Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com cheiro forte na pele: o que pode ser e como tratar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com cheiro forte na pele

Se tem um problema que os tutores buscam sempre afastar é quando percebem cachorro com cheiro forte na pele. Afinal, esse cheiro de cachorro está muito associado à falta de banho, mas você sabia que as causas podem ser outras?

Os cuidados com a higiene do cãozinho são de extrema importância no dia a dia do pet. Contudo, isso não significa que seu amigo de quatro patas está isento de sofrer com o mau cheiro.

Se você quer saber mais sobre as causas do cachorro com cheiro forte na pele, continue lendo o artigo do Blog da Cobasi!

Quais são as causas do cachorro com cheiro forte na pele?

As causas do cachorro com cheiro forte na pele são variadas, e tal condição não ocorre apenas por falta de cuidados com a higiene do animal de estimação.

cachorro com cheiro forte na pele

Se o tutor se preocupa com a limpeza frequente adequada ao pet e mesmo assim o mau cheiro do cachorro não desaparece, existe a possibilidade de o bichinho estar doente.

O cachorro com cheiro forte na pele pode ser resultado de alguns erros comuns. Entre eles, estão o uso impróprio de shampoos, condicionadores e sabonetes, banhos e escovações com a frequência indevida, além da secagem inadequada dos pelos do animalzinho.

Outro aspecto que causa o cheiro de cachorro desagradável é a exposição do cão a locais sujos e com objetos anti-higiênicos. Esse descuido inclusive contribui para a multiplicação de micro-organismos no seu amiguinho.

E as razões patológicas?

Como já vimos, o cachorro com cheiro forte na pele também pode indicar doenças. Se você acredita que proporciona todos os cuidados necessários ao seu melhor amigo e ainda assim o odor permanece, é hora de levá-lo ao veterinário.

Isso porque, além dos motivos não patológicos, algumas enfermidades causam o mau cheiro. Confira algumas a seguir.

  • Otite canina (inflamação nos ouvidos).
  • Piodermite (infecção bacteriana).
  • Problemas e doenças hormonais.
  • Miíase em cães (infecção na pele), entre outras.

Mas atenção: somente um especialista pode fazer o diagnóstico correto e determinar se o seu cachorro com cheiro forte sofre com o problema por uma causa patológica ou não.

Como tratar o problema?

Caso seu bichinho esteja sofrendo com o mau cheiro por um motivo não patológico, é essencial que o tutor dê atenção especial à higiene do cachorro.

Os banhos em cães são recomendados tanto no verão quanto no inverno. No calor, o ideal é limpar o pet uma vez por semana. Já no frio, a indicação é quinzenal. Veja o passo a passo de como dar banho no cachorro.

Também é importante cuidar dos pelos do animal de maneira frequente. A escovação regular ajuda a tirar o odor do cachorro e ainda evita alergias.

Outra dica valiosa é a utilização de produtos específicos para cães. Use apenas shampoos e condicionadores desenvolvidos para o bichinho. Dessa forma, você previne o odor forte e a proliferação de micro-organismos.

Mas se a causa for patológica, é crucial procurar um veterinário de confiança. Somente o profissional pode examinar corretamente e sinalizar qual é o melhor tratamento para seu amigo de quatro patas!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Ivonete disse:

    Oi boa tarde eu tenho um shihtzu de 2 meses ele estava com um cheiro muito forte e eu dei banho meio com medo pois nunca tive cachorro e não sei como cuidar , mesmo com o banho ele ainda ficou com mau cheiro o que pode ser?, ainda vou levá-lo ao veterinário para tomar a segunda dosse de vacina.

  2. Berenice Bezerra da Silva disse:

    Meu cachorro tem esse cheiro forte mais já fiz de tudo não sai

  3. Eliana disse:

    Tenho uma cachorrinha srd, pelo liso que, um a dois dias depois de ir ao petshop tomar banho e ser tosada, exala um odor forte. Questionando a veterinária, recebi a resposta de que tem cachorro que é assim mesmo e que não tem nada que se possa fazer. Será que ela se enganou?

  4. Adriana disse:

    Meu Buddog francês tem um cheiro muito forte na pele, o que posso usar?.

    • Cobasi disse:

      Olá, Adriana! como vai?
      As causas do cachorro com cheiro forte na pele são variadas, e somente um profissional médico-veterinário poderá diagnosticar e tratar o seu animal de estimação.

  5. Elsa fournier disse:

    Tenho um pinscher ele está com oito anos aparentemente está saudável, porém está com um cheiro horrível e mau hálito, o que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Elsa!

      Assim como mencionado no post, as causas do cachorro com cheiro forte na pele são variadas, por isso, procurar ajuda profissional é a opção ideal para descobrir os reais motivos dos sintomas.

  6. Vanessa disse:

    Meu cachorro foi atropelado,mais não foi nada grave na mesma hora ele soltou um cheiro muito forte. Gostaria de saber o que é?

    • Cobasi disse:

      Olá, Vanessa! Como vai?
      Esse sintoma pode ser desenvolvido por uma série de motivos, e como o seu animal de estimação passou por esse acidente, recomendamos que leve-o ao veterinário com urgência, pois somente o profissional poderá avaliá-lo e tratá-lo adequadamente.

  7. Andrea disse:

    Resgatei uma cachorrinha, q se coça muito, e tem um odor fortíssimo e mesmo com muitos banhos com shampoo especial, remédios,anti alérgico e nada,e consulta com tantos animais resgatados é complicado, alguém pode ajudar.

    • Cobasi disse:

      Andrea, se o cheiro persiste mesmo após o banho, há o sinal de que algo está causando essa alteração. Recomendamos a investigação desse sintoma para um tratamento adequado e assertivo.

  8. João disse:

    Muito bom informação

Deixe o seu comentário