Ração sem conservante: necessidade ou exagero?

Compartilhar:


Os tutores responsáveis estão sempre em busca de uma alimentação mais natural para seus pets. Assim, a ração sem conservante, sem corante e até sem ingredientes transgênicos acaba sendo a preferida de muitos deles.

Mas será que cachorro precisa mesmo de uma alimentação balanceada? Além disso, os aditivos sintéticos fazem mal?

Para acabar com essas e muitas outras dúvidas sobre alimentação saudável para cães, nós conversamos com a médica-veterinária da BRF, Mayara Andrade. Então, que tal acompanhar essa conversa e entender mais sobre o que é melhor para o animal?!

O que é ração sem conservante?

Será que uma ração sem conservante dura menos e estraga rápido? Nada disso! Na realidade, o termo representa os alimentos sem conservantes sintéticos, ou seja, aqueles desenvolvidos em laboratórios.

Mesmo as rações sem conservantes contêm ingredientes responsáveis por manter o sabor e a qualidade dos grãos. E o que muita gente não sabe é que alguns desses elementos fazem muito bem para os nossos pets.

Conheça os conservantes naturais

Uma das marcas de ração Super Premium que utiliza conservantes naturais é a Guabi Natural.

Enquanto a maioria das marcas de alimentação para cachorro usa os antioxidantes artificiais, como os conhecidos BHA e BHT, a Guabi Natural optou por ingredientes que até nós adoramos consumir.

“A conservação das rações Guabi Natural é feita com antioxidantes naturais, como, por exemplo, vitamina E, extrato de alecrim e extrato de chá verde”, explica a médica-veterinária da BRF Mayara Andrade.

Além de manter o sabor e a qualidade dos grãos para agradar até o paladar mais exigente, esses ingredientes ainda fazem muito bem para o seu cãozinho.

Conservantes artificiais BHA e BHT

BHA significa Butylated Hydroxyanisole, enquanto BHT, Butylated Hydroxytulene. Eles são antioxidantes artificiais permitidos para a alimentação animal e humana. Esses aditivos reduzem a oxidação e a alteração da cor e do sabor da ração para cachorro.

Existem níveis máximos permitidos por lei para a utilização desses conservantes de forma segura.

Ração sem corantes, aromatizantes e transgênicos

Além das rações sem conservantes artificiais, os tutores buscam cada vez mais alimentos sem corantes, aromatizantes e ingredientes transgênicos.

Os corantes e aromatizantes têm um papel muito parecido com os conservantes artificiais: manter o aspecto, o sabor e a qualidade da ração por mais tempo e tornar o alimento mais atrativo ao animal.

Contudo, o problema é que animais mais sensíveis podem desenvolver alergias ao consumir corantes, conservantes e aromatizantes artificiais.

“Quando pensamos na categoria natural, a origem dos ingredientes é um fator decisivo para a sua seleção, sendo utilizados ingredientes com características mais naturais, como carnes selecionadas, frutas, vegetais e algumas ervas. Além disso, essa categoria não tem a inclusão de ingredientes transgênicos, aromas e corantes artificiais. Por isso, é comum que suas partículas apresentem variações de cor, uma vez que não há a adição de corantes”, acrescenta Mayara Andrade.

Qual a melhor opção de alimentação para meu cão?

Apesar disso, o seu médico-veterinário poderá indicar qual é a dieta ideal para o seu pet. No entanto, se você puder oferecer um alimento Super Premium, estará proporcionando mais qualidade, sabor e saúde para o seu cãozinho.

Além disso, na hora de escolher, prefira sempre alimentos indicados para a faixa etária e o porte do seu animal. Para evitar alergias ou sensibilidade alimentar, você pode optar pela ração sem conservante, corante ou aromatizantes artificiais.

A veterinária dá a dica: “A Guabi Natural é uma linha de alimentos Super Premium secos e úmidos para cães e gatos, cuidadosamente desenvolvida para garantir uma alimentação variada, trazendo o equilíbrio ideal entre os grupos de ingredientes e nutrientes essenciais para cada espécie e fase de vida. Toda a linha não contém transgênicos, aromas ou corantes artificiais, além de ser conservada com antioxidantes naturais. É feita com carnes selecionadas, como carne de frango, salmão ou cordeiro, que são adicionadas durante o cozimento e trazem os benefícios de fornecer proteína de alta qualidade e deixam os alimentos ainda mais saborosos, além de proporcionar os nutrientes essenciais para uma adequada condição corporal de porte e fase de vida. Tanto a linha seca quanto a linha úmida contam com as opções Cereais Integrais e Grain Free! Experimente! Seu pet vai amar!”.

Temos certeza que sim, doutora!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário