivas;
  • mordidas nas patas por longo período.

Ao notar algum desses sintomas, tente olhar as patas do animal para saber se há vestígios de machucados ou corpo estranho.

Procure ajuda de um veterinário o mais rápido possível para diagnosticar o problema e fazer o tratamento adequado. 

Alguns cuidados com as patas dos cachorros

Assim como nós, os animais de estimação precisam de alguns cuidados com as patinhas. Por isso, selecionamos uma lista de cuidados para pôr em prática desde já!

Use hidratante para as patas

Pode até soar engraçado, mas as patinhas dos nossos pets podem ressecar e rachar, por isso é fundamental que elas sejam hidratadas com frequência. Para isso, basta usar um hidratante para patas de cachorro

Cuidado na hora de passear

Como já indicamos neste post, evite passear com o cachorrinho durante as horas mais quentes do dia.

Outro cuidado fundamental é evitar locais sujos ou com resíduos de construção, entulhos e lixo. Afinal, nunca se sabe quando o cachorro pode se cortar em uma lasca de vidro ou pedra. 

Use sapatinhos

Os sapatinhos para cachorro são muito engraçadinhos e deixam o pet muito fofo! Além disso, são uma ótima dica para evitar que o cão se machuque durante o passeio na rua, sem contar que também evitam que o pet entre em contato com a sujeira. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Jaqueline Salles disse:

    Bom dia. Minha cadela tem 12 anos e tem câncer nas mamas. Agora está saindo buraco em cima e embaixo das patas. Sai sangue e tem mal cheiro. O que devo fazer? Não tenho como levar no veterinário. Estou desempregada.

  2. Geraldo Onofre de oliveira disse:

    Meu cachorro tá com as patinhas feridas .qual remédio posso usar .e como tratar das feridas na patinha

Deixe o seu comentário