Calopsita pode comer almeirão? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita pode comer almeirão? Descubra!

Quer saber se calopsita pode comer almeirão? Então, nós vamos te ajudar! O almeirão é um tipo de hortaliça, muito parecida com a chicória, só que com as folhas mais longas.

Muito rico em vitaminas A, C e naquelas do complexo B, é excelente para contribuir com uma boa ingestão de nutrientes no dia a dia. No entanto, quando falamos sobre o que calopsita come, fica a dúvida se o almeirão é um desses alimentos.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir!

Afinal, a calopsita pode comer almeirão ou não?

Afinal, a calopsita pode comer almeirão ou não?

Boa notícia: o almeirão faz parte da lista de alimentos seguros para você oferecer para a sua calopsita. Como sempre dizemos aqui, quando for oferecer alimentos naturais para os seus pets, o melhor é optar por aqueles que são orgânicos.

Além disso, é fundamental fazer uma boa higiene das folhas antes que a ave comece a comer. Essa higiene tem como objetivo evitar a ingestão de micro-organismos que possam provocar doenças graves, como a giardíase. Essa é uma doença séria e infelizmente é muito comum entre pássaros como a calopsita, podendo até mesmo levar o pet à morte.

Além da higiene da folha antes do consumo, é preciso tomar cuidado com a maneira como você vai servi-la. Coloque uma quantidade pequena, e dê preferência aos momentos em que você vai estar em casa para que possa ficar atento.

Se depois de duas horas o pet não tiver consumido o alimento todo, tire o que sobrou o jogue fora, fazendo uma boa higiene do comedouro e da gaiola da calopsita. Assim você evita atrair insetos interessados em restos de comida e também previne a proliferação de bactérias e fungos, que usam alimentos apodrecidos para se multiplicar.

Não exagere na oferta de almeirão, e lembre-se de que a base da alimentação da sua calopsita deve ser uma ração balanceada e o chamado mix de sementes.

Cuidados diversos com a calopsita

Cuidados diversos com a calopsita

Além de escolher uma gaiola adequada e de oferecer alimentos de qualidade para o seu pet, você deve manter consultas regulares com o médico veterinário para acompanhar o crescimento e o estado geral de saúde do seu pássaro.

Uma calopsita com dois meses, por exemplo, ainda é considerada um filhote. Por isso, junto com um médico veterinário você precisa entender como deve ser feita a alimentação da ave, além dos cuidados básicos com sua higiene e temperatura corporal.

Se o seu filhote de calopsita estiver com os pais, vai aprender com eles como se alimentar e se manter limpo, além de receber uma bela ajuda para se aquecer. Caso você esteja sendo a mãe ou pai desse pet, precisa avaliar em que estágio está a alimentação dele.

Os bebês de calopsita ingerem apenas uma papa oferecida pelos próprios pais até no mínimo um mês de idade. Entre um mês e dois meses e meio, essa oferta começa a ser misturada com o consumo de sementes. Apenas depois desse período a pequena calopsita terá condições de comer sozinha para se manter.

Se o seu filhote não tem os pais por perto, consulte o veterinário a respeito da papa específica para bebês de calopsita, a quantidade diária recomendada para ingestão, e como você deve fazer esse preparo.

Para saber mais sobre como cuidar dos filhotinhos de calopsita, confira esse artigo que selecionamos especialmente para você em nosso blog.

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário