Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos filhotes um porquinho da índia pode ter?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantos filhotes um porquinho da índia pode ter

Sabia que a reprodução dos roedores acontece em seus primeiros meses de vida? Com o porquinho da índia, isso não é diferente. Nem sempre costuma nascer uma grande ninhada, mas o período de acasalamento não deve demorar pensando na saúde da fêmea e dos futuros filhotes. E você imagina quantos filhotes um porquinho da índia pode ter?

Continue a leitura e venha descobrir a resposta com a gente! 

Afinal, quantos filhotes um porquinho da índia pode ter?

Em geral, existe uma variação no número de filhotes que um porquinho da índia consegue dar à luz. A resposta de quantos filhotes um porquinho da índia pode ter é até sete filhotes, embora o dado não represente a média por ninhada. Normalmente, o nascimento se dá entre dois a quatro filhotes por gestação

O nascimento, na maior parte dos casos, ocorre à noite e não costuma levar mais do que 15 minutos. Entre seis a oito horas depois do parto, a fêmea estaria apta para uma nova reprodução, porém se recomenda deixar o macho distante neste momento devido ao desgaste da parceira na gestação e, posteriormente, na amamentação.

Vale dizer que o filhote de porquinho da índia nasce bem formado, diferente de outras espécies. Ou seja, chegam com olhos abertos, dentes, peludos e ativos. Inclusive, podem ingerir algum alimento sólido depois de passadas 24 horas do parto. 

Contudo, o leite materno é indispensável nos primeiros dias de vida do animal. Indica-se que o porquinho da índia deve receber o alimento por até 21 dias, no mínimo. Garante, assim, estar bem alimentado, dado que o leite é repleto de nutrientes, além de fornecer anticorpos que protegem o filhote. 

Agora que você sabe quantos filhotes um porquinho da índia pode ter, vamos entender a idade que ele consegue acasalar. 

quantos filhotes um porquinho da índia pode ter

​Qual a idade que o porquinho da índia pode acasalar?

Caso tenha pensado que o porquinho da índia necessita esperar alguns anos para se reproduzir, saiba que não é bem assim. 

Na verdade, o roedor é um animal com uma maturidade sexual precoce, e pode se acasalar a partir dos três meses de vida. No entanto, o ideal é que iniciem a reprodução quando estiverem entre quatro a cinco meses de idade, com a fêmea possuindo 400g de peso. 

Depois do sétimo mês, torna-se um cruzamento tardio e eleva o risco tanto para as fêmeas como aos filhotes. O corpo da fêmea completa o seu desenvolvimento e os ossos pélvicos se calcificam inteiramente. Desta forma, o canal do parto pode se tornar muito estreito para a passagem do feto criando um perigo para a mãe e filhote. 

​Com qual frequência o porquinho da índia entra no cio?

A fêmea entra no cio a cada 15 a 17 dias, ou seja, duas vezes ao mês, desde que tenha atingido a maturidade sexual. Esse período dura de 24h a 48h, entretanto ela costuma estar receptiva a monta do macho por seis a oito horas a cada cio. 

Quer conhecer mais informações sobre o porquinho da índia? Acesse o nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Terezinha Chaves disse:

    Essa matéria e tudo q eu esperava saber sobre porquinhos da india.

  2. Sérgio disse:

    Tenho uma pequena criação de porquinhos da índia (Ingleses e Abissínios). Geralmente as fêmeas após a segunda gestação parem em média 4 filhotes. Quando acontece de nascer 5 ou 6 (máximo que já aconteceu aqui) os menores acabam morrendo.
    São animais muito dóceis, tem um apetite enorme, gostam de vegetais e ração para coelho.
    Produzem muitas fezes que nesse caso uso para adubar hortas e plantas.

Deixe o seu comentário