Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor de Lótus: aprenda o significado e como cultivar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor-de-lotus no lago
A flor de lótus é perfeita para a criação e jardins aquáticos

A Flor de Lótus é uma planta milenar que carrega consigo uma grande variedade de significados e nomes. Chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, ele é uma espécie muito usada para a criação de jardins aquáticos, o que dá um toque diferente à qualquer decoração. Conheça o significado da flor de lótus e muito mais!

As características da Flor de Lótus

A Flor de Lótus é uma planta conhecida por ser uma espécie aquática, que se enraíza em regiões onde há o acúmulo de lodo e água. Com o nome científico de Nelumbo nucifera, ela apresenta folhas arredondadas e pétalas delicadas que ficam à mostra acima da superfície de água, o que é ideal para criar lindos jardins ornamentais.

Flor de lótus: o significado da planta

A Flor de Lótus é uma planta que possui uma grande variedade de significados, pois cada cultura interpreta a sua beleza de uma maneira singular. Por exemplo, no Egito, a flor significa o renascimento, devido ao movimento de abertura e fechamento das pétalas de suas flores.

Para o povo hindu, que habita o continente asiático, a planta expressa a beleza interior. Já para os praticantes do budismo, a flor tem o poder de representar a pureza, transcendência e a evolução espiritual. Ela tem esse significado devido a uma característica única: nascer em meio à lama e se desenvolver pura e limpa.  

Na Mitologia Grega, essa planta delicada representava o apagar do passado e o recomeço da vida. A explicação para esse simbolismo é bem simples: a ingestão de partes da planta causava um sono relaxamento e amnésia, literalmente apagando o passado recente da memória da pessoa.

O significado das cores da Flor de Lótus

Além dos significados relacionados à forma da flor , é possível encontrar uma simbologia para cada uma de suas cores. Não acredita? Então, confira os significados das cores da Flor de Lótus.

As cores da Flor de Lótus e seus significados

Antes de mais nada, você precisa saber que as flores de Lótus podem ser encontradas nas seguintes tonalidades: branca, vermelha, rosa e azul. Para os praticantes do Budismo, cada uma dessas cores de flor de Lótus tem uma representação única.

Flor de Lótus Branca

A Flor de Lótus branca é a expressão ideal da busca pela purificação da mente e do espírito. Por falar em pureza, as flores de lótus na coloração rosa são consideradas a representação de Buda, o ser que conseguiu o ponto mais alto da evolução da consciência.

Flor de Lótus Vermelha

Da mesma maneira que a rosa, a Dália, a Tulipa e outras com flores com flores vermelhas, a Flor de Lótus dessa cor representa o amor e a paixão intensa. Sendo uma ótima opção para quem deseja se declarar para alguém muito especial.

Flor de Lótus Azul

Para finalizar a nossa paleta de cores, temos a Flor de Lótus azul. As plantas com pétalas dessas cores significam a sabedoria, conhecimento e a inteligência. Além disso, ela representa a vitória dos espíritos sobre as coisas mundanas, do cotidiano.

Qual os efeitos da flor para a saúde?

Além da beleza e da simbologia espiritual, a Flor de Lótus também possui propriedades medicinais. Por ser rica em carboidratos e fibras, as raízes da planta são indicadas para aliviar tosses, problemas estomacais, mal-estar respiratório e até diarreia. Porém, para fazer uso medicinal da flor é necessário consulta e prescrição de um médico responsável.

Saiba como plantar a Flor de Lótus em casa

flor de lótus branca no jardim
Para cultivar a flor de lótus é necessário sementes, água e adubo

Agora que você já conhece a história, os benefícios e o que significa a Flor de Lótus, que tal aprender como cultivá-la em casa? O primeiro passo é adquirir as sementes da flor em uma loja especializada em jardinagem, como a Cobasi. Em seguida, basta seguir algumas dicas. Confira!

A preparação correta das sementes

Depois de comprar as suas sementes de flor , é necessário fazer a preparação para que elas possam germinar corretamente. Para isso, separe a sua ferramenta de jardinagem e faça um leve furo na casca da semente, com cuidados para não atingir a parte interna.

Período de germinação das sementes

Com a preparação das sementes concluída, chegou a hora de fazer a germinação da planta. Prepare um recipiente de vidro com água mineral aquecida, um pouco acima da temperatura ambiente.

Normalmente, as sementes da planta são deixadas em um local que recebe algumas horas de sol por dia até que as primeiras raízes comecem a aparecer. Durante o período de germinação, que dura até 9 dias, é necessário trocar a água da do recipiente diariamente.

Local definitivo para a sua planta

Após o período de germinação, é o momento de encontrar o lugar definitivo onde a sua flor. Uma boa alternativa são pequenos lagos, fontes ou baldes com terra vegetal adubada no fundo. Pronto, agora é só esperar ela crescer e dar uma cara nova à decoração da sua casa ou jardim.

Gostou de saber o que significa a Flor de Lótus e qual a maneira correta de cultivá-la em casa? Então, conte para gente: qual a cor da planta você escolheu para embelezar o ambiente. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário