Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quando o cachorro fica olhando pro nada, o que pode ser?

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro fica parado olhando pro nada

Seu cachorro fica parado olhando pro nada durante muito tempo? Sabemos que é uma das etapas de cuidados dos tutores buscar entender os seus pets, mas tem alguns comportamentos que parecem um enigma, não é mesmo?

Então, para explicar mais sobre o que pode ser sobre cachorro parado olhando pro nada, buscamos a informação com uma profissional especializada, a médica-veterinária Lysandra Barbieri, do time de Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

O que pode ser quando o cachorro fica parado olhando pro nada?

Os cães olhando fixamente para o nada, um objeto ou para os olhos dos seus tutores podem ter significados diferentes. Com pontos semelhantes aos humanos, os animais podem apenas estar olhando porque tem interesse no que está vendo ou até mesmo pode ser um comportamento de busca de atenção, porque quer interagir com você. 

Segundo a veterinária Lysandra. “É comum que os animais fiquem parados olhando para pontos fixos, sem estar relacionado a algum problema sério, pois como eles possuem os sentidos bem aguçados, podem estar focados em algo e por isso se “concentram” nesses pontos fixos. Mas, também existem algumas outras possibilidades que podem estar relacionadas a doenças,” comentou.

Cachorro fica parado olhando pro nada: pode ser demência canina? 

Sim, essa é uma condição que pode estar relacionada a quadros de demência, que pode causar problemas de saúde, de memória, atrapalhar o convívio e a comunicação dos animais. 

Um dos sinais que os cachorros podem apresentar é parecer estar perdido, seja como se tivesse desnorteado ou olhando fixamente para o nada. A especialista ainda comenta: “Nesses casos de demência canina, os animais podem apresentar alterações neurológicas, como a desorientação, que é um sinal comum, por isso a importância de exames periódicos no seu pet.”

Cachorro olhando por nada pode estar relacionado a depressão canina?

“Pode sim, mas este não deve ser o único ponto avaliado. Animais com depressão apresentam outras alterações que devem ser muito bem avaliadas por um médico- veterinário antes de serem diagnosticadas. Então, caso o cão esteja olhando para o nada, mas apresenta os outros comportamentos normalizados, é pouco provável que seja depressão.”

cachorro olhando para o nada
Cachorro que fica frequentemente olhando para o nada pode ser um quadro de depressão canina.

Apesar de não ser tão simples identificar cães com depressão, essa condição psicológica pode ser percebida por alguns sintomas semelhantes aos da doença em humanos, como:

  • alteração na rotina, como mudança no ambiente;
  • ausência de estímulos; 
  • morte de pessoas ou animais próximo ao animal;
  • chegada de um novo membro na família, seja pessoa ou animal de estimação;
  • Sofrer com maus tratos ou isolamento;
  • adestramento punitivo;
  • falta de atenção, carinho e vínculos com o tutor. 

Caso note que seu cachorro esteja se isolando, com olhar triste ou até mesmo apresentando agressividade repentina, pode ser sinal de depressão canina. Mas, não só isso, se ele estiver frequentemente olhando para o nada, a orientação de um médico-veterinário é fundamental para diagnosticar o possível problema. 

cachorro querendo atenção
Nunca deixe de interagir e brincar com seu pet, isso é fundamental para a sua saúde física e mental.

Invista tempo com seu cachorro, lembre-se da posse responsável. Não deixe ele por muito tempo sozinho, compre brinquedos interativos e promova o enriquecimento ambiental. Se notar seu cão olhando para o nada, vá brincar com ele. Tenho certeza que ele irá amar!

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Claudia Fernanda Batista da Silva disse:

    A minha princesa fica olhando para a parede fixamente

  2. Edna disse:

    Meu cachorro olha como se tivesse um bicho voando e tenta abocanhar

    • Cobasi disse:

      Edna, a reação do seu cachorro a objetos em movimento pode ser um comportamento natural de caça. É importante observar se isso não está causando desconforto ou ansiedade ao animal. Se o comportamento persistir ou causar preocupação, considere consultar um profissional para obter orientações sobre como lidar com essa situação.

Deixe o seu comentário