Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de Periquito: conheça mais sobre essas pequenas aves

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de periquito

Os periquitos são os mais famosos da família dos psitacídeos. Você conhece todos os tipos de periquito? Inteligentes, eles são conhecidos por imitarem sons e aprenderem truques com facilidade.

Antes de tudo, vale dizer que além de gostarem muito de carinho e atenção, existe uma curiosidade “romântica” sobre esses pequenos psitacídeos: são aves monogâmicas e permanecem com o mesmo par durante a vida toda.

Destacamos aqui as mais populares entre as espécies de periquitos. Veja qual você mais gosta!

Periquito australiano

Com certeza você já teve ou conhece quem tem um periquito australiano, pois eles são os mais populares nos lares brasileiros.

Sua variedade de cores é o que mais chama atenção. Entre as principais estão azul, amarelo, verde, cinza e albino.

Como dissemos anteriormente, essas pequenas aves são bem populares e medem, em média, 18 cm, e podem viver até 14 anos.

Além disso, são muito sociáveis e vivem bem em casal, em grupos e com outras aves.

Periquito-rei

Essa é uma das maiores espécies de periquito. Com cerca de 27 cm, ele está entre os que vivem por mais tempo, são até 30 anos.

O Periquito-rei tem lindas cores, como azul, amarelo, verde e laranja. Também são chamados de Periquito-cabeça-de-coco, pois eles têm uma cabeça mais arredondada do que as outras espécies.

Periquito-de-colar

Sem querer tirar a majestade do Periquito-rei que citamos anteriormente, o Periquito-de-colar é ainda maior! Ele pode ter até 40 cm de muita imponência.

Como seu nome já diz, essa espécie tem um detalhe especial: uma faixa em volta do pescoço, popularmente conhecida como colar.

Periquito-alexandrino

A faixa no pescoço não é uma exclusividade do Periquito-de-colar. O Periquito-alexandrino também tem a sua e, por isso, as pessoas costumam confundir muito os dois.

A maior diferença entre as espécies é que o alexandrino é ainda maior, podendo alcançar 60 cm. Além disso, ele não é tão colorido como os outros periquitos, normalmente é verde com tons mais claros na barriga.

Esse pet pode chegar aos 30 anos, é sociável, inteligente, e dizem que até Alexandre, o Grande, se encantou por ele. Sendo assim, essa seria a origem do seu nome.

Periquito Agapornis

Essa é a espécie mais apaixonada. Não é à toa que o Agapornis é também conhecido como o periquito-namorado.

Originário da África, esse é o periquito que mais gosta de viver em casal. Sendo assim, vale dizer que se você quer levar um pra casa, o ideal é levar dois. 

Já aqui no Brasil, o mais comum é o Agapornis Roseicollis, com o corpo verde e mancha alaranjada no rosto. Além disso, ele tem em média, 17 cm e pode viver uns 12 anos.

Periquito Catarina

Você já ouviu falar no Periquito Catarina? Ele é dócil e dono de um lindo canto.

Essa pequena ave, que chega a 18 cm, é também muito colorida e pode ser azul, verde-escuro, amarelo, azul-claro, cobalto, oliva e canela.

Periquito bourke

Cor é o que não falta para o Periquito Bourke! Por isso, ele também é conhecido como periquito rosa ou periquito de ventre azul.

Por fim, depois de adulto, adquire uma coloração castanha, abdômen e peito rosado, e as pernas marrons. Muita cor em até 23 cm de comprimento. 

Não se esqueça de cuidar regularmente do seu amigo, comprar uma gaiola e alimentação adequada!

Tem mais conteúdo separado especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Natanael gonçalves bastos disse:

    Por esse canal conhecemos muitas aves dos tipos periquito e papagaio, é um meio de enriquecer mais os nossos conhecimentos

Deixe o seu comentário