Nossos pets não estão livres de doenças e conhecer os sintomas de problemas nos rins em cães e gatos é muito importante para iniciar o tratamento o quanto antes. Os cuidados precoces estão diretamente ligados com a saúde do animal, já que uma vez danificados, esses órgãos não se recuperam.
Além de muito perigosas, as doenças renais em cães e gatos também são muito comuns. Continue a leitura e saiba mais.
O que são as doenças renais?
As doenças renais são aquelas que acometem a capacidade dos rins de filtrarem o sangue removendo impurezas e eliminando na urina do animal. Além dessa função, esse importante órgão ainda produz hormônios, mantém nutrientes no organismo e regula a temperatura.
Se os rins não funcionam bem todo o organismo do animal fica descompensado.
Também chamada de insuficiência renal, essa enfermidade poder ser aguda ou crônica. A insuficiência renal aguda pode acontecer em consequência de infecções, parasitas ou intoxicação. Apesar de acometer o animal de forma mais grave, muitas vezes exigindo a internação, ela pode ser revertida mais facilmente.
Já a insuficiência renal crônica compromete o funcionamento dos rins de forma mais definitiva e costuma acontecer com animais idosos. Conheça outras causas comuns para problemas de rins em cães e gatos:
- Idade avançada
- Predisposição de certas raças
- Alterações congênitas
- Infecções
- Parasitoses
Fazer o acompanhamento veterinário anual é fundamental para identificar problemas renais no início e impedir que a doença evolua.
Sintomas de problemas nos rins em cães e gatos
Conhecer os sintomas de problemas renais em cães e em gatos pode ajudar os tutores a prestarem cuidados de forma precoce e mais efetiva.
Alguns dos sintomas de problemas nos rins são comuns em diversas doenças. São eles:
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Vômito
- Apatia
- Urina em excesso ou escassez
No entanto, alguns outros sintomas de problemas nos rins, quando associados à esses, podem ajudar no diagnóstico. São eles:
- Úlceras na boca
- Aumento no consumo de água
- Mau hálito
Em casos graves ainda podem acontecer convulsões.
Tratamento de problemas renais em pets
As doenças renais são silenciosas e, por isso, o acompanhamento veterinário é muito importante. Se o profissional levantar a suspeita em uma consulta de rotina ou em decorrência de sintomas. Serão pedidos exames de urina, sangue e, em alguns casos, ultrassom abdominal.
Constatada a doença, o tratamento será feito de acordo com o nível de comprometimento dos rins do animal. Cada veterinário possui uma conduta diferente, mas, no geral, é indicada a uma ração medicamentosa específica para problemas renais, uso de medicamentos e, em alguns casos, a fluidoterapia.
Todo o tratamento visa não sobrecarregar os rins e reduzir níveis de proteínas no sangue do animal.
Gostou do conteúdo? Confira outros posts sobre cuidados com a saúde do seu pet.