Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vedélia: saiba tudo sobre a rústica margarida do litoral

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor da planta vedelia
A vedélia é conhecida como a margarida do litoral

A vedélia é uma planta nativa do litoral brasileiro, com uma aparência bastante similar às margaridas. Ideal para cultivo em vasos, jardineiras e criação de canteiros, a espécie é perfeita para dar um toque rústico à decoração de qualquer ambiente. Venha com a gente e descubra tudo sobre essa espécie incrível!

Planta vedélia: características

A vedélia tem como nome científico Sphagneticola trilobat, mas pode ser chamada carinhosamente de Mal-me-quer e picão-da-praia. Pertencente à família Asteraceae, ela é conhecida por ser uma planta perene, ou seja, sua floração acontece durante todas as estações do ano.

Originária do litoral brasileiro, a vedélia chama a atenção pelo belo contraste de suas cores. Enquanto as folhas apresentam uma coloração verde bem escuras, as pequenas flores são em um tom amarelo claro. O que ajuda a criar um visual único para a decoração do jardim, varanda ou sala de estar.

Essa planta herbácea pode medir entre 30 e 40cm de altura e seus ramos rasteiros podem chegar a até 2 metros de comprimento, sendo ideais para proteger barrancos e taludes. Principalmente em regiões onde há risco de erosão do solo devido ao excesso de chuvas.

Uso medicinal da vedélia

Além de ser muito usada para proteção do solo e decoração de jardins, casas e apartamentos, a vedélia também possui propriedades medicinais. É isso mesmo! A planta possui contém propriedades fitoterápicas, ideias para o tratamento de:

  • afecções do trato respiratório;
  • infecções bacterianas;
  • inflamações;
  • hipertensão;
  • febre;
  • hipoglicemia;
  • cicatrização de ferimentos;
  • dores musculares e nas articulações;
  • entre outros.

Atenção: antes de fazer o uso medicinal da vedélia, procure a orientação de um médico especializado de confiança. Automedicação pode ser prejudicial à saúde e agravar o quadro clínico.

Planta vedélia: saiba como cultivar em casa

folhas de védelia
A Vedélia é uma planta nativa de encostas

Agora que você já conhece a planta vedélia, a versátil margarida do litoral, confira algumas dicas especiais para o apaixonado por jardinagem que deseja cultivá-la em casa. É muito simples, acompanhe!

Qual o melhor lugar para vedélia?

Como a vedélia é uma planta de clima tropical, resistente e acostumada a crescer em locais abertos, o ideal é que o vaso ou jardineira fique em locais à meia sombra ou a pleno sol. Lajes, varandas e jardins são os melhores lugares para o cultivo da planta.

Qual tipo de substrato é indicado para a planta?

O substrato indicado para o cultivo da planta é aquele rico em material orgânico. Por isso, opte por produtos que contenham em sua composição húmus de minhoca e esterco de vaca. No caso da Vedélia, não há necessidade da terra ser drenável, pois ela suporta bem solos úmidos e encharcados.

Como fazer a rega da planta vedélia

Por ser uma planta nativa de encostas e regiões alagadas, a rega da planta vedélia deve ser feita com bastante frequência. O recomendado é não permitir que o solo fique seco, pois ela pode ter dificuldades em absorver os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento.

É necessário fazer a poda da planta?

De maneira geral, por ser uma planta rústica, a vedélia não necessita de uma poda periódica e constante. Entretanto, para garantir a saúde dela, tenha sempre uma tesoura de jardinagem em mãos para remover folhas mortas ou ressecadas.

Depois de aprender como é simples cuidar da vedélia em casa e o seu uso medicinal, responda nos comentários: você teria uma planta rústica como essa no seu jardim?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário