Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ração sem conservante: necessidade ou exagero?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro sentado esperando sua ração sem conservante.
Pet ansioso esperando por seu pote com ração natural

Os tutores responsáveis estão sempre em busca de uma alimentação mais natural para seus pets. Assim, a ração sem conservante, sem corante e até sem ingredientes transgênicos acaba sendo a preferida de muitos deles.

Mas será que cachorro precisa mesmo de uma alimentação balanceada? Além disso, os aditivos sintéticos fazem mal?

Para acabar com essas e muitas outras dúvidas sobre alimentação saudável para cães, nós conversamos com a médica-veterinária da BRF, Mayara Andrade. Então, que tal acompanhar essa conversa e entender mais sobre o que é melhor para o animal?!

O que é ração sem conservante?

Será que uma ração sem conservante dura menos e estraga rápido? Nada disso! Na realidade, o termo representa os alimentos sem conservantes sintéticos, ou seja, aqueles desenvolvidos em laboratórios.

Mesmo as rações sem conservantes contém ingredientes responsáveis por manter o sabor e a qualidade dos grãos. E o que muita gente não sabe é que alguns desses elementos fazem muito bem para os nossos pets.

Conheça os conservantes naturais

Cachorro deitado no chão
Lindo cachorro de olho em sua ração Guabi Natural

Uma das marcas de ração Super Premium que utiliza conservantes naturais é a Guabi Natural.

Enquanto a maioria das marcas de alimentação para cachorro usa os antioxidantes artificiais, como os conhecidos BHA e BHT, a Guabi Natural optou por ingredientes que até nós adoramos consumir.

“A conservação das rações Guabi Natural é feita com antioxidantes naturais, como, por exemplo, vitamina E, extrato de alecrim e extrato de chá verde”, explica a médica-veterinária da BRF Mayara Andrade.

Além de manter o sabor e a qualidade dos grãos para agradar até o paladar mais exigente, esses ingredientes ainda fazem muito bem para o seu cãozinho.

Conservantes artificiais BHA e BHT

BHA significa Butylated Hydroxyanisole, enquanto BHT, Butylated Hydroxytulene. Eles são antioxidantes artificiais permitidos para a alimentação animal e humana. Esses aditivos reduzem a oxidação e a alteração da cor e do sabor da ração para cachorro.

Existem níveis máximos permitidos por lei para a utilização desses conservantes de forma segura.

Ração sem conservantes, corantes, aromatizantes e transgênicos

Além das rações sem conservantes artificiais, os tutores buscam cada vez mais alimentos sem corantes, aromatizantes e ingredientes transgênicos.

Os corantes e aromatizantes têm um papel muito parecido com os conservantes artificiais: manter o aspecto, o sabor e a qualidade da ração por mais tempo e tornar o alimento mais atrativo ao animal.

Contudo, o problema é que animais mais sensíveis podem desenvolver alergias ao consumir corantes, conservantes e aromatizantes artificiais.

“Quando pensamos na categoria natural, a origem dos ingredientes é um fator decisivo para a sua seleção, sendo utilizados ingredientes com características mais naturais, como carnes selecionadas, frutas, vegetais e algumas ervas”, afirma Mayara Andrade.

A profissional ainda acrescenta “Além disso, essa categoria não tem a inclusão de ingredientes transgênicos, aromas e corantes artificiais. Por isso, é comum que suas partículas apresentem variações de cor, uma vez que não há a adição de corantes”, disse.

Qual a melhor opção de alimentação para meu cão?

cachorro branco latino
Nosso amigo está ou não está feliz?

Apesar disso, o seu médico-veterinário poderá indicar qual é a dieta ideal para o seu pet. No entanto, se você puder oferecer um alimento Super Premium, irá garantir mais qualidade, sabor e saúde para o seu cãozinho.

Não se esqueça, na hora de escolher, prefira sempre alimentos indicados para a faixa etária e o porte do seu animal. Para evitar alergias ou sensibilidade alimentar, você pode optar pela ração sem conservante, corante ou aromatizantes artificiais.

A veterinária dá a dica: “A Guabi Natural é uma linha de alimentos Super Premium secos e úmidos para cães e gatos, cuidadosamente desenvolvida para garantir uma alimentação variada, trazendo o equilíbrio ideal entre os grupos de ingredientes e nutrientes essenciais para cada espécie e fase de vida. Toda a linha não contém transgênicos, aromas ou corantes artificiais, além de ser conservada com antioxidantes naturais. É feita com carnes selecionadas, como carne de frango, salmão ou cordeiro, que são adicionadas durante o cozimento e trazem os benefícios de fornecer proteína de alta qualidade e deixam os alimentos ainda mais saborosos, além de proporcionar os nutrientes essenciais para uma adequada condição corporal de porte e fase de vida. Tanto a linha seca quanto a linha úmida contam com as opções Cereais Integrais e Grain Free! Experimente! Seu pet vai amar!”.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário