Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor sempre-viva: conheça a beleza da flor-de-palha

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor sempre viva com abelha pousada
Um das características flor sempre viva é manter a sua cor

Flor sempre-viva, flor-de-palha ou flor-de-papel é o nome de uma espécie linda e delicada que conta com uma característica única: preservar a coloração forte de suas pétalas mesmo depois de colhidas e secas. Achou incrível? Confira o conteúdo a seguir e descubra tudo sobre essa flor para lá de especial.

Sempre-viva: origem e característica da flor

A flor sempre-viva, que possui o nome científico de Xerochrysum bracteatum, é uma espécie nativa da Austrália e de Papua Nova Guiné, mas pode ser encontrada em todo o mundo. Pertencendo à família das Asteraceae, ela se destaca por sua inflorescência viva que se mantém mesmo após a flor estar morta.

Estima-se que, no mundo, há aproximadamente 1.200 espécies, sendo 800 delas encontradas em território nacional. Apesar de ser uma espécie quase em extinção, é possível encontrá-la com alguma facilidade para usar na confecção de arranjos e buquês de flores, além de dar um toque delicado à decoração do ambiente.

A altura de uma planta de sempre-viva pode variar de 30 a 120cm, de acordo com seu tipo. Uma característica que chama muito a atenção é o formato de suas folhas, que podem ser elípticas, oblanceoladas ou lanceoladas.

Já as suas inflorescências, com aparência similar às pétalas de uma margarida, apresentam cores sólidas ou mescladas. Os tons mais comuns são: vermelha, laranja, roxa, branca, amarela, lilás ou rosa. Combiná-las, deixa a decoração de qualquer ambiente muito mais alegre.

Qual é o significado da flor sempre-viva?

Em virtude do formato delicado de suas inflorescências, a flor sempre-viva é ideal para representar sentimentos de permanência, eternidade e imortalidade. O que a torna uma ótima sugestão para expressar carinho e afeto pela memória de alguém muito especial.

Como cultivar flor sempre-viva em casa

immortelle amarela no jardim
A Immortelle amarela é muito usada no Brasil para decoração

Depois de conhecer um pouco mais sobre a flor sempre-viva, que tal descobrir a melhor maneira de cultivá-la em casa? Seguindo as próximas dicas, fica muito mais simples manter o seu jardim lindo e perfumado. Acompanhe.

Qual lugar cultivar minha sempre-viva?

Por se tratar de um tipo de clima tropical, o mais indicado é cultivar a flor sempre-viva em lugares com exposição plena ao sol. Por isso, seja em vasos ou direto no solo, nada melhor do que plantar a sua espécie em jardins e varandas. 

Existe um substrato mais indicado para a flor?

Sim! Para garantir o pleno desenvolvimento da flor-de-palha, o recomendado por especialistas em jardinagem é o uso de substrato rico em matéria orgânica e drenável. Uma combinação de húmus de minhoca com cascalho ou brita, é perfeita para oferecer os nutrientes necessários e evitar o encharcamento do solo.

Como fazer a rega da sempre-viva?

A rega da sempre-viva deve ser feita em dois estágios. Enquanto a muda estiver se desenvolvendo, o ideal é manter o solo sempre úmido. Quando a flor estiver estabelecida, é possível fazer a rega apenas quando o solo estiver seco.

É necessário podar a flor-de-palha?

A flor-de-palha é uma espécie perene, com cada floração acontecendo no outono e no verão. A remoção de folhas e flores secas durante o inverno, além de estimular o surgimento de novos brotos, contribui para a manutenção da beleza da flor. Só não se esqueça de esterilizar e usar as ferramentas de jardinagem corretas.

Agora que você já conhece a linda e delicada flor sempre-viva, compartilhe com a gente: qual delas merece um lugar todo especial em seu jardim? Vamos adorar saber a resposta!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário