Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Triatox: o que é, para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Triatox: o que é, para que serve e como utilizar

Triatox é um medicamento indicado para tratar tanto a sarna demodécica quanto a sarna sarcóptica em cães. Também pode ser utilizado para ajudar no controle de carrapatos em cachorros, e para tratar sarna e piolhos em bois, porcos e ovelhas.

A sarna sarcóptica é especialmente perigosa, pois é transmissível para outros animais e até mesmo para os seres humanos. Por isso, após diagnóstico e indicação do médico veterinário, iniciar o uso com Triatox o quanto antes é o mais adequado.

Diferença nos tipos de sarna tratadas por Triatox

Como dissemos, existem dois tipos de sarna que acometem comumente os cachorros e que podem ser tratadas por Triatox. O primeiro tipo, chamado sarna demodécica, não é contagioso e é provocado por um descontrole na população de um ácaro chamado Demodex canis, que já existe normalmente na pele de todos os cachorros, por uma queda na barreira de proteção da pele.

O ácaro que causa a sarna demodécica é transmitido da cadela para os filhotes durante a amamentação, mas em pouca quantidade. Se alguma coisa afeta o sistema imunológico do cachorro, esse ácaro pode se reproduzir desenfreadamente, provocando a doença.

Para caracterizar sarna demodécica e indicar tratamento com Triatox, o médico veterinário irá avaliar as lesões, que geralmente são avermelhadas, concentradas na cabeça, pescoço e nas patas dianteiras do cão, e que não causam coceira. Pode ser necessário fazer outros exames, como hemograma e raspagem das lesões para análise microscópica.

Triatox no tratamento da sarna sarcóptica

O segundo tipo de sarna que pode ser tratado com Triatox se chama sarna sarcóptica. Diferentemente da sarna demodécica, esta é extremamente contagiosa. Por isso, além do tratamento com Triatox no corpo do animal, é recomendável a aplicação do medicamento também nos locais onde ele dorme com o auxílio de um pulverizador. 

Após diagnóstico de sarna sarcóptica, dê início ao tratamento com Triatox e não permita que o cachorro doente entre em contato com outros animais, nem que eles compartilhem brinquedos, cobertores, almofadas ou camas. Todos esses itens deverão ser higienizados adequadamente ou desprezados, caso não seja possível garantir que não haverá contaminação de outros indivíduos ou recontaminação do animal em tratamento.

Antes de dar início ao uso de Triatox, o principal sintoma observável da sarna sarcóptica é a coceira incontrolável. Muitos cachorros não conseguem nem comer ou dormir direito, por se coçarem o tempo inteiro. Além disso, também há queda de pelo, vermelhidão e lesões na pele, aparecimento de crostas nas feridas e pode haver presença de cheiro ruim.

É fundamental seguir a orientação do fabricante no que diz respeito ao procedimento correto para diluir e aplicar Triatox no corpo do cachorro, especialmente para evitar intoxicações.

Mesmo que você tenha bastante experiência no cuidado com cachorros, não comece a utilizar Triatox sem que o médico veterinário confirme o diagnóstico e dê as orientações completas do tratamento adequado para o seu cão. Além da dosagem, é preciso determinar a duração das aplicações e que outras medidas você deverá tomar para garantir que seu companheiro volte logo a estar bem de saúde.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário