Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Unguento para cachorro: tire todas as dúvidas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Unguento em pet

O unguento para cachorro pode um grande aliado no tratamento de complicações de machucados na pele. Afinal, feridas abertas e não tratadas podem acabar infestadas por ovos de mosca. E quem já viu não esquece: há poucas imagens mais agoniantes do que larvas comendo um animal vivo.

Continue a leitura e saiba o que é unguento, se tem risco do animal lamber a pomada e como utilizar o medicamento.

O que é unguento?

De modo geral, o unguento para cachorro é um creme de aplicação tópica que contém ingredientes medicinais. Em sua origem, a pomada foi desenvolvida com finalidade cosmética, além de medicamentosa, sendo um importante veículo de perfumes.

Na medicina veterinária, porém, o unguento para animais é utilizado sobretudo para o tratamento de diversas condições de pele como infecções, bicheiras, queimaduras e machucados. Por ser resinoso, o unguento adere melhor à pele e é utilizado no tratamento de cães, gatos, bois, cavalos e outros animais.

Apesar de sua popularidade, não é recomendada a utilização sem a indicação de um médico-veterinário sob risco de alergias e outros desdobramentos.

Para que serve a pomada unguento em cachorro?

As moscas depositam seus ovos em feridas abertas e as larvas se alimentam dos tecidos

Os unguentos mais comuns em cuidados com pets são aqueles para o tratamento de miíases, principalmente aquelas popularmente conhecidas como bicheira ou berne.

A miíase é uma infestação de larvas de mosca que se alimentam dos tecidos subcutâneos dos animais. E todo machucado aberto e não higienizado em animais de sangue quente está sujeito a fazer parte do ciclo reprodutivo dessas moscas.

Isso significa que infecções larvais desse tipo podem acometer tanto aos pets e animais de fazenda quanto a nós. Por isso o unguento mais utilizado no tratamento de lesões na pele de animais tem uma fórmula desenvolvida especialmente para o tratamento das miíases.

As três funções do unguento

Em geral, os unguentos de combate às miíases têm três funções principais: cicatrizar o machucado, eliminar as larvas e afastar os insetos para evitar a recontaminação. 

1. Cicatrizar feridas

Por ser cicatrizante, o unguento para cães e gatos também é útil no tratamento de machucados limpos. O que é uma boa notícia, afinal todo animal está sujeito a lesões superficiais da pele, seja por arranhões, mordidas ou cortes.

Mesmo os animais de apartamento convivem com esses machucados, embora em menor escala. Ou seja, pequenos machucados que eventualmente aconteçam durante a tosa ou depois de procedimentos cirúrgicos precisam ser tratados para não infeccionar.

A primeira medida, então, é a higiene. Em seguida, com a assepsia da área machucada já feita, deve-se aplicar o unguento cicatrizante para acelerar o processo de cura.

Mas lembre-se: o unguento é um medicamento e só deve ser usado com orientação médica.

2. Repelir insetos

A segunda função é afastar os insetos do machucado. O unguento não só vai fazer a cura ser mais rápida e efetiva como também vai funcionar como repelente para os insetos que depositam ovos nos machucados de animais de sangue quente.

O ciclo reprodutivo de várias moscas apresenta períodos carnívoros, especialmente na fase larval. Após romperem os ovos, as larvas se alimentarão do animal até chegarem à fase de pupa quando se soltam do corpo.

3. Eliminar as larvas

Até agora já vimos que o medicamento espanta as moscas e mantém o machucado limpo. Porém, caso a miíase já tenha se instalado, o terceiro efeito do unguento se torna um elemento fundamental para recuperar a saúde do animal machucado.

Assim, ao atuar também como larvicida, o unguento interrompe o ciclo reprodutivo dos parasitas e garante a recuperação do animal. Por fim, não se esqueça: se notar que seu animal está com miíase procure o veterinário para indicar o tratamento e remover as larvas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Izabela Nunes disse:

    Meu cachorro lambeu essa pomada, e está vomitado bastante.. o que devo fazer ?? Ela faz mal

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      De acordo com o acontecido, a nossa recomendação é que leve o animal ao veterinário o mais rápido possível, pois somente o profissional poderá indicar um remédio para vômito de cachorro adequado, inclusive com as recomendações das dosagens e duração do tratamento.

  2. Vilmar disse:

    Unguento pode ser usado em humanos?

  3. Patricia Helena disse:

    Ola. Vocês sabem se unguento pode ser eficaz contra Malassezia nas patas e coceira , em excesso?

Deixe o seu comentário