Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Borzoi: elegante e típico cão de caça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
borzoi

Caçador nato, o Borzoi é daqueles cães com uma aparência física peculiar devido ao seu corpo longo. Transmite, também, um semblante elegante e digno, como se fosse um animal presente em alguma família das mais altas classes sociais. E não perde o seu faro característico, de estar alerta na busca por uma presa. 

Venha conhecer mais sobre esse singular cão russo, o Borzoi! 

​Qual a origem do Borzoi?

A origem do Borzoi é repleta de cães ancestrais fortes e caçadores, como o Koutsi e Loshaya, usado desde o século XV na Rússia. Ambos os cães eram pertencentes a grandes líderes russos, como Ivan, o Terrível. Os dois cachorros mestiços se tornaram uma espécie de modelo para o que viria a ser o Borzoi. 

Após o cruzamento com outras raças nos séculos posteriores, o Borzoi se desenvolveu como um cão ágil, vigilante e rápido ao perseguir a sua caça. Era hábil para correr como um raio, enfrentando a presa de forma instantânea e corajosa. Todas essas características o ajudou na caça selvagem, seja em distâncias curtas ou longas e nos terrenos irregulares. 

Em 1888, na Sociedade de Caçadores de Moscou, adotou-se o primeiro padrão do Borzoi, especificando um único tipo entre todos os seus representantes. 

Características do cachorro Borzoi

borzoi

De tamanho grande, o Borzoi tem uma estrutura robusta e seca, com pernas muito altas, corpo relativamente estreito e construção um tanto alongada. Em geral, as fêmeas são mais longas que os machos. 

A cabeça é longa, estreita e em simetria com o restante de sua aparência, aspectos semelhantes ao seu comprido focinho. Conta com olhos grandes e escuros, e também com orelhas pequenas e finas. Já a sua pelagem é vasta, sedosa e pode ser ondulada ou formar grandes cachos. 

A ossatura do Borzoi é forte e possui pele ajustada e sem rugas, além de uma musculatura bastante desenvolvida, sobretudo na região das coxas. Bem equilibrado, chama a atenção pela harmonia das formas e de movimento, o que caracteriza uma elegância notável e tom aristocrático ao animal. 

Comportamento típico da raça

Apesar de ser um cão conhecido pela caça, o Borzoi tem um temperamento tranquilo, calmo e equilibrado. Inclusive, chega a ser sensível e agradável, embora também mostra um lado que representa a indiferença com as pessoas. 

Com relação à caça, a história é diferente. Antes de encontrar a presa, ele exibe um trote lento e até uma caminhada. No momento que avista a caça, o cão se excita imediatamente e tem um olhar que pode ser considerado penetrante, conseguindo enxergar uma longa distância. Impulsivo, é na hora da perseguição que ocorre a demonstração do galope completo, uma mescla de força, glamour e graciosidade correndo a mais de 50 km por hora.

Como cuidar da raça Borzoi?

Por se tratar de um cão ativo, o tutor deve levar o Borzoi para passear e fazer exercícios com boa frequência. Se possível, escolha um local seguro com amplo espaço para ele correr, visto que é um amigo com características para se exercitar ao ar livre. Na rua, a indicação é andar somente de coleira e guia. Como falamos de um cachorro com instituto de caça, redobre a atenção ao soltá-lo junto de outros animais. 

O cuidado com a pelagem não é tão complicado quanto parece, mesmo com o cachorro soltando muitos pelos em algumas épocas. Uma escovação constante garante a conservação da pelagem e evita que haja uma grande quantidade de fios mortos. Para isso, tenha uma escova apropriada para o seu pet!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário