Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro da língua azul: saiba tudo sobre o chowchow

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

cachorro da lingua azul

Muito semelhante a um ursinho peludo e com uma grande juba, o chow chow, popularmente conhecido como cachorro da língua azul, tem certa fama de cão bravo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, eles não são ferozes, tem apenas temperamento forte, além de serem calmos, reservados, territorialistas e antissociais.

A raça tem expectativa de vida entre 8 e 12 anos, sua altura varia de 40 a 50 centímetros e o peso fica entre 20 e 32 quilos. Além disso, assim como todos os cachorros precisa ser alimentado com rações adequadas e também adora um brinquedinho.

Origem da raça do cachorro da língua azul

Os registros históricos mais antigos da raça datam de esculturas da dinastia Han, que governou a China de 206 a.C. a 22 d.C. Entretanto, historiadores defendem que ela pode ser muito anterior, originária da Mongólia e Sibéria.

Quanto a origem do chowchow, corre a história de que ele seria resultado do cruzamento entre o spitz e o mastim tibetano, mas até hojeisso é só especulação. Ainda é mistério a origem dos chowchows.

O que se sabe é que no século VII, na China, eram cães de guarda e ajudavam no campo, fazendo trabalho de tração.  Eram, ainda, usados em rinhas, como cães de briga.

Eles chegaram ao ocidente com os navegantes chineses, em meio ao comércio com a Inglaterra. Lá, por volta de 1880, foram transformados em atração nos zoológicos por sua aparência e ganharam mudanças genéticas, ficando maiores e mais musculosos. Em 1890 chegaram aos EUA, sendo reconhecidos pelo American Kenel Club (AKC) em 1903.

Características comportamentais da raça

Temperamento: muito inteligente, é um cão de fácil adestramento. Teimoso, independente e um pouco distante, não gosta de ser agarrado por crianças ou por estranhos, e demonstra isso. É territorialista e não aceita estranhos de primeira: o tutor deve fazer uma apresentação para socializar o animal, dessa forma a convivência será pacífica. Sem tutor por perto, é comum o chowchow querer defender o território.

Seu comportamento com crianças também demanda treino de socialização. Se você sabe que seu chowchow irá conviver com uma criança, o ideal é adestrá-lo desde filhote. Além disso, é importante ensinar às crianças como tratar essa raça, evitando puxões e comportamentos brutos.

Extremamente leais, costumam eleger seu dono e é essa pessoa que seguem por toda vida.

Características físicas do cachorro da língua azul

A raça se apresenta principalmente na cor vermelha, mas há também chowchows pretos, cor de creme, canela e até azuis. Costumam ter a cor uniforme, mas algumas vezes podem apresentar tom mais claro na cauda e no quadril.

Já a característica mais comentada da raça é a língua azul. O curioso é que em filhotinhos ela normalmente é rosada, como a língua dos outros cães, e só começa a ficar azulada por volta dos seis meses.

Não há registros da origem dessa característica, e também não se sabe a razão da língua azul, mas há duas lendas sobre isso.

A primeira conta que, em um dia muito frio, um monge budista ficou doente e não podia sair para buscar carvão e se aquecer. Os chowchows então saíram em busca de lenha para ele, mas só encontraram tocos carbonizados, que carregaram para casa em suas bocas. Ao chegarem com a lenha queimada, suas línguas estavam tingidas de azul.

A segunda lenda conta que Buda estava pintando o céu com tinta azul quando pousou os pincéis no chão. Em seguida, o chowchow cheirou os pincéis e tratou de lambê-los, curioso que estava. Desde esse dia sua língua ficou azul.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário