Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de porquinho-da-índia: conheça as suas principais raças

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de porquinho da índia

Pelo longo, pelo curto. Cores e espécies diferentes. O porquinho-da-índia pode ter uma boa variedade de características físicas, mas não perde o charme e sua fofura única. Mas você sabe quais são os tipos de porquinho-da-índia? Nós explicaremos algumas das principais raças neste post, confira! 

Tipos de porquinho-da-índia: quais são as principais raças?

Vamos conhecer os principais tipos de porquinho-da-índia? Listamos cinco raças para você saber melhor as características de cada espécie antes de escolher o companheiro ideal para a sua casa. Acompanhe!

Porquinho-da-índia inglês

Muito comum no Brasil, o porquinho-da-índia inglês é uma espécie domesticada e bastante adorada pelos tutores. O roedor conta com uma pelagem curta e lisa, embora não muito volumosa. Normalmente, é encontrado nas cores branco, preto e caramelo. Assemelha-se com a raça do porquinho-da-índia selvagem, o preá. 

Ainda que exista vários padrões de porquinhos-da-índia nesta raça, o inglês costuma ter olhos negros e brilhantes, trazendo um toque marcante na sua aparência. São ativos, espertos e desconfiados, exigindo uma certa paciência até se adaptar ao convívio com o tutor. 

Porquinho-da-índia abissínio

Como não achar fofo o porquinho-da-índia abissínio? Tão popular, o animal tem como origem a Inglaterra, onde houve seleções específicas para o seu cruzamento, deixando-o com características emblemáticas, como a sua pelagem despenteada. 

Ao ficar adulto, contudo, a pelagem ganha uma textura áspera em seus pelos, chegando a apresentar vários redemoinhos ao longo de seu corpo, organizados simetricamente. Quando jovem, ainda conta com pelos macios e sedosos, o que se altera conforme o seu crescimento. A cor da pelagem varia entre vermelho, preto e misturado com manchas. 

Além disso, ele está entre os tipos de porquinho-da-índia mais sociáveis, brincalhões e inteligentes, retratando como um ótimo companheiro à sua família. 

tipos de porquinho da índia

Porquinho-da-índia peruano

Conhecido como a primeira raça de pelo longo, o porquinho-da-índia peruano chama a atenção por ter uma pelagem que pode alcançar mais de 10 centímetros. A quantidade de pelos longos pode ser tamanha que corre o risco de haver uma confusão para o tutor diferenciar a sua cabeça da parte traseira. 

Dessa forma, o peruano tem uma pelagem lisa que o deixa como se ele tivesse uma franja, dando um ar engraçado à sua feição. A coloração costuma ficar entre caramelo, cinza, preto e branco. 

Quanto aos cuidados, o tutor deve aparar os pelos da frente para auxiliar no processo de limpeza. A escovação precisa ser frequente, pois os pelos podem vir a formar nós. Inclusive, uma alternativa seria tosar a sua pelagem, caso necessário. É um pet bastante apegado ao tutor e gosta de receber carinhos. 

Porquinho-da-índia angorá

Já ouviu falar sobre o porquinho-da-índia angorá? Figurinha carimbada em território brasileiro, ele aparenta ser o fruto do cruzamento entre o abissínio e peruano, por isso não é reconhecido como uma raça por muitas associações de porquinhos-da-índia. 

Como características, ele tem pelo curto na cabeça, na barriga e nas patas, enquanto tem pelo longo nas costas. Chamado de semilongo, ainda que possua um redemoinho na região traseira de seu corpo. 

É um animal com um comportamento ativo e bem desconfiado, embora dócil.

Porquinho-da-índia texel

Entre os tipos de porquinhos da índia, o texel é uma raça comum em vários países da América Latina. Portanto, pode ser vista no Brasil. Ele chega a ser parecido com outra raça, o sheltie. 

O porquinho-da-índia texel tem uma pelagem longa, grossa e brilhante, embora com caracóis por todo o seu corpo. Na face, os pelos são diferentes: curtos e ásperos. Ostenta um bigode encaracolado, assim como os pelos do peito. É uma das pelagens mais complicadas no cuidado de seu estado, mesmo sem ter redemoinho.  

Ao menos, o roedor tem um temperamento muito calmo, silencioso e manso. O trato com os pelos é igual ao do peruano, necessitando uma escovação constante para impedir a criação de dreads.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ramon disse:

    Qual a raça de maior tamanho de porquinho da india?

Deixe o seu comentário