Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ração para controle de peso: dieta para cães e gatos

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pet que precisa de ração para controle de peso

Primeiro, a comida em excesso e a falta de atividade física, depois a procura por uma ração para controle de peso. Você se identifica com a situação? Pois esta sucessão de acontecimentos é comum na vida de tutores de cães e gatos. 

Segundo pesquisas, mais de 50% dos cachorros no mundo apresentam sobrepeso ou obesidade, e as razões são claras. Vamos falar melhor sobre este tema? 

Veja como escolher um novo alimento para o seu bichinho que virou uma bolinha, além de recomendações para que ele consiga entrar em forma com a veterinária da Cobasi, Talita Michelucci.

Como escolher uma ração para controle de peso

gato que precisa de uma ração para controle de peso

É normal, em algum momento da vida do pet, principalmente cachorros, o tutor ter que escolher uma ração para controle de peso. Entretanto, com tantas opções no mercado, como descobrir o alimento ideal para o bichinho?

A obesidade canina, em casos mais graves, pode acabar causando uma diabetes ou problemas nas articulações e coração do animal. É por isso que, se o cão está acima do peso, o veterinário deve ser consultado para indicar a alimentação adequada. 

E como explica Talita, “as rações light, diferentemente das terapêuticas para obesidade, podem ser utilizadas sem a indicação de um veterinário clínico e pelo tempo que julgar necessário. Já as de obesidade são prescritas e têm a quantidade e período de uso já definidos pelo clínico”.

Como saber se o meu cão está acima do peso?

Existem características físicas que mostram que o pet está precisando perder alguns quilinhos. Sendo assim, fique de olho nos sinais:

  • O cachorro está levemente acima do peso se as costelas apresentam uma pequena camada de gordura por cima e a cintura está visível;
  • Cães obesos ganham gordura na região lombar, base de causa e perdem a cintura;

A veterinária Talita ainda explica que quando percebido os primeiros sinais que tendem a levar a obesidade, é o melhor momento de procurar ajuda. Pela saúde do animal, principalmente”.

O que é bom para cachorro emagrecer?

Segundo a veterinária Talita Michelucci, “a ração light ou para manutenção de peso pode ser uma excelente ferramenta para manter o peso do animalzinho, desde que todos os outros cuidados sejam tomados também, como evitar a oferta de alimentos humanos, excesso de petiscos, falta de exercício, entre outros. É importante que seja um conjunto de todas essas ações”. Na Cobasi, por exemplo, você encontra rações especiais das marcas Guabi Natural e Gran Plus para cuidar da saúde do seu pet.

No mais, o tutor deve seguir as recomendações do veterinário para acertar na quantidade de ração diária que o bichinho precisa consumir. E de acordo com a veterinária Talita, não adianta oferecer uma ração comum em quantidade reduzida. “Além do peso ele pode perder saúde, pois provavelmente virá a ter deficiência de nutrientes, vitaminas, minerais, entre outros componentes da dieta”.

Qual a melhor ração para cachorro perder peso?

É claro que a preferência do seu amigo deve ser levada em conta! Enquanto algumas fórmulas de ração para controle de peso são feitas com frango, que, aliás, é o ingrediente principal das linhas Premium Light, outras, da categoria Super Premium, apostam em diversidade. É possível encontrar sabores como salmão, cordeiro e até peru.

“Até que busque ajuda do veterinário, opte pela ração para controle de peso da mesma linha que seu animalzinho já esteja acostumado e a troca deve ser feita gradativamente”, explica a veterinária da Cobasi.

Por que não adianta só substituir a ração para controle de peso?

Um erro comum dos tutores que impacta diretamente no controle da obesidade canina é o hábito de dar petiscos para o pet. Por mais difícil que seja resistir à tentação de dar um restinho de comida do almoço ou jantar, devemos nos lembrar que os cães têm um alimento específico, inclusive petiscos para cachorros com uma variedade imensa de sabores e formatos.

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Denise disse:

    Gostei das informacoes, foram muito uteis, tenho um pastor com 8 anos castrado, esta com sobrepeso, nao tem atividades,anda muito pouco , come racao Senior Super Premium Cordeiro da Premier, posso trocar a racao para obesidade

Deixe o seu comentário