Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pata de cachorro: quais cuidados devemos ter? Saiba mais!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pata de cachorro

Monitorar o comportamento e a saúde dos pets faz parte da rotina dos tutores, não é mesmo? Ter um olhar cuidadoso é importante para notar sinais de doenças e infecções, por exemplo. Por isso, lembre-se sempre de checar o corpo inteiro, principalmente a região da pata de cachorro, que é uma região pouco examinada e o nosso tema de hoje. 

Como cuidar das patas do seu cão?

Você já notou o seu cachorro mancando ou mordendo a pata? Uma simples checada de prevenção nas suas patinhas pode ser fundamental para evitar uma série de problemas que podem incomodar o seu pet. Os tutores devem observar com frequência se a pata do pet não está machucada ou ressecada. 

Então, para te ajudar a entender mais sobre como cuidar das patas do cachorro, confira o passo a passo com algumas etapas importantes nesse processo. Confira!

Pata de cachorro: manter a higienização em dia

pata de cachorro

As patinhas de cachorro devem ser limpas com certa frequência, evitando assim o acúmulo de sujeiras e possíveis doenças. Para higienizá-los você pode usar:

  • limpa-patas; 
  • lenço umedecido;
  • antisséptico para pets;
  • shampoo específico para cachorros.

Corte as unhas da pata de cachorro

Especialistas recomendam pelo menos uma vez por semana cortar as unhas do seu pet (ou no máximo a cada 15 dias). Esse hábito evita que as unhas encravem ou machuquem. Além disso, as unhas curtas e aparadas facilitam o caminhar do seu bichinho.

Para os tutores que não estão adaptados para essa ação, o recomendado é levar o seu amigo ao pet shop, para que um especialista corte as unhas.

Mas caso você queira fazer isso em casa, converse com o seu médico-veterinário, ele poderá indicar o cortador de unhas específico para o tamanho do seu animal, como também o modo de fazer. 

Fazer a tosa da pata

Como identificar feridas na pata de cachorro?
Se o seu cachorro está lambendo muito a pata ou até mordendo, pode ser um sinal que algo está errado.

Outro hábito que garante patas saudáveis é tosar os pelos que ficam na região das patinhas. Dessa forma, é possível evitar a presença de bactérias e parasitas nas patas. 

Manter as patinhas hidratadas

Ao analisar as patas do seu pet e notar partes ressecadas e com rachaduras, procure um médico-veterinário, ele vai avaliar a situação e indicar um hidratante específico para o seu cão. Não utilize hidratantes de seres humanos, pois poderá conter substâncias nocivas para os animais.

Evitar passeios no chão quente

No verão, uma dica que deve ser adotada pelos tutores é evitar passeios no chão quente, pois isso pode causar queimaduras e machucados graves nas patinhas. Prefira passeios antes das 10h e depois das 16h.

Antes de sair para passear, faça um breve teste, veja se o chão está muito quente. Encoste a sua mão ou o seu pé, caso você consiga aguentar a temperatura por um tempo, o passeio está liberado.

Pata de cachorro: curiosidades e cuidados
Para evitar problemas maiores nas patas de cachorro é recomendável olhar recorrentemente a região.

Além disso, você pode usar sapatos caninos no seu bichinho, assim você os protegerá das queimaduras e machucados. Em caso de dúvidas de quais produtos usar ou se estiver preocupado com possíveis machucados, procure o médico-veterinário, ele poderá aconselhar quais os cuidados serão necessários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário