O que significa flor de lótus: saiba mais sobre

Compartilhar:


Talvez você não saiba, mas a flor-de-lótus tem diversos significados, principalmente se relacionada à cultura asiática. Pois é, para os orientais, esse tipo de planta significa pureza espiritual.  Ela também pode ser encontrada com nomes diversos como: lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia. Mas você sabe realmente o que significa flor de lótus?

Focando no lado mais científico, esse tipo de planta é considerada aquática, pois costuma florescer sob a água. O mais interessante sobre ela é que toda a noite suas pétalas costumam fechar e a flor submerge. Agora, ao receber os primeiros raios solares, a flor de lótus logo se abre e vigora novamente.

É possível encontrar citações sobre esse tipo de planta em diversas obras da literatura clássica asiática, principalmente explicando o que a flor de lótus representa. Dentro desse cenário, é possível associá-la com pureza, graciosidade e perfeição.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse tipo de planta e como cuidar dela, separamos algumas informações que você irá adorar. Vamos conferir?

Confira o significado da flor de lótus

Você sabia que, para florescer, a flor de lótus inicia pelas suas raízes fixadas na lama, em grande maioria no fundo dos lagos, até subirem à superfície e florescer com suas lindas pétalas. Esse simbolismo é muito forte e inspira diversas pessoas. Afinal, se uma planta tem a capacidade de atravessar a lama para dar origem à flor, nós também podemos.

O Egito também possui um significado para esse tipo de flor. Você deve estar pensando: o que significa flor de lótus para eles? Bom, eles acreditam que ela representa o nascimento e o renascimento muito por conta do movimento de abrir e fechar das pétalas conforme o movimento do sol. Já os hindus acreditam que ela representa a beleza interior.

Para você ter uma ideia, as sementes da flor de lótus podem ficar até 5 mil anos sem água. Elas fazem isso com o objetivo de aguardar o melhor momento de germinação como temperatura e umidade Por ser independente, ela controla sua própria temperatura, mantendo-se em 35º.

Como cuidar de flor de lótus?

Agora que você já sabe o que significa flor de lótus, é importante saber como cultivá-la. Para plantá-la, é necessário que seja aberta com ajuda de uma faca de ponta fina para que o interior possa se ramificar em flor.

Depois de fazer isso, as sementes precisam germinar em um local de vidro com água mineral morna. Normalmente, a planta é deixada em um local que recebe algumas horas de sol por dia até que as primeiras plântulas e raízes comecem a aparecer. Isso leva, em média, nove dias. É importante trocar a água do pote uma vez por dia.

Bom, após a germinação, coloque as sementes em um recipiente grande, com terra vegetal adubada. Faça alguns furos da base do pote. Coloque-o, em seguida, dentro de outro recipiente maior, cheio de água, para que o pote com terra fique submerso. Lembre-se de trocar a água do pote maior para evitar a ocorrência de larvas de mosquitos.

Quando surgirem as primeiras folhas, o vaso com a planta deve ser transportado para o seu local definitivo (lago, espelho d’água). 

Gostou das dicas  dadas pelo Blog da Cobasi e de saber o que significa flor de lótus? Que tal conferir outros artigos já produzidos por nossa equipe?

Conheça 8 tipos de substrato e saiba escolher o mais adequado para suas plantas

Plantas para jardim vertical: conheça as melhores espécies de plantas

Plantas para aquário: conheça as 5 melhores espécies e saiba como cuidá-las

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário