Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rinoplastia em cães melhora a respiração para braquicefálicos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Shih Tzu sentado olhando pra cima será que precisa de rinoplastia em cães?

Você tem um pet braquicefálico e o médico veterinário recomendou a rinoplastia em cães para ele? Saiba tudo sobre esse procedimento cirúrgico, que alguns especialistas podem indicar para animais com o focinho curto.

O que é a rinoplastia em cães?

A rinoplastia em cães nada tem relação com procedimentos estéticos. Na verdade, ela é uma cirurgia para dar mais saúde e bem-estar aos cães de raças braquicefálicas, aquelas de focinho curto que têm dificuldade para respirar.

O procedimento cirúrgico chamado rinoplastia canina é feito com o animal anestesiado e exige um veterinário especializado. Apesar disso, o corte realizado é pequeno e, normalmente, o animal pode ir para casa no mesmo dia.

Com a rinoplastia em cachorro, o focinho continua sendo curtinho, mas a estrutura interna é modificada. O excesso de palato mole é retirado e a narina estreita aumentada. Essas pequenas e imperceptíveis melhorias dão muito mais qualidade de vida e permitem que o pet respire melhor.

O pré-operatório exige a realização de exames de sangue e cardíacos. Já o pós-operatório da rinoplastia em cães é simples. Normalmente, o pet vai para casa no mesmo dia e deve apenas ficar em repouso.

Quando fazer a rinoplastia em cães?

A cirurgia do palato mole, rinoplastia em animais ou rinoplastia veterinária, como também é chamada, só deve ser feita com recomendação de um profissional após avaliar o animal.

Sua indicação é muito incomum para a maioria dos animais, mas para os cães braquicefálicos muitas vezes ela é recomendada. Entre as principais reclamações dos tutores, está a falta de ar e os roncos excessivos. Isso acontece porque as vias aéreas são obstruídas e não permitem o fluxo adequado do ar até os pulmões.

Cães braquicefálicos

Os cachorros braquicefálicos são aqueles que possuem a cabeça achatada e o focinho encurtado. Não consegue imaginar? Separamos algumas das principais raças de cachorro braquicefálico:

  • Pug
  • Bulldog
  • Pequinês
  • Shih Tzu
  • Lhasa Apso
  • Buldogue Francês

Agora já dá para visualizar como é a carinha de um pet braquicefálico, não é?!

São raças que foram desenvolvidas através do cruzamento genético para ter uma estética diferenciada. As mandíbulas inferiores possuem dimensões normais para o tamanho desses pets, mas as superiores são menores. São animais lindos, mas que têm maior predisposição para muitas doenças.

Eles costumam roncar alto, emitir sons durante a respiração e tem baixa tolerância para exercícios. A troca de calor desses animais também é reduzida e, por isso, eles podem ter hipertermia. Esses problemas podem desencadear paradas cardiorrespiratórias, problemas cardíacos, desmaios e até morte.

Os tutores de cães braquicefálicos precisam ter diversos cuidados com os seus pets. Além da possibilidade da rinoplastia em cães, esses animais devem fazer apenas caminhadas curtas e em horários não muito quentes, ter sempre água fresca a sua disposição, evitar ambientes sem ventilação e manter o peso adequado. O uso de tapetes gelados também é indicado. Outra coisa fundamental é fazer visitas semestrais ao veterinário, mesmo para animais jovens.

Agora que você já sabe tudo sobre a rinoplastia em animais, procure um veterinário para cuidar de perto da saúde do seu pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Doraci Pereira disse:

    Boa tarde. A minha Pet uma podel. Tem desvio no nariz. Têm dificuldade de respirar. Quero informações pra uma possível cirurgia. Obrigada

  2. Isabela Mendes disse:

    Gostaria de saber se há algum lugar de confiança para a realização de cirurgia de correção de narinas e palato em buldogue francês.
    Grata!!

  3. Gilmar Silva disse:

    Boa noite! Por gentileza gostaria de saber se há alguma clínica de confiança para a realização de cirurgia de correção de narinas e palato em buldogue francês? Desde já agradeço pela atenção atenção.

  4. Doraci Pereira disse:

    Tenho uma poodle com problemas de respiração parece estar fechando na narina. Acho q vai precisar de cirurgia.
    Aguardando retorno
    Obrigada

Deixe o seu comentário