Baratas transmitem doenças: entenda os riscos e como prevenir

Com colaboração: Lysandra Barbieri   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
barata francesinha transmite doença

As baratas transmitem doenças e apresentam um risco significativo à saúde dos humanos e animais de estimação. Por transitarem por esgotos, lixos e outros ambientes sujos, esses insetos são vetores de enfermidades como a furunculose, lepra, tuberculose e poliomielite.

Por serem importantes vetores mecânicos de patógenos, uma única barata pode chegar a ter 250 milhões de microorganismos. E o contato por meio de alimentos e objetos que ficam expostos são o suficiente para provocar riscos à saúde. 

A seguir, conheça as principais doenças transmitidas por baratas e como proteger toda a sua família.  

Quais doenças são disseminadas por baratas?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as baratas são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias. Entre as principais estão:

  • furunculose (presença de furúnculos);
  • hanseníase;
  • poliomielite;
  • hepatite A;
  • parasitoses;
  • meningite;
  • pneumonia;
  • diarreia.

Além dessas doenças, podemos destacar algumas condições que são potencialmente perigosas à saúde humana, como:

Salmonelose

É uma infecção bacteriana causada por espécies de Salmonella, que pode gerar sintomas tipicamente associados à intoxicação alimentar, incluindo: diarreia, febre e vômito. Geralmente, a doença manifesta-se dentro de 12 a 72 horas após a exposição.

Febre Tifoide

Trata-se de uma infecção bacteriana grave causada pela bactéria Salmonella Typhi. Este patógeno está particularmente ligado a distúrbios gastrointestinais como constipação ou diarreia, além de apresentar febre alta, dores de cabeças e musculares, condições que podem desidratar o corpo.

E. coli

Escherichia coli é uma bactéria que reside naturalmente nos intestinos de humanos e animais. Embora sejam inofensivas e desempenhem papéis importantes no trato gastrointestinal, há bactérias do gênero que são patogênicas e podem levar a intoxicação alimentar grave.

Os principais sintomas de uma infecção por E. coli são: diarreia, que geralmente é sanguinolenta e cólicas abdominais.

Asma e outras alergias

As baratas também podem causar alergias e asma, quando sua saliva, fezes e exoesqueletos soltos se tornam partículas de poeira e são inaladas.

Esses alérgenos são particularmente potentes para pessoas com sensibilidades respiratórias, resultando em reações alérgicas graves e episódios asmáticos.

Como as baratas espalham doenças?

baratas transmitem doença

De modo geral, as baratas são vetores para vários patógenos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Que são transmitidos, principalmente, por meio de suas fezes e saliva, além do contato direto com alimentos, superfícies ou utensílios.

Então, à medida que vasculham o lixo, andam em tubulações de esgotos e outras áreas contaminadas, as baratas servem como reservatórios de patógenos.

Ao entrar nas casas e ter contato, por exemplo, com comidas, acabam depositando os microorganismos que podem ser tocados ou até ingeridos. 

Mas, além disso, conversamos com a veterinária Lysandra Barbieri que esclareceu:

“Devido a sua alta capacidade de proliferação e os locais por onde andam, as baratas podem carregar microrganismos como bactérias, que podem causar doenças. Mas, é importante validar que a barata em si não possui nenhuma doença que seja transmissível”, contou.

Como prevenir doenças causadas por baratas

Existem ações preventivas para combater doenças causadas por baratas. Os cuidados envolvem medidas que limitam o acesso dos insetos a ambientes internos e, assim, reduzir seu potencial de contaminação. 

Confira alguns cuidados básicos recomendados:

  1. Limpe regularmente os espaços da sua casa, superfícies e áreas de alimentação, com objetivo de eliminar resíduos que possam atrair as baratas.
  2. A higiene adequada das mãos é fundamental, especialmente antes de preparar alimentos, comer ou após manusear resíduos.
  3. Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, fendas e outros pontos de entrada potenciais em sua casa pode impedir significativamente o acesso de baratas.
  4. Mantenha os alimentos guardados em recipientes fechados.
  5. Evite deixar detritos e restos de alimentos sobre a pia.
  6. Sempre manter o lixo em recipientes fechados.
  7. Colocar tampas em ralos de áreas lavadas, como banheiros e pias.
  8. Use inseticida de uso doméstico contra baratas (leia atentamente o rótulo e os cuidados ao utilizar em casa com crianças e animais).

Ao combinar essas práticas, é possível reduzir efetivamente os riscos e garantir um ambiente de vida mais saudável. No Blog da Cobasi você encontra mais dicas para evitar baratas na sua casa. Confira!

barata transmite doença para cachorro

O conteúdo te ajudou? No pet shop online da Cobasi você encontra inseticidas e repelentes que ajudam a manter os pets, casa e família protegidos contra a presença de insetos e parasitas.

Lysandra Barbieri

Com colaboração: Lysandra Barbieri

Médica-Veterinária | CRMV/SP - 44484

Formada em Medicina Veterinária pela UNESC - Campus Colatina, Lysandra é apaixonada pelos seus pets adotados: Pretinha, Cabrita e Tuí. Cada um deles reforça sua dedicação à Medicina Veterinária e reflete seu amor pelos animais.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário