Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Suplemento para cachorro: como dar vitaminas para o pet

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer | Médico-veterinário Pós-graduado em Nutrologia de Cães e Gatos   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Suplemento para cachorro

O suplemento para cachorro é usado quando um animalzinho está com alguma deficiência de nutrientes, minerais ou vitaminas. O objetivo desse produto é, como o próprio nome já diz, suprir uma carência nutricional.

“Suplementar é diferente de complementar, em que apenas se adiciona uma fonte proteica, mineral, energética ou de vitaminas”, explica Bruno Sattelmayer, médico veterinário (CRMV 34425) da Educação Corporativa da Cobasi.

Aqui na Cobasi, você encontra diversos tipos de suplementos alimentares para cachorro. Eles podem ser encontrados em pó, cápsulas, comprimidos, líquidos e até sticks palatáveis, como um petisco.

Agora que você já sabe o que é um suplemento para pets, saiba quando e como usar.

Como funciona o suplemento para cachorro?

O suplemento para cachorro só deve ser dado mediante recomendação de um médico veterinário. Apesar de não ser considerado um medicamento, existem riscos na administração sem orientação profissional.

“É importante saber que alguns suplementos possuem mais de 40 componentes diferentes. Por isso, são muito completos e balanceados, possuindo em sua composição elementos tais como: Aminoácidos, Cálcio, Fósforo, Zinco, Ferro, Vitamina A, entre tantos outros. Além disso, existem diferentes indicações dos suplementos como Manutenção, Crescimento, Dietas Hiperproteicas, ricas em fibras e ricas em minerais, por exemplo”, explica Bruno Sattelmayer.

A indicação da suplementação alimentar é feita mediante avaliação clínica e exames complementares realizados pelo veterinário que acompanha o animal.

Quando suplementar a alimentação?

Um animal que toma vitamina para cachorro ou suplementos sem necessidade ou em excesso pode ter o seu metabolismo prejudicado. Logo quem deve tomar, é aquele pet com ausência de um ou mais elementos importantes em sua nutrição. Quem identifica esta carência e a necessidade da suplementação alimentar é um veterinário. Por isso, consulte um antes de começar qualquer tipo de suplementação.

Mas, como saber se é a hora de visitar uma clínica? O tutor pode identificar alguns sinais como emagrecimento, queda de pelos e pouca atividade do animal. É importante relatar isso ao veterinário para colaborar com o diagnóstico e tratamento.

Qual o melhor suplemento para cachorro?

Vitamina para cachorro engordar, Cálcio para cachorro, ômega 3… São vários os tipos de suplementos disponíveis para pets. Como saber qual é o melhor? Apenas um médico veterinário pode diagnosticar e indicar quais nutrientes o cachorro precisa suplementar.

“Uma tendência bastante comum entre os donos de pets é a alimentação caseira e isso traz algumas questões que não podemos descuidar. Os ingredientes devem ser sempre de boa qualidade e balanceados. Isso engloba fontes de proteína animal (peixe, frango, carne), legumes, carboidratos, gordura, minerais e vitaminas equilibrados. É comum errar neste equilíbrio e comprometer a necessidade calórica do nosso amigo”, acrescenta o veterinário exemplificando uma das razões que gera a necessidade de suplementação.

Não é raro que cães fiquem desnutridos por se alimentar apenas de arroz, cenoura e frango. O que é uma dieta saudável e completa para nós, humanos, pode não ser para os animais. Isso acontece, pois lhes faltavam alguns nutrientes fundamentais para o seu desenvolvimento.

Os suplementos para cachorro mais comuns são encontrados na apresentação em pó. E podem ser colocados diretamente na dieta do animal. Quando a comida é caseira adiciona-se o suplemento preferencialmente na hora de comer.

Nutracêuticos funcionais e saborosos

Na Cobasi, encontram-se muitos petiscos, como bifinhos, biscoitos e ossinhos, que, na verdade, são suplementos para cachorro. Eles são ótimos quando os pets são mais seletivos na alimentação e recusam o uso de pós ou comprimidos.

Converse com seu médico veterinário e cuide do seu bichinho da melhor forma.

Bruno Sattelmayer | Médico-veterinário Pós-graduado em Nutrologia de Cães e Gatos
Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Genesia Ferreira Gomes disse:

    Meu pet ,esta em tratamento com várias mediações pois apresenta vezes com sangue , vomito constante . EU ACHO QUE OS MEDICAMENTOS QUE ELA TOMAM SÃO FORTES .GAVIZ,TRANSAMIN,DOXITEC,METRONIDAZOL, E SEMPRE QUE DOU O SUPLENTO (Hemolipet) glicopan gold LOGO DEPOIS ELA VOMITA .Será que estou fazendo certo de dar.

  2. Renália Soares disse:

    Pet pode tomar suplemento no jantar.No meu caso é o Longevi

    • Cobasi disse:

      Renália, como vai? Sugerimos que converse com o médico veterinário do seu pet para ele indicar o melhor horário para administração do suplemento. =)

  3. Mariana disse:

    Quanto de água é necessária para misturar com o suplemento?

  4. Camila Tainá disse:

    Posso dá um hipercalórico com a vitamina b12 para meu cão,Ele tem 5 meses e precisa suplementar

    • Cobasi disse:

      Olá, Camila! Como vai? É indicado que você procure um médico veterinário para avaliar qual a melhor alimentação para o seu pet. Agradecemos o seu comentário! =)

  5. Bia Mendes disse:

    Olá, gostaria de saber de quanto em quanto tempo eu posso dar o suplemento omega 3 para o meu cachorro..
    Exemplo: posso dar quantas vezes no ano ?
    Agradeço muito a sua atenção.
    Aguardo o seu retorno.
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi, Bia! Como vai? Para determinar a dose e frequência do Omega 3, seu pet precisa passar por um médico veterinário. Só após uma avaliação clínica, o profissional poderá determinar o melhor tratamento para ele. Agradecemos o seu comentário!

  6. VALDETE MORAES BARBOSA DA SILVA disse:

    Estou dando meu cãozinho raça indefinida que tem menos de um ano um suplemento alimentar líquido, tem que dá todos os dias?

    • Cobasi disse:

      Olá, Valdete! Cada suplemento possui uma posologia diferente. Um veterinário pode ajudá-la a oferecer o melhor tratamento para o seu pet! =)

  7. Márcia Oliveira leite disse:

    Eu queria saber quantas vezes ao dia tem que dar ?

  8. Rose disse:

    Bom dia. Existe algum suplemento pra cara diabéticos?

  9. Ângela Maria bossu disse:

    Acho otimo comprar na cobasi

Deixe o seu comentário