Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adubação foliar: saiba o que é e os benefícios para as plantas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Adubação foliar

Você já ouviu falar de adubação foliar? Ela é um método de fertilização líquida de macro e micronutrientes para as folhas das plantas, sendo muito usada como complemento à adubação tradicional em solo. Descubra o que é esse método e como aplicar em sua horta ou plantação. Confira!

Adubação foliar: o que é?

A adubação foliar tem o mesmo objetivo da fertilização convencional, a principal diferença está na aplicação do produto. Enquanto na primeira os nutrientes são absorvidos pelas raízes, na foliar, são as folhas das plantas que servem como receptores. O objetivo da fertilização foliar é garantir suporte nutricional extra para que a planta possa se desenvolver.

Quando usar adubação foliar?

A adubação foliar deve ser usada apenas como complemento nutricional, nunca substituindo a fertilização tradicional. Antes de optar por essa técnica, o recomendado é fazer a análise foliar para entender as reais necessidades da sua planta. Caso haja déficit de nutrientes, é possível oferecer adubo orgânico ou mineral diretamente nas folhas.

Essa estratégia é indicada para o planejamento de praticamente todas as espécies cultivadas. Pois, ela tem a capacidade de potencializar a produtividade e proporcionar respostas rápidas de crescimento e desenvolvimento. 

Tipos de fertilização foliar

Adubação foliar
A adubação foliar é uma técnica indicada para fornecer nutrientes às plantas envolvendo a assimilação de nutrientes.

De acordo com especialistas em agronomia, há três tipos de fertilização foliar, a preventiva, a corretiva e a complementar. Cada uma delas possui características e objetivos específicos. Conheça melhor essa variedade e a hora certeza de fazer a aplicação:

Fertilização preventiva: é feita de forma antecipada para prevenir o déficit nutricional das plantas.

Fertilização corretiva: é usada para corrigir déficit de nutrientes na planta e requer análise prévia, antes da aplicação.

Fertilização foliar complementar: esse tipo é o mais comum, sendo usado para complementar a oferta de vitaminas e minerais oferecidas pela adubação tradicional.

Adubação foliar: Quais os benefícios da aplicação?

Além dos benefícios relacionados à saúde e melhor desenvolvimento das plantas, o uso da técnica da adubação foliar traz outros ganhos ao cultivo em larga escala. Os demais benefícios dessa prática são:

  • impulsionar a produtividade e crescimento das plantas;
  • maior absorção dos micronutrientes, como zinco, cobre, ferro e boro;
  • ação imediata para corrigir déficit durante o ciclo de crescimento;
  • sistema de absorção eficaz em condições de seca, solo encharcado e outros;
  • distribuição uniforme dos nutrientes;
  • auxiliar no desenvolvimento e produção de frutos e floração.

Como fazer adubação foliar?

Para realizar esse método de adubação, você precisará de um fertilizante foliar e de um pulverizador. Dilua o produto em água de acordo com as orientações do fabricante e, em seguida, coloque dentro do recipiente do pulverizador.

Após esse processo, basta borrifar o líquido diretamente nas folhas para otimizar a absorção dos nutrientes.  O melhor horário para fazer a adubação foliar é no fim do dia, assim você otimiza a absorção e evita queimaduras a partir do contato da solução com os raios do sol.

Adubação foliar X convencional: qual é mais eficaz?

Em uma comparação entre os métodos de adubação foliar e o uso de adubos tradicionais, podemos concluir que a fertilização direto nas folhas das plantas é a mais eficaz.  A explicação é bem simples, pois a adubação das folhas favorece a absorção mais rápida das vitaminas e minerais, garantindo o equilíbrio nutricional e crescimento mais rápido da planta.

Adubação foliar
A fertilização foliar é muito importante para evitar a perda de nutrientes por volatização, lixiviação, adsorção e erosão.

Além disso, o modo de adubação tradicional oferece alguns riscos à saúde da planta como, por exemplo, a lixiviação. Que é um processo de “lavagem” do solo e que diminui a absorção de nitrogênio e potássio pelas raízes, o que causa um grave déficit de nutrientes nas folhas das plantas.

Adubação foliar: cuidados durante a aplicação

Após conhecermos as principais características da adubação foliar e os seus benefícios para o cultivo de plantas, vamos falar sobre os cuidados necessários para utilização da técnica. Seguindo essas orientações, você terá sucesso na aplicação desse método e atingirá os resultados desejados. Acompanhe.

Atenção aos fatores externos

Equipamento de aplicação, quantidade de água, temperatura, luz e umidade do ar são alguns dos fatores externos que precisam de atenção durante a aplicação.  Eles são essenciais para garantir a absorção correta dos nutrientes pelas folhas e o desenvolvimento pleno e saudável da planta.

Cuidados com os fatores internos

Chamamos de fatores internos questões relacionadas à estrutura da planta cultivada. As características e a composição química da folha devem ser levadas em consideração antes de iniciar a fertilização foliar, para a maior assertividade na adoção da técnica.

Qual é o custo-benefício da adubação foliar?

O custo-benefício do uso da estratégia pode ser considerado positivo, principalmente nos casos em que sua aplicação seja realizada em cultivo de plantas em larga escala ou jardins. Por se tratar de um processo completo e corretivo de fertilização, o custo para a aplicação da técnica é baixo em relação aos benefícios que oferece para a horta, por exemplo.

Queremos saber: gostou de conhecer mais sobre adubação foliar? Essa é uma estratégia bastante eficaz para cuidar da sua planta. Conte-nos a sua experiência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Angelita disse:

    Gostei muito desse tipo de adubação. Gostaria de saber se ela tbem e adequada para orquídea, rosa do deserto e roseiras em geral??

Deixe o seu comentário