Será que o tapete gelado para cães e gatos funciona? 

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Quando o verão chega, é preciso ficar atento aos cuidados com cães e gatos em dias mais quentes. Uma boa dica para evitar problemas de saúde, é contar com o tapete gelado, uma solução eficaz para ajudar os pets a se refrescarem.

A seguir, entenda como o tapete gelado para pets funciona, qual a importância do acessório no cuidados com os pets e muito mais. Confira!

Como o tapete gelado funciona?

O tapete gelado não é feito de gelo e não precisa de congelador. O acessório tem um gel térmico em sua composição que é ativado pela pressão e peso do animal de estimação. 

A solução foi desenvolvida para ajudar a diminuir a temperatura corporal de pets e evitar o superaquecimento.

De acordo com as principais marcas, o tapete pode diminuir a temperatura de 5° até 10° Celsius do ambiente, proporcionando uma sensação de bem-estar e frescor. 

A ação refrescante do tapete pode durar entre 3 e 4 horas, variando de acordo com a temperatura do local, mantendo o seu animal relaxado mesmo nos dias mais quentes do ano.

Qual a importância do tapete gelado no cuidado com os pets?

Os pets não conseguem regular a temperatura do corpo com facilidade e também não suam como os humanos. Então, apesar do verão ser uma época que muitos curtem, cães e gatos precisam de ajuda para se refrescar. 

Portanto, o tapete gelado é um item essencial para cães e gatos nos dias em que as temperaturas estão elevadas. 

Quando os animais deitam no tapete gelado, eles conseguem resfriar o corpo por troca de calor. O que o torna importante para evitar quadros de hipertermia, insolação, entre outros fatores desencadeados pelo calor.

O tapete gelado é seguro para o animal? 

Sim, o gel térmico utilizado no tapete é atóxico e não apresenta riscos para os pets e nem para os tutores. Porém, caso o produto esteja rasgado ou esteja com algum dano, é preciso substituí-lo.

Quando usar o tapete gelado?

Os cães, por exemplo, para se refrescarem geralmente utilizam a inspiração e expiração. Nesse processo, eles realizam a troca de ar quente do corpo, com o ar ambiente mais fresco. 

Os animais colocam a língua para fora para aumentar a superfície de troca de calor com o ar mais fresco. Além disso, é comum se deitarem no chão para melhorar a sensação térmica e tomarem água fresca. 

Então, se o dia está quente e você viu seu cachorro ou gato com a língua para fora, tomando muita água ou deitando no chão gelado, essa é a hora de oferecer o tapete gelado.

Como usar o tapete gelado

O uso do tapete gelado é simples. Basta colocar o produto no lugar preferido do seu cão que, se deitar, irá ativar o gel térmico. 

O acessório pode ser utilizado direto no chão de casa, na areia e no gramado. Apenas evite colocá-lo sobre superfícies pontiagudas para que não rasgue ou perfure. 

Não é necessário colocar o tapete gelado na geladeira para que funcione. Procure deixar o item em um lugar fora do alcance da luz solar. 

Dicas para refrescar seu pet

gato-com-calor (1)

Além de oferecer o tapete gelado, não se esqueça combinar o acessório com outros cuidados, como:

  • manter a água do pote sempre limpa e fresca;
  • escolha horários amenos para passear com o cachorro;
  • ter repelentes veterinários sempre em mãos;
  • tose os pelos quando  for necessário;
  • redobre os cuidados com cães braquicefálicos;
  • mantenha a carteira de vacinação, vermifugação e antipulgas em dia. 

O desconforto térmico, pode levar o cachorro a diminuir a atividade física, ficar apático, brincar menos e até mesmo a adoecer.

Animais adoram tomar sol, mas precisam ter acesso à sombra durante todo o dia. Nunca deixe seu cãozinho dentro do carro ou amarrado. Seu pet merece cuidado em todas as estações do ano!

Onde comprar o tapete gelado?

No pet shop online da Cobasi você encontra diversos modelos de tapetes gelados em promoção! Entre as opções estão:

Se ficou em dúvidas sobre como cuidar de cães, gatos e outros pets no calor, no Blog da Cobasi você encontra conteúdos exclusivos com tudo o que você precisa saber. Continue a visita e até a próxima!

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Alzira De Oliveira Martins disse:

    Gostaria de saber mais sobre gatos,tenho uma de 10 anos e um cachorro Golden com 5 Anos

  2. Amanhã disse:

    Funciona para gatos também? Considerando que são bem mais leves.

Deixe o seu comentário