Tuia: como cuidar da árvore do Natal em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tuia para venda

A tuia, também conhecida como tuia-holandesa e árvore da vida, é uma das espécies mais desejadas no final do ano. Afinal de contas, ela é muito usada em decorações natalinas.

Venha com a gente e descubra a origem, principais características, simbologia e como cuidar de uma linda tuia-holandesa em casa. Confira!

Tuia: características da árvore do Natal

A tuia-holandesa é uma árvore bem semelhante ao cedro. Por possuir uma aparência rústica, costuma ser muito usada na decoração de jardins externos.

Exatamente por ter essa aparência, essa espécie nativa da Europa, Ásia e América do Norte, faz muito sucesso nas decorações natalinas. Além disso, ela significa harmonia e confraternização.

Pertencente à família das Cupressaceae macrocarpa, a árvore do natal é uma espécie de pequeno porte que chama a atenção pela coloração verde-limão de suas folhas.

Além disso, suas folhas têm a capacidade de exalar um leve aroma cítrico, característico do limão. O que deixa um perfume delicioso no ambiente.

Tuia-holandesa: ambientes internos ou externos

Um dos fatores que faz da tuia-holandesa uma das árvores mais desejadas para a decoração natalina, é o seu porte compacto.

Podendo ser cultivada em vaso, seja em ambiente interno ou externo, ela mede entre 40cm e 1,5m de altura, a depender da variedade. Conheça os principais tipos de tuias existentes no Brasil.

Tuia: lindas opções para sua casa

No Brasil, é possível encontrar uma grande variedade de árvore do Natal para decorar a casa durante as festas de final de ano.

Por isso, nós selecionamos algumas opções de árvores de Natal e suas características para ajudar você a fazer a escolha certa! Confira.

1. Tuia holandesa

tuia limão decorando o jardim
A tuia limão precisa de muita exposição ao sol para florir toda a sua beleza

As folhas verde-claro da tuia-holandesa encantam qualquer lugar, sem contar que não há segredo na hora dos cuidados com a planta.

A tuia limão, como também é chamada, gosta de sol e se dá bem no clima tropical. Por fim, a rega é diária, mas não encharque o solo, deixe apenas úmido.

Uma curiosidade para lá de interessante é que, de acordo com o feng shui, esta é uma planta que absorve energias ruins.

2. Tuia azul

planta azul no vaso
A tua azul tem uma tonalidade verde-escuro, que assume um tom azulado de acordo como sol

Ao contrário da primeira, este tipo de tuia tem folhas de um verde-escuro e aparência mais rústica.

O cipreste azul, outro nome dessa plantinha, alcança mais de 30 metros na natureza, porém em vasos e quintais, não passa dos 3 metros de altura.

3. Tuia jacaré

tuia-jacare no chão
A tuia-jacaré é conhecida por ser uma espécie arbustiva

A tuia jacaré tem um aspecto semelhante a um arbusto, devido ao tronco retorcido e o crescimento horizontal.

De beleza singular, suas folhas apresentam uma coloração próxima do azul. Entretanto, também podem ser encontradas com a combinação de branco e verde-limão.

4. Tuia Strickta

folhagem de Strickta
A folhagem de Tuia Strickta é semelhante à da Tuia limão

Para o apaixonado por jardinagem que procura uma espécie fácil de cuidar, a tuia Strickta é uma boa alternativa.

Ideal para decoração de ambientes internos como, por exemplo, a sala de estar, ela precisa de pouca rega e exposição ao sol para ficar bonita durante as festas de fim de ano.

Como cultivar tuia-holandesa em casa?

Agora que você já conhece as principais características da tuia-holandesa e quais tipos de árvore de Natal você pode escolher para decorar a casa, que tal aprender como cultivá-la?

Acompanhe o passo a passo a seguir e saiba o que é necessário para que que se desenvolva linda e saudável no melhor lugar da sua casa.

Qual é a melhor luz para a tuia?

A tuia é uma planta que vive bem em ambientes à meia-sombra. Por isso, o recomendado é deixá-la próximo de janelas ou em varandas.

Assim, você garante que ela possa receber a luz do sol durante os horários mais amenos e fique protegida do sol forte próximo à hora do almoço.

Qual substrato escolher?

Como a grande maioria das flores e plantas de clima tropical, a tuia-holandesa precisa de um substrato rico em matéria orgânica e drenável.

Produtos que combinem húmus de minhoca ou esterco bovino com argila, casca de ovo ou brita são ideais. Pois, oferecem o que a planta precisa e evitam que o solo fique encharcado.

O vaso ideal para a planta

Assim, como o substrato precisa ser drenável, o vaso para a sua árvore do Natal precisa favorecer o escoamento da água da rega.

Em virtude disso, o vaso ideal para ela deve ser de cerâmica ou barro e possuir furos em sua base.

Frequência da rega da tuia

A planta exige uma rega diária do solo, porém sem molhar suas folhas. O ideal é deixar o substrato sempre úmido, mas nunca encharcado.

Lembre-se: o excesso de água no solo, além de atrair pragas e insetos danosos à planta, acaba por matar as raízes da planta

Preciso adubar a planta?

Sim! Por se tratar de uma planta perene, ela a precisa de adubação frequente. O recomendado é fertilizar o solo no inverno e no verão com adubo orgânico para plantas.

Quando fazer a poda da planta?

Para manter a sua árvore do Natal bonita durante todo o ano, o indicado é fazer a remoção das folhas mortas e secas. Para isso, basta usar uma tesoura de jardinagem e ter muito cuidado.

Gostou de conhecer mais sobre a tuia e como cultivar essa delicada árvore do Natal? Então, conte para gente: você já reservou um lugar especial para ela em casa?

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário