Cachorro pode tomar refrigerante: verdade ou mito?

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode beber refrigerante

Existem diversos alimentos que são comuns à nossa mesa e quem tem cachorro em casa sabe: eles não podem ver os tutores comendo ou tomando, que já começam com os olhinhos inocentes deles a pedir algo. Entre as dúvidas, está uma bebida muito comum para os humanos, que é o nosso tema de hoje: será que cachorro pode tomar refrigerante? 

Certamente é tentador oferecer, mas o metabolismo e as necessidades alimentares dos animais são diferentes. Ou seja, nem tudo o que é liberado para consumo humano, também é seguro para os cães. Sendo assim, já podemos adiantar que refrigerante faz mal para cachorro. Mas, essa resposta é mais complexa e a bebida tem riscos para o pet que todo tutor precisa conhecer. Saiba mais!

Cachorro pode tomar refrigerante: verdade ou mito? 

Se tem uma função importante na rotina dos tutores é saber quais os alimentos que o seu cão gato não deve comer ou beber. Nesse caso, cachorro pode tomar coca-cola? Ou, será que cachorro pode tomar guaraná? Indiferentemente da marca, sabor ou quantidade, os cães não podem consumir esse tipo de bebida. 

De modo geral, todas as bebidas que são formuladas com teofilina, cafeína, teobromina, açúcar em excesso, derivados das metilxantinas e corantes, e todos são prejudiciais para os cachorros. Para nós são consideradas bebidas estimulantes, mas para os cães são potencialmente nocivas.

Essas são apenas algumas das substâncias. O guaraná, por exemplo, além do alto nível de açúcar e corantes, é uma bebida gasosa que ainda contém teobromina – um composto normalmente encontrado no chocolate – que é altamente prejudicial para os pets.

O que acontece se o cachorro tomar refrigerante?

Enquanto o organismo dos humanos tem um metabolismo mais eficiente para eliminar as substâncias que compõem os refrigerantes, os cachorros não apresentam essa característica metabólica.

o que acontece se cachorro tomar refrigerante
Refrigerante não é uma bebida indicada para cachorro, podendo causar quadros de intoxicação.

Em outras palavras, como os animais não conseguem eliminar estas substâncias rapidamente, isso acaba provocando um acúmulo no organismo, provocando quadros de intoxicação. Além disso, essas bebidas podem causar danos no sistema urinário, nervoso e até provocar problemas cardíacos.

Então, os refrigerantes não podem ser oferecidos para os animais, nem mesmo em pequena quantidade ou as opções lights. Inclusive, a versão mais “leve” dos refrigerantes  também não é indicada, pois normalmente é produzida com xilitol, tóxico para os cães.

Quais líquidos cachorro pode tomar?

A hidratação é muito importante para o organismo dos cães. Por isso, nada é melhor que a água, pois ela contém os minerais necessários para manter os pet saudáveis e hidratados. 

Para indicar outra bebida que pode ser servida para os cães, a água de coco é boa para os rins dos cães. Mas, deve ser oferecida com a orientação de um médico-veterinário. Outra dica especial para os tutores que buscam soluções para hidratar seu pet são as rações úmidas, que tem uma enorme concentração de água. 

cachorro não pode tomar refrigerante

Agora que você sabe que não pode oferecer refrigerante para cães, esteja atento e não deixe essas bebidas ao alcance deles. Isso é muito importante para proteger a saúde do seu amigo. O melhor jeito de cuidar da hidratação de cachorro é deixar os bebedouros sempre limpos e com água limpa e fresca à disposição. 

Gostou das informações? Continue sua visita no Blog da Cobasi e saiba mais sobre alimentação, saúde, bem-estar e tudo o que é essencial para vida do seu animal de estimação. Até a próxima!

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário