Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com rosto inchado: veja o que pode ser

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com rosto inchado

O cachorro com rosto inchado pode ser o resultado de diversas coisas, desde uma reação alérgica ou picada de mosquito até a batida do rosto em algum lugar da casa. De fato, quando algo assim acontece e o animal fica com o rosto inchado, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário para um diagnóstico completo.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse fenômeno, aprofundando em pontos como alergias que podem causar isso no animal de maneira simples e direta.

Assim, ao chegar no veterinário, você consegue ter uma boa conversa e explicar melhor a situação que pode ter levado o pet a ficar com o rosto inchado.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Cachorro com rosto inchado: principais causas

O cachorro com o rosto ou focinho inchado pode ser fruto de alguma lesão. De fato, quando algo desse tipo acontece do nada, acaba assustando qualquer tutor, fazendo com que ele ache que está acontecendo algo bastante grave.

Perceber isso antes de piorar pode ser o tempo certo que o seu animal precisa para ser tratado o quanto antes. Ajudar a descobrir a origem do problema é uma forma de garantir isso, portanto, trouxemos alguns motivos que podem ajudar a encontrar o problema e tratá-lo da maneira certa. Confira a seguir!

cachorro com rosto inchado

Reações alérgicas

O cachorro com o rosto inchado pode ser consequência de alguma reação alérgica, como uma picada de mosquito, mordida de algum animal peçonhento e o contato com alguma substância química. De fato, isso pode deixar o cachorro com o rosto inchado de imediato.

Em alguns casos, essa reação alérgica deixa o animal com dificuldades para respirar devido ao inchaço na região do focinho. Essa alteração é mais comum em animais braquicefálicos, mas também pode acontecer com qualquer animal que tenha o rosto inchado por conta de alguma alergia. O inchaço costuma aparecer rapidamente.

Abcessos

O abscesso é uma bolsa cheia de pus que é formada por conta de alguma infecção. Nesse caso, o tutor nota que a região que está inchada no rosto do animal aumenta aos poucos.

As causas para o desenvolvimento desse tipo de doença pode ser diversas e variadas, como:

  • lesão causada por espinho de plantas;
  • ferimento causado por mordidas ou arranhões durante briga com outro animal;
  • problemas dentários;
  • corte ou furo feito por arame.

Cachorro com rosto inchado: hematomas

Os hematomas são consequências de traumas, assim como falamos acima, em casos de o cachorro bater com o rosto em algum móvel ou parede. Como é um acúmulo de sangue, comumente o tutor nota a alteração de cor no local afetado e, geralmente, na região dos olhos isso fica mais evidente.

Além disso, fica fácil saber se o peludo está ou não com dores e, também, o inchaço e o aumento do volume na região atingida ficam bastante evidentes.

Tumores

No caso dos tumores, o tutor vai perceber o cachorro com o rosto inchado apenas depois de um tempo, pois o aumento no volume demora um pouco mais para ficar evidente. Na maioria das vezes, ao tocar no animal, é possível sentir a massa mais firme, dando uma ideia de que pode haver algum problema.

Ou seja, se isso não for tratado o quanto antes, pode trazer severas consequências à saúde do cachorro. Portanto, fique atento.

Cuidar do animal é uma tarefa especial do tutor que assume essa responsabilidade quando decide adotar um.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

23 Comentários

  1. Cris Loula disse:

    bom dia! tudo bem ? estou com um cachorro de rua que apareceu com a cabeça bem inchada levei pra uma clinica mais próxima e precisou fazer um processo cirúrgico, ele estava com muita inflamação ao redor da cabeça, que saiu uns 2 litros de inflamação. era pra o corte ficar pingando e saindo aquela inflamação mas ele tem uma cicatrização que n tem explicação e n vasa nada…. então ficou uma bola acutilada ao lado da boca, dai eu mesma dei anestesia geral e tirei aquela agua mais ta voltando sempre ja n sei mais oq fazer, ele esta tomando antibiótico e dipirona

  2. Vanessa disse:

    Oi bom dia aqui na minha rua está tendo muitos casos de cinomose o cachorrinho da minha irmã está, minha cachorrinha teve contato com ele no mesmo dia que ele fez o exame, já faz uns 5 dias que minha cachorrinha está triste ela está grávida sabe aí estou confusa se ela está com a doença ou se isso é da gravidez, então ontem ela dormiu de baixo da cama da minha mãe e hoje acordou com o rosto muito inchado será que é sintoma da doença ou outra coisa já não sei mais o que fazer ….

    • Cobasi disse:

      Oi Vanessa, como vai? Indicamos uma visita ao medico-veterinário para realizar o exame

    • Rose Marie Bursi Burcci disse:

      Todos os cães devem ser vacinados desde pequenos e mesmo sendo adultos e não sabendo a procedência do animal é
      bom também vacinar pois hoje em dia as vacinas protegem sobre várias doenças inclusive a cinomose

      • Cobasi disse:

        Olá, Rose! Tudo bem?
        E não se esqueça de fazer isso juntamente com a orientação de um profissional médico-veterinário de confiança. 🧡

  3. Oi bom dia disse:

    Oi bom dia
    Minha cachorrinha teve que passar por uma cirurgia muito séria
    Teve infecção no útero
    Mais correu tudo bem
    Só que uma semana depois, começou a crescer o rosto dela, levei ao veterinário e tá tomando antienflamatorio!

  4. Carlos Eduardo disse:

    Olá, meu cachorro apareceu de repente com alguns inchaços na boca que vão até o focinho e uma parte dos olhos, ele os coça bastante. O que pode ser exatamente?

  5. Hermes disse:

    Boa noite meu cachorro tem dois dias percebi q está com a Buchecha inchada quase fechando os olhos apareceu do nada dei banho nele com sabonete anti sarna domingo segunda e terça apareceu isso oq pode ser?

  6. Giuliano Garcia disse:

    Eu tenho uma fox paulistinha ela está com 7 meses faz 5 horas que eu saio de casa e voltei ela estava com as bochechas inchada mas reagindo normal e tudo mais inchaço você me deu preocupação Eu dei um analgésico um quarto de dipirona

  7. Joana cruz disse:

    Boa tarde!
    Minha cachorra amanheceu com o rosto inchado do lado esquerdo entre o olho e o nariz vcs podem me dar um diagnóstico p isso?

    • Cobasi disse:

      Oi, Joana. Como vai? Apenas um médico-veterinário pode fazer um diagnóstico após avaliar o seu pet. Recomendamos que procure um profissional.

  8. Priscila disse:

    Meu cachorro hj amanhaceu com a orela e parte do rosto inchado, aparentemente nao tem nenhuma picada mas aparenta ser uma reação alergica, o que posso dar pra amenizar uma possivel dor e ese inchaço?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Priscila! Tudo bem?

      Esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivos e em casos de inchaço é recomendável a visita a um veterinário para um diagnóstico completo.
      Desejamos melhoras ao seu cãozinho! 🧡

  9. Edilson disse:

    Oi, meu cachorro foi pro sitio da família e em uma manhã amanheceu com a região da bochecha muitoo enchada, oque pode ser e oque fazer? 😔

    • Cobasi disse:

      Olá, Edilson! Tudo bem?
      A nossa recomendação é que o senhor leve o seu animal de estimação ao veterinário, pois é necessário descobrir o que aconteceu para indicar o tratamento adequado!
      Desejamos melhoras ao seu cachorro! 🧡

  10. Carlos Antônio Alves Lopes disse:

    Meu cachorro: apliquei aerocid total prata em uma ferida no pescoço: ele inchou quase que instantâneamente. Pode ter tido uma intoxicação? Veterinário pediu para dar UCB ORAL. O QUE POSSO FAZER MAIS?

    • Cobasi disse:

      Carlos! tudo bem?
      Nossa recomendação é que leve o seu pet ao veterinário, pois é necessário avaliar o quanto antes essa reação.

  11. Oriom disse:

    Aqui TB.apareceu um cão com um a inflamação duns 2 cms.perto do focinho… veterinária só na quinta…dei uma ivermectina,um Capstar e um comprimido de cortisona mas não resolveu…

    • Cobasi disse:

      Olá, Oriom! Sentimos pelo problema com o cão. Recomendamos aguardar a consulta veterinária para um diagnóstico preciso. Evite administrar medicamentos sem orientação profissional. O veterinário poderá indicar o tratamento mais adequado.

Deixe o seu comentário