Cachorro com cheiro forte na pele: o que pode ser e como tratar

Compartilhar:


cachorro com cheiro forte na pele

Se tem um problema que os tutores buscam sempre afastar é quando percebem cachorro com cheiro forte na pele. Afinal, esse cheiro de cachorro está muito associado à falta de banho, mas você sabia que as causas podem ser outras?

Os cuidados com a higiene do cãozinho são de extrema importância no dia a dia do pet. Contudo, isso não significa que seu amigo de quatro patas está isento de sofrer com o mau cheiro.

Se você quer saber mais sobre as causas do cachorro com cheiro forte na pele, continue lendo o artigo do Blog da Cobasi!

Quais são as causas do cachorro com cheiro forte na pele?

As causas do cachorro com cheiro forte na pele são variadas, e tal condição não ocorre apenas por falta de cuidados com a higiene do animal de estimação.

cachorro com cheiro forte na pele

Se o tutor se preocupa com a limpeza frequente adequada ao pet e mesmo assim o mau cheiro do cachorro não desaparece, existe a possibilidade de o bichinho estar doente.

O cachorro com cheiro forte na pele pode ser resultado de alguns erros comuns. Entre eles, estão o uso impróprio de shampoos, condicionadores e sabonetes, banhos e escovações com a frequência indevida, além da secagem inadequada dos pelos do animalzinho.

Outro aspecto que causa o cheiro de cachorro desagradável é a exposição do cão a locais sujos e com objetos anti-higiênicos. Esse descuido inclusive contribui para a multiplicação de micro-organismos no seu amiguinho.

E as razões patológicas?

Como já vimos, o cachorro com cheiro forte na pele também pode indicar doenças. Se você acredita que proporciona todos os cuidados necessários ao seu melhor amigo e ainda assim o odor permanece, é hora de levá-lo ao veterinário.

Isso porque, além dos motivos não patológicos, algumas enfermidades causam o mau cheiro. Confira algumas a seguir.

  • Otite canina (inflamação nos ouvidos).
  • Piodermite (infecção bacteriana).
  • Problemas e doenças hormonais.
  • Miíase em cães (infecção na pele), entre outras.

Mas atenção: somente um especialista pode fazer o diagnóstico correto e determinar se o seu cachorro com cheiro forte sofre com o problema por uma causa patológica ou não.

Como tratar o problema?

Caso seu bichinho esteja sofrendo com o mau cheiro por um motivo não patológico, é essencial que o tutor dê atenção especial à higiene do cachorro.

Os banhos em cães são recomendados tanto no verão quanto no inverno. No calor, o ideal é limpar o pet uma vez por semana. Já no frio, a indicação é quinzenal. Veja o passo a passo de como dar banho no cachorro.

Também é importante cuidar dos pelos do animal de maneira frequente. A escovação regular ajuda a tirar o odor do cachorro e ainda evita alergias.

Outra dica valiosa é a utilização de produtos específicos para cães. Use apenas shampoos e condicionadores desenvolvidos para o bichinho. Dessa forma, você previne o odor forte e a proliferação de micro-organismos.

Mas se a causa for patológica, é crucial procurar um veterinário de confiança. Somente o profissional pode examinar corretamente e sinalizar qual é o melhor tratamento para seu amigo de quatro patas!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Ivonete disse:

    Oi boa tarde eu tenho um shihtzu de 2 meses ele estava com um cheiro muito forte e eu dei banho meio com medo pois nunca tive cachorro e não sei como cuidar , mesmo com o banho ele ainda ficou com mau cheiro o que pode ser?, ainda vou levá-lo ao veterinário para tomar a segunda dosse de vacina.

Deixe o seu comentário