Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Begônia asa de dragão: saiba como é simples cuidar dela em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores da begônia asa de dragão
A begônia asa de dragão recebe esse nome por causa do formato das flores.

A begônia asa de dragão é uma planta conhecida pelo formato das folhas e a coloração forte de suas flores. Com um tamanho compacto, ela é uma ótima alternativa para dar mais vida à decoração de qualquer ambiente. Confira como é simples cuidar dessa planta em casa.

Begônia asa de dragão: origem e características

A begônia asa de dragão é uma planta nativa do continente da América do Sul, mais precisamente da Bolívia. Com o nome científico de begônia cinnabarina ela é uma espécie perene que pode medir de 20 a 30cm de altura no auge de sua floração.

Além do formato das folhas que lembram as asas de um dragão, esse tipo de begônia é conhecido pela variedade de cores de suas flores. Elas podem ser encontradas simples ou dobradas em tons de vermelho, amarelo, laranja e branco. Seu cultivo é indicado tanto em vasos quanto em jardineiras ou na criação de canteiros diretamente no jardim.

Conheça outros tipos de begônias

O universo das begônias é bastante amplo e diverso. Além da begônia asa de dragão, o apaixonado por jardinagem, decoração e paisagismo pode encontrar uma grande variedade de opções para decorar a casa. As mais comuns encontradas em lojas especializadas são:

Begônia asa de dragão: como cuidar

vaso com begonia
A asa de dragão precisa de muita iluminação para se desenvolver

Depois de conhecer a origem e as principais características da begônia asa de dragão, que tal aprender como é simples cuidar e cultivar a planta em casa? Acompanhe o passo a passo a seguir e tenha uma linda plantinha decorando o melhor ambiente do seu apartamento.

Qual o melhor lugar para a begônia asa de dragão?

Por ser uma planta de clima tropical, o melhor lugar para cultivar a begônia é em ambientes à meia sombra e protegida das correntes de ar. Ela precisa receber a iluminação dos raios do sol, entretanto sem contato direto, pois podem queimar e machucar suas flores e folhas.

Escolha um substrato drenável

Tão importante quanto escolher um local bem iluminado e protegido para a sua planta, comprar o substrato adequado também é fundamental. A terra deve ser rica em matéria orgânica como, por exemplo, com húmus de minhoca e esterco, além de ser drenável para facilitar o escoamento do excesso de água.

Devo adubar a begônia asa de dragão?

Sim, toda planta considerada perene precisa de fertilização periódica para poder se desenvolver e se manter saudável. O indicado é fazer a adubação com produtos orgânicos, uma vez por semana em caso de cultivo em vasos e jardineiras e a cada 15 dias para plantio diretamente no jardim.

Como regar a begônia asas de dragão?

A begônia requer a rega diária durante as estações mais quentes do ano, como a primavera e o verão. O importante é manter o solo úmido para que ela tenha facilidade em absorver os nutrientes, porém evitar que ele fique encharcado, pois isso favorece o apodrecimento das raízes.

É necessário fazer a poda da planta?

Não. Um dos fatores que torna a begônia fácil de cuidar é que ela é uma planta que não necessita de podas regulares. Nesse sentido, o único cuidado é fazer a remoção de folhas e flores caso elas estejam amareladas ou mortas. 

Após aprender os cuidados necessários para cultivar a bela begônia asa de dragão, conte para gente: qual das cores dessa planta você gostaria de ter em casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário