Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ração sem corante para gatos: é necessário?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Como muitas pessoas buscam uma alimentação mais natural, alguns tutores também acabam transferindo esse comportamento para os pets. Por isso, a busca por ração sem corante para gatos fica cada vez mais comum.

O mesmo vale para os alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais, bem como o uso de ingredientes transgênicos na composição. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre alimentação natural para gatos e se vale a pena!

O que é uma ração sem corante para gatos?

A função do corante na alimentação pet é melhorar o aspecto dos grãos de ração. Muitas vezes, eles podem parecer pouco uniformes e, por isso, o aditivo acaba sendo usado. No entanto, isso pode gerar problemas para animais mais sensíveis.

Os corantes alimentícios sintéticos mais comuns são vermelho 40, azul 2, amarelo 5 e amarelo 6. Apesar de alguns deles serem utilizados até na alimentação humana, a sua presença pode desencadear vários problemas para os gatinhos mais suscetíveis às alergias.

Além das rações com corantes artificiais, ainda existem os alimentos que utilizam corantes naturais. Alguns animais ainda podem ter alergia, mas, no geral, esses ingredientes não causam nenhum problema. O betacaroteno retirado da cenoura e da abóbora está entre um dos mais usados, bem como a clorofila retirada de vegetais. Ainda se utiliza muito o carmim de cochonilha, um inseto chamado Dactylopius coccus, a cúrcuma e o urucum.

Quais marcas de ração não contêm corante para gatos?

Algumas marcas ainda optam por não utilizar nenhum corante em sua formulação. É o caso da ração Guabi Natural. O fornecedor até alerta que os grãos podem ter colocações um pouco variadas.

“Quando pensamos na categoria de rações naturais, a origem dos ingredientes é um fator decisivo para a sua seleção, sendo utilizados ingredientes com características mais naturais, como carnes selecionadas, frutas, vegetais e algumas ervas. Além disso, essa categoria não tem a inclusão de ingredientes transgênicos, aromas e corantes artificiais. Por isso, é comum que suas partículas apresentem variações de cor, uma vez que não há a adição de corantes”, explica Mayara Andrade, veterinária da BRF, empresa que produz as marcas Guabi Natural e Gran Plus.

Ração sem conservantes, aromatizantes e transgênicos

Toda a linha da ração Guabi Natural é livre de corantes e, além disso, também não contém conservantes e aromatizantes artificiais em sua composição, bem como não utilizam nenhum ingrediente transgênico. Esses ingredientes também podem ser nocivos para gatos sensíveis, resultando em alergias.

Como saber se a ração causou alergia no meu pet?

Geralmente, os veterinários recomendam o uso de ração para gato sem corante quando identificam o animal como mais sensível. Alguns indícios são: fezes amolecidas quando se alimentam de sachês com corantes, conservantes ou aromatizantes, coceira ou lambedura excessiva e queda de pelo.

O animal também pode desenvolver a sensibilidade após se alimentar com rações com aditivos sintéticos. Isso pode acontecer em alguns dias ou até levar anos. A recomendação é fazer o acompanhamento com seu médico-veterinário de confiança e seguir as indicações dele.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário