Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio da Paz: saiba como cultivar a planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Saiba aqui como cultivar o seu lírio da paz

O lírio-da-paz é uma das espécies de plantas mais charmosas e conhecidas, porém necessita de uma série de cuidados para se desenvolver bonita e saudável. Por causa disso, nós preparamos algumas dicas para ajudar você a cuidar do seu lírio-da-paz corretamente. Aproveite!

Lírio-da-paz: principais características

O lírio-da-paz é uma planta para ser cultivada em ambientes abertos e bastante arejados, mas é comum encontrá-la decorando o interior de casas e apartamentos. Por isso, ela é uma boa opção para dar um toque diferente a ambientes iluminados como a sala de estar, cozinha e varanda, por exemplo.

Com o nome científico de Spathiphyllum wallisii esse tipo de planta tem como destaque a cor branca de suas pétalas que protegem a espiga central. A combinação com as folhas verdes brilhantes cria um visual único e encantador.  

Apesar de ser uma espécie de planta originária do clima tropical da América do Sul, o lírio-da-paz não lida bem com a luz solar. Em virtude disso, é recomendado que ela seja cultivada sempre em locais à meia sombra, podendo receber a energia solar necessária sem queimar suas folhas.

Como plantar lírio-da-paz: passo a passo

O lírio-da-paz pode ser plantado tanto em vasos quanto no solo. Como trata-se de uma espécie que atinge tamanho médio, basta um lugar com espaçamento adequado para as raízes terem espaço suficiente para se desenvolver.

A seguir, confira o passo a passo de como plantar lírio-da-paz:

Passo 1: Faça uma cova maior que o torrão da muda. Se o plantio for em vaso, ele precisa também ser maior que o vaso atual da planta. 

Passo 2: Adicione no fundo da cova ou vaso um pouco de areia, responsável por ajudar a facilitar a drenagem.

Passo 3: O lírio-da-paz precisa ficar centralizado, para isso deixe-o nivelado ao solo ou à borda do vaso. 

Passo 4: Combine a areia com um composto orgânico de húmus de minhoca, ou se preferir, substrato, casca de pinus, pedras ou seixos. Aperte para fixar a muda.

Passo 5: Após o transplante, a planta vai precisar de rega. Depois de  20 dias você já pode fazer a primeira adubação.

São etapas simples, não é mesmo? Depois de tudo feito, é só seguir com os cuidados necessários que o lírio-da-paz demanda. A seguir, detalhamos quais são essas ações que devem ser aplicadas regularmente. 

Como cuidar do lírio-da-paz?

Saiba como cultivar o lírio da paz

Agora que você já conhece as principais características e como plantar esse tipo de lírio, que tal conferir algumas dicas para cuidar do seu lírio-da-paz do jeito que ele merece? Conheça o que é necessário para o melhor desenvolvimento da planta.

1. Lírio da paz precisa de rega frequente

Assim como qualquer outra planta, o lírio-da-paz precisa ser cultivado em um solo úmido para absorver os nutrientes necessários para o seu crescimento. O ideal é fazer a rega borrifando água em todas as folhas para refrescá-las, o que também ajuda ela a ficar livre de poeiras e resíduos.

Mas, quando regar lírio-da-paz? Nas épocas mais quentes do ano, como o verão, o ideal é regar o lírio de três a quatro vezes por semana. Já, quando o clima fica mais fresco, o indicado é regá-lo de duas a três vezes por semana.

Uma dica importante é: antes de fazer a rega da sua planta, medir a umidade do substrato com o dedo. Se a terra estiver úmida, não há a necessidade de fazer a rega, pois água em excesso é prejudicial ao lírio-se de que o vaso tenha uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água nas raízes.

2. Procure um local à meia sombra

Essa espécie adora uma boa iluminação, porém, o lírio não deve ficar exposto diretamente ao Sol. Por isso, ao escolher o local onde ficará o vaso com a sua planta, dê preferência a locais com meia sombra como, por exemplo, próximo a janelas ou em varandas fechadas.

3. A poda é importante para a manutenção

como cuidar de lirio da paz
O Lírio-da-paz é uma planta de jardim discreta para usar na decoração de ambientes.

Todas as plantas precisam de manutenção e com o lírio não poderia ser diferente. A cada três meses é necessário realizar a poda de manutenção. Essa é uma boa maneira de mantê-la saudável, forte e bonita.

Para realizar esse procedimento, comece separando uma tesoura de jardinagem adequada. Em seguida, corte as folhas bem rentes ao solo. Caso perceba a existência de muitas folhas queimadas ou murchas, remova completamente o ramo.

4. Temperatura e Umidade

O lírio-da-paz prospera em condições moderadas e umidade. Portanto, a temperatura ideal é entre 18°C e 24°C. 

5. Fertilização é essencial

Uma forma de garantir o crescimento saudável do lírio é utilizar soluções de fertilização. Para isso, é importante fornecer os nutrientes necessários, as dicas são:

  • faça uma fertilização moderada. Durante a primavera e o verão, aplique o fertilizante equilibrado a cada dois meses;
  • cuidado para não fertilizar em excesso, ou seja, acúmulo de sais no solo.

Gostou de saber como cuidar do lírio-da-paz corretamente? Além de ser uma ótima alternativa para decorar ambientes, a planta requer baixa manutenção. Lembre-se sempre de observar como está o seu crescimento e de atender às suas necessidades, aqui na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para cuidar de lírios.

como cuidar do lírio-da-paz

Com atenção adequada, o seu lírio-da-paz vai deixar o seu jardim muito mais lindo e elegante. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Além disso, queremos saber: conte para gente qual lugar da casa você escolheu para abrigar a sua planta? Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Paulo Pessôa disse:

    Excelentes e completas informações sobre o cultivo do lírio da paz.

Deixe o seu comentário