Cachorro com olho amarelo: descubra como tratar esse problema

Compartilhar:


cachorro-com-olho-amarelo

Os olhos dos cães são mesmo incríveis, talvez o cartão postal do animal. Afinal, quem nunca se apaixonou por olhinhos pidões que amolecem qualquer coração, não é mesmo? No entanto, da mesma forma que os olhos demonstram amor, o cachorro com olho amarelo pode estar sinalizando problemas de saúde e merece um cuidado especial. 

Olhos e gengivas amarelas, por exemplo, podem ser sinal de icterícia canina, que está associada a problemas hepáticos e necessita de tratamentos imediatos.

Nesse caso, é imprescindível levar o animal a um veterinário. Doenças infecciosas, gordura no fígado e até leptospirose podem estar afetando o cãozinho. Portanto, o tutor deve estar sempre atento

Saiba mais sobre esse sintoma e descubra como cuidar do seu cão. Boa leitura!

O que significa cachorro como olho amarelo?

Como vimos, um cachorro com olho amarelo é sinal de que a saúde do cão não está muito bem e esse problema está relacionado com doenças hepáticas

Apesar de algumas dessas doenças serem graves, elas possuem tratamentos eficazes se forem diagnosticadas logo em seu início. Por isso, a consulta a um veterinário é fundamental.

Geralmente, o cachorro com icterícia apresenta esse sinal quando o fígado não pode metabolizar a bilirrubina de forma correta

Assim, a pele e os olhos amarelos do cachorro devem ser suficientes para o tutor procurar um veterinário, que irá diagnosticar a doença que está afetando o seu animal. 

Principais motivos que deixam o cachorro com o olho amarelo

As doenças hepáticas são as principais causadoras de cachorro com olho amarelo ou icterícia em cães. Veja, a seguir os motivos responsáveis por esse problema: 

  • cão com obesidade (excesso de gordura no fígado);
  • hepatite crônica;
  • hepatite causada por reação de medicamentos;
  • cachorro com diabetes; 
  • cinomose infecciosa;
  • cachorro com problemas de nutrição e falta de vitaminas;
  • cirrose hepática;
  • intoxicação.

Como tratar cachorro com o olho amarelo?

Inicialmente, o tutor deve levar o pet ao médico imediatamente, pois a icterícia em cães não é uma doença, e sim um indício de que o cachorro está doente. 

Após o cachorro ser diagnosticado, ele irá receber o tratamento adequado indicado pelo médico. Apesar dessa ação ser indispensável, o tutor pode adaptar algumas medidas para recuperar o seu pet rapidamente. Alguns exemplos são: 

  • mudança na alimentação;
  • incluir vitaminas e proteínas na dieta do animal;
  • utilizar os medicamentos prescritos pelo veterinário;
  • incluir chá de boldo, chá de jurubeba e hortelã na alimentação canina.

Contudo, antes de oferecer qualquer substância citada, seja caseira ou de farmácia, o tutor deve ter total conhecimento do que está fazendo, isso porque, em alguns casos, a situação pode se agravar. 

Por isso, a consulta a um veterinário é sempre fundamental.

Cachorro com olho amarelo: como evitar?

O cachorro com olhos e gengivas amarelas está apresentando sinais de doenças hepáticas. Entretanto, é preciso identificar de qual doença de se trata, para então tomar as precauções adequadas. Então, em seguida, vamos entender tudo sobre essas doenças. Confira abaixo!

Leptospirose canina

Essa doença é causada pela urina dos ratos e pode ser muito contagiosa, afetando até mesmo os humanos. É muito temida em clima chuvoso.

É oriunda de uma bactéria de nome leptospira, que vive no organismo de ratos, no entanto, não é uma ameaça para eles.

A bactéria penetra na pele, em transmissão pela urina do animal afetado. 

Quando o cão é infectado, apresenta problemas renais e no fígado. Por isso fica com a esclera amarelada. 

A forma de evitar essa doença é sempre limpar os locais propícios à umidade ou enchentes com o auxílio de luvas e botas. 

Além disso, é importante manter o quintal e a casa como um todo sem lixos acumulados, assim estará livre dos ratos. 

Outra forma de evitar essa doença no seu pet é manter a vacinação dele em dias e incluir vitaminas e suplementos na dieta. 

Babesiose em cachorro

Coleira antipulgas e carrapatos funciona?

A babesiose em cachorro é conhecida como doença do carrapato, sendo assim, a saliva desse parasita é a causa da doença. Quando a saliva contata o sangue do cachorro, ele é infectado. 

Os sintomas dessa enfermidade consistem em:

  • desânimo,
  • falta de apetite;
  • cansaço;
  • palidez;
  • icterícia canina (cachorro com olho amarelo). 

A babesiose é uma doença grave quando chega ao estágio avançado. Assim, nem mesmo os antibióticos para combater a anemia são eficazes e ela pode até levar o animal a óbito.

Portanto, a melhor forma de evitar essa doença é prevenir a proliferação de carrapatos.

Por isso, invista em shampoos e coleiras anticarrapatos. Além disso, mantenha sempre limpos os locais onde o pet costuma andar e brincar. 

E, claro, não deixe de pedir a orientação do seu veterinário. Cachorro com olho amarelo é um dos sinais de possíveis doenças, porém, existem outros vestígios. Por isso, é sempre importante manter atenção à saúde do seu bichinho. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário