Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que posso levar o cachorro na moto? Saiba agora

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro sentado na moto
Levar cachorro na moto é um risco para o pet e o tutor | fonte: https://unsplash.com/

Uma pergunta frequente entre os tutores que adoram levar os pets para passear é se cachorro pode andar na moto. Vem saber a resposta e descubra outras formas de passeios mais seguros com o seu animal de estimação. Aproveite!

Cachorro na moto: o que diz a lei?

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há uma lei específica que trate sobre cachorro na moto, ainda que existam dois artigos que abordam a questão do transporte de animais sob aspectos diferentes.

Por exemplo, o artigo 235 diz que “é proibida a condução de pessoas, cargas e animais na parte externa de veículos (salvo em casos devidamente autorizados)”. Como as motos não tem área interna para transporte, não é legal levar o seu pet para passear nesse meio de transporte.

Além disso, o artigo 252 presente no mesmo código de trânsito, ressalta que “é proibido transportar pessoas, animais ou qualquer volume entre os braços e pernas”. O que confirma que não há maneiras autorizadas pela lei para o transporte de cães em motos.

Quais os perigos de levar o animal na moto?

Levar o cachorro na moto para passear não só infringe as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como também acarreta uma série de perigos para o pet e o tutor.  Entre os mais comuns estão:

  • queda;
  • exposição ao mau tempo (vento, chuva e calor excessivo);
  • barulhos no trânsito (que assustam e podem fazê-lo escapar).

Levar cachorro na moto: alternativas de passeio

cachorro sentado dentro do carro
Levar o cachorro no carro é mais seguro para o pet | https://unsplash.com/

Já que levar o pet na moto coloca a vida do pet em risco e dá multa, e o tutor pode escolher uma alternativa de passeio seguro com o cão. A sugestão mais simples são as tradicionais caminhadas  pelas ruas do bairro e visitas a parques e jardins, sempre acompanhado de uma coleira peitoral e com identificação do pet e contato do tutor..

Se o passeio é mais demorado ou para uma distância mais longa, a sugestão é ir de carro próprio ou por aplicativos de serviço de táxi. Só não esqueça de levar a coleira ou a caixa de transporte para manter o seu cachorro sempre em segurança!

Agora que você já sabe que não é permitido levar cachorro em moto, compartilhe com a gente: qual é o tipo predileto de passeio do seu animal de estimação?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário