Brincadeiras para gatos: como entreter seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
brincadeiras para gatos

Quando se adota um pet, uma das coisas mais importantes é passar um tempo com ele, certo? Nem que seja alguns minutos do seu dia, porque, na maioria das vezes, até mesmo os gatos mais independentes e menos carinhosos sentem falta dessa atenção. Por isso, inventar brincadeiras para gatos e dar a eles brinquedos são coisas essenciais.

Ter esse tipo de distração e receber amor também é ótimo para a construção da gatificação, que nada mais é do que tornar o ambiente do gato adaptado para atender às necessidades dele.

Por isso, é necessário preparar um local onde ele se sinta à vontade, bem e feliz. Neste texto trouxemos algumas ideias de brincadeira. Confere só!

A importância das brincadeiras para gatos

Animado não é o primeiro adjetivo que vem à cabeça quando o assunto é gato. Os felinos não carregam a fama de preguiçoso à toa. Mas apesar de adorarem um cochilo, os exercícios físicos também são de extrema importância para eles. Para garantir uma boa qualidade de vida para seu amigo, é essencial estimular a natureza caçadora dele.

A falta de estímulo gera problemas emocionais e também físicos no bichinho. Por isso, não o deixe parado e procure sempre criar novas brincadeiras para gatos. 

Como fazer brincadeiras para gatos

Como vimos, os gatos são animais com instintos de caçadores, graças a seus antepassados. Por isso, brincar com eles não é o mesmo que com cachorros, por exemplo. Os felinos precisam de mais do que um brinquedo balançando na mão. É necessário que algo esteja simulando suas presas e que prenda sua atenção. 

Uma brincadeira que você pode fazer com seu amigo animal, sendo ele filhote ou adulto, é fingir que é a presa dele, imitando um pássaro ou um rato da forma mais realista possível. Além de tudo, também é essencial que se tenha paciência para estabelecer a brincadeira com ele.

brinquedos para gatos

As melhores brincadeiras

Nem todos os gatos vão gostar das mesmas brincadeiras, por isso o ideal é que o tutor experimente várias delas, para saber de qual o pet gosta mais.

Varinha – Esse tipo de brinquedo serve como simulador de voo de borboletas e pássaros, além de poder ser usado como uma espécie de presa em fuga, como um rato.
É importante que o objeto esteja a uma distância correta e que o tutor mexa com a varinha imitando os outros animais, tornando a brincadeira mais real.

Túnel – Com o túnel, o gatinho consegue se esconder, planejando as emboscadas para capturar a presa criada pelo tutor. Esse brinquedo também pode ajudá-lo a gastar energia correndo. 

Bolinhas – Essa é, provavelmente, a favorita de 90% desses felinos, principalmente porque até coisas que não são brinquedos acabam virando bolinhas para ele. Seja jogando, imitando uma presa ou apenas deixando que seu pet role com ela pela casa, essa é uma ótima forma de distração e também de passar o tempo com o bichinho. 

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário