Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tamanho de vaso: aprenda a escolher o ideal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tamanho de vaso: aprenda a escolher o ideal

O tamanho de vaso pode influenciar diretamente no crescimento de uma plantinha. O espaço disponível para o crescimento das raízes contribui diretamente para que uma planta se desenvolva bem e com saúde, e por isso é tão importante fazer escolhas que sejam adequadas para cada espécie.

O tamanho de vasos para plantas também deve levar em consideração o local onde ficarão localizados. Os vasos maiores e mais pesados devem ficar preferencialmente no chão, deixando vasos menores e mais leves para locais suspensos.

Nesse artigo vamos falar sobre os diversos tamanhos e formatos de vasos, como escolher os mais adequados para a sua plantinha e os melhores lugares para colocá-los na sua casa.

O que saber sobre tamanho de vaso

O que saber sobre tamanho de vaso

De maneira geral, os tamanhos de vasos de plantas são definidos por uma numeração, que vai aumentando de acordo com o diâmetro.

Sendo assim, vasos de número 1 são menores do que de número 2, que são menores do que os de número 3 e por aí vai.

No entanto, essa numeração não é padronizada. Por isso, em uma loja você encontra vasos de número 1 com 15 centímetros de diâmetro e, em outra, essa mesma numeração corresponde a um vaso ainda maior.

Mais importante do que a numeração de um vaso é ficar atento à planta que você pretende cultivar nele, mais especificamente ao tamanho da sua raiz.

Algumas plantas possuem raízes grandes, que precisam ser bem acomodadas no vaso juntamente com uma terra de boa qualidade. Um vaso pequeno, portanto, não vai funcionar.

Uma boa ideia é considerar o tamanho médio que a planta deve atingir depois de crescida: assim, mesmo que ela fique pequena no começo, você evita ter que ficar trocando de vaso com uma certa frequência para conseguir comportar a sua plantinha.

Tipos de vasos para planta

Tipos de vasos para planta

Existem vasos de plástico, de metal, de concreto, de barro e até de vidro. Tudo depende da espécie que você cultivar.

Algumas plantas precisam de uma maior luminosidade, uma troca maior de calor com o ambiente ou regas frequentes com grandes volumes de água.

Os vasos de plantas de plástico tamanhos diversos, que são duradouros e costumam ser bem mais baratos do que os vasos de argila, por exemplo.

Você pode investir em tamanho de vasos de plástico diferentes para criar um cantinho verde harmonioso na sua casa, especialmente agora em que eles são encontrados em várias cores.

O tamanho de vaso para suculenta, por exemplo, depende do efeito que você deseja criar em casa. Você pode organizar uma prateleira com várias espécies bem pequenas, ou mesclar os diâmetros e fazer um pequeno jardim.

Tamanho de vaso ideal para frutíferas

Você pode cultivar algumas árvores frutíferas em vasos, mas eles precisam ser bem grandes. O ideal é que tenham pelo menos 50 centímetros de diâmetro e de profundidade, se possível mais.

Como vão acomodar uma quantidade maior de terra e uma planta naturalmente mais pesada, escolha bem o local onde vai posicionar o seu vaso antes de fazer o plantio.

Evite ficar deslocando-o de um lado para o outro para que a planta não sinta as mudanças de luminosidade e corrente de ar, e também para preservar a integridade do vaso.

Não coloque os vasos mais pesados, mesmo os que não foram tão grandes, em partes altas como estantes e prateleiras. Em caso de acidente, podem machucar alguém gravemente por conta do peso.

Para entender melhor, saiba mais sobre vaso de parede, um trunfo para qualquer jardim.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário