Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Os 10 melhores brinquedos para gatos

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Os 10 melhores brinquedos para gatos
O ratinho é um dos melhores brinquedos para gatos

Os melhores brinquedos para gatos fazem toda a diferença na vida do seu bichano! Isso porque esses animais incríveis precisam ser estimulados, tanto física quanto mentalmente, para se manter em forma e equilibrados.

Os brinquedinhos para gato são aliados do tutor na hora de ter momentos de qualidade e conexão com seus pets, ajudam a manter os felinos saudáveis e dentro da faixa de peso ideal e, ainda por cima, contribuem para a preservação dos móveis e objetos da casa. Só vantagens!

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir o melhor brinquedo para gato de acordo com as características do seu companheiro. Vamos lá!

Melhores brinquedos para gatos: top 10 escolhas dos tutores

Gato brinca com a varinha de brinquedo para gatos
As varinhas são brinquedos ótimos para interagir com seu gatinho

Existem vários tipos de brinquedos especiais para gatos. Muitas opções são ideais para que o tutor brinque com o pet, mas outras tantas podem ser utilizadas pelo peludo nos momentos em que está sozinho em casa. O importante mesmo é garantir a oferta de brinquedos próprios para o pet, para que ele não se machuque com alguma coisa inadequada. 

O médico-veterinário Bruno Sattelmayer, da Educação Corporativa da Cobasi, além de profissional de saúde animal é também um grande gateiro, ou seja, um tutor apaixonado por gatos. Segundo ele, os gatos são tão únicos e especiais que se fazem cada dia mais presentes na nossa vida e, claro, dentro da nossa casa.

Bruno diz que, enquanto escrevia esse depoimento para a Cobasi, travou uma batalha amistosa com a gata Eugênia. “De maneira sorrateira e caçadora, ela trata o mouse do computador como um brinquedo para gato. A Eugênia também insiste em pisar no teclado tampando minha visão. Qualquer erro no texto vocês já sabem quem culpar, não é?!”, relata o veterinário.

Se, assim como o Dr. Bruno, você também tem um gatinho que precisa entreter com toda segurança, confira uma lista com os melhores brinquedos para gato e escolha os que mais combinam com você e seu peludo!

1. Bolinha para gatos

Bolinha para gatos

A categoria bolinha de gato tem um universo de opções para todos os gostos e bolsos. Desde a clássica bolinha de lã para gato, passando pela bolinha com guizo, e chegando até a moderna bolinha interativa pet, todas têm como objetivo simular uma presa que o gatinho encontraria na natureza, permitindo, assim, que ele exercite seus instintos naturais de caçador.

No caso da bolinha inteligente para pet, além de entreter o peludo, você pode colocar petiscos ou bolinhas de ração no interior para que ele tente pegar. Essa é uma excelente opção para quando o felino for ficar sozinho em casa por um período maior de tempo.

2. Bolinha de catnip

O catnip, também chamado de erva para gatos, é uma plantinha que pode deixar os gatos mais tranquilos e relaxados quando ingerida. Existem petiscos específicos com catnip na composição. É bastante comum que os tutores ofereçam o produto ao pet justamente nos momentos em que ele pode ficar mais estressado.

O catnip é derivado de uma planta chamada Nepeta cataria, que pode ser utilizada desidratada, em spray e até in natura. A planta não causa vícios ou efeitos colaterais, apenas deixa os gatos eufóricos, brincalhões e, depois, relaxados. Ademais, brinquedos, catnip e arranhadores colaboram para a gatificação do seu lar.

3. Bolinha com pena

Bolinha com pena

A bolinha com pena é uma alternativa de brinquedo que simula uma presa, e que justamente por isso oferece ao peludo uma oportunidade de colocar em prática seus instintos de caçador.

Na categoria de bolinhas para gatos, essa é uma das principais escolhas, já que costuma ser muito duradoura e interessante para o pet. É possível que ele brinque sozinho ou interagindo com o tutor, que arremessa a bolinha para que o pet pegue.

4. Varinha com penas

Varinha com penas

Se você busca alternativas para gato brincando com bolinha, a varinha com penas é uma boa ideia. Esse é um dos melhores brinquedos para gatos, já que o tutor pode segurar a vareta no alto e estimular seu pet a dar vários saltos em todas as direções.

5. Túnel interativo

Túnel interativo

Gatos são animais que naturalmente procuram cantinhos para se entocar. Por isso, nada melhor do que oferecer um túnel para eles! Você pode combinar brinquedos e colocar uma bolinha com guizo dentro do túnel, por exemplo, para que o felino vá caçá-la.

O mais legal é que esse é um brinquedo que pode ser usado por mais de um gatinho ao mesmo tempo, tanto na presença do tutor quanto pelos pets quando estiverem sozinhos.

Segundo Bruno Sattelmayer, é sempre bom oferecer estes brinquedos para gatos em locais e cômodos diferentes, alternando os acessórios no chão e em locais altos e verticalizados. “Assim, os gatos têm a possibilidade de correr, pular, se exercitar e, desta forma, gastam muita energia sem precisar sair de casa”, acrescenta o veterinário.

6. Arranhador com bolinha

Gato ao lado de um arranhador com bolinha
Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos de alta qualidade para o enriquecimento ambiental do seu pet.

Os arranhadores são fundamentais para manter as garras do gato aparadas, mas um arranhador com bolinha é ainda mais interessante para o pet. Enquanto tenta pegar a bola, o felino raspa as unhas na parte áspera do brinquedo e se diverte em dobro!

Esse brinquedo pode ser usado por mais de um gato ao mesmo tempo e é excelente para os pets que ficam por longos períodos sozinhos em casa.

Mesmo que não tenha bolinha, o arranhador é considerado um brinquedo para gato indispensável. Segundo o Dr. Bruno, o arranhador é considerado um item de necessidade básica, usado para o desgaste natural das unhas, exercícios e alongamento do pet.

7. Ratinho

O gato tem como ancestrais os grandes felinos e, por isso, um instinto que prevalece até hoje é o de caça. Eles amam caçar ratinhos de pelúcia, bolinhas de linho e perseguir fitas presas em varinhas. Sem contar a caça a bichinhos indesejáveis, como as temidas baratas voadoras!

Oferecer opções atrativas é uma excelente maneira de evitar que eles capturem animais por conta própria, o que é especialmente importante caso você tenha outros pets em casa, como pássaros ou pequenos roedores. Esse é um dos brinquedos que os gatos amam, pois eles são muito parecidos com os bichinhos de verdade que eles adoram caçar por aí.

8. Ponto de luz

Brinquedinhos de LED, do tipo laser, colocam no chão e na parede um ponto de luz para que os bichanos tentem pegar. Eles são ideais para manter o pet em movimento por meio de saltos e corridas, que ajudam a deixar o gatinho em forma.

Vale lembrar que é importante alternar essa brincadeira com uma em que o pet possa realmente pegar a caça, já que com o ponto de luz isso não acontece. Tome cuidado, também, para não apontar a luz diretamente para os olhos do gatinho ou de outras pessoas, pois isso pode trazer danos graves para a visão.

9. Brinquedos de esconder petisco

Brinquedos de esconder petisco

Esse tipo de brinquedo interativo ajuda o gato a exercitar a mente, tanto quanto o corpo. São brinquedos do tipo jogo de tabuleiro, criados com bolsinhos, gavetinhas e outros esconderijos, para que o pet exercite sua capacidade cognitiva de encontrar o alimento.

Esse exercício mental é fundamental, já que na natureza ele não encontraria comida tão facilmente disposta quanto no comedouro.

10. Bichinhos de pelúcia

Bichinhos de pelúcia

Os momentos de preguiça e aconchego também merecem brinquedinhos específicos. Bichinhos de pelúcia para abraçar, bater com as patas de trás e dar pequenas mordidas são excelentes para que o pet possa gastar energia de maneira saudável. Além disso, são ótimos para os momentos de abraçar e tirar um bom cochilo.

Benefícios dos melhores brinquedos para gatos

Benefícios dos melhores brinquedos para gatos

Disponibilizar brinquedos para gatos e estimular brincadeiras são ações que fazem com que seu animalzinho desenvolva tônus muscular, evitando diversas doenças. Além disso, o exercício melhora o equilíbrio e intensifica a circulação sanguínea. Isso reflete em um animal com o peso adequado, músculos fortes e muito mais saudável.

“Além dos benefícios físicos, as atividades aguçam os sentidos do animal, divertem, distraem, estimulam o raciocínio lógico e deixam ele relaxado. Os brinquedos para gatos, filhotes e adultos, são melhores amigos. E, claro, depois disso tudo, não há nada melhor do que relaxar no sossego seguro do lar, que, convenhamos, é deles”, conclui o médico-veterinário Bruno Sattelmayer.

Cuidados ao comprar brinquedos para gatos

Cuidados ao comprar brinquedos para gatos

A escolha do melhor brinquedo para gato deve considerar a qualidade dos materiais e sua adequação à idade do pet. Isso porque o interesse deles vai mudando ao longo da vida, assim como sua força e destreza.

De tempos em tempos, verifique o estado de conservação dos brinquedos e não deixe que seu pet brinque com produtos quebrados, rasgados ou que possam soltar partes que podem ser engolidas.

Melhores brinquedos para gatos: na Cobasi é mais barato!

Melhores brinquedos para gatos: na Cobasi é mais barato!

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, até agosto de 2021 já eram 23,9 milhões de gatinhos no Brasil. São muitos apaixonados por felinos, não é mesmo?

A expectativa de vida de um gato doméstico, vacinado, bem nutrido e em boas condições de bem-estar é entre 15 e 16 anos. Temos relatos de gatos que vivem apenas dentro de casa com mais de 20 anos de idade. Em contrapartida, gatos que vivem na rua sobrevivem, em média, por quatro anos. Os gatos domésticos com acesso à rua vivem de dois a três anos, em média, e, por fim, um gato abandonado sobrevive apenas por três meses na rua.

Para cuidar bem desses peludinhos tão especiais, a Cobasi tem os melhores brinquedos, alimentos, petiscos e muito mais. Confira nosso site, app ou lojas físicas e aproveite!

Saiba mais como entreter seu gato. Dê o play e descubra!

Brinquedos são fundamentais para o seu felino, vamos aprofundar mais em quais brinquedos podem ser uma boa opção para o seu gatinho? É só clicar no vídeo!

Bruno Sattelmayer

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Karina Oliveira disse:

    O fofura lindo demais amo muito.♥️😻

  2. Karina Oliveira disse:

    Amo essa demais.♥️😻

  3. Leandro centeno dos santos disse:

    Moro em apartamento segundo andar, gostaria muito de saber se existe uma altura segura que os gatos caem e não se macucam?

    • Cobasi disse:

      Compreendo sua preocupação. Gatos são animais curiosos e adoram explorar, mas é importante garantir a segurança deles. A altura segura para um gato cair sem se machucar depende de vários fatores, como a idade, o peso e a saúde do animal, além da superfície de queda.

  4. Katia disse:

    Amooooo de mais gato,sou apaixonadaaaaa😻

Deixe o seu comentário