Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que cachorro pode comer caju? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Será que cachorro pode comer caju? Descubra!

Para saber se cachorro pode comer caju, é preciso primeiro entender um pouco mais sobre essa fruta. Como você deve saber, o caju é formado por duas partes: a primeira é a parte carnuda e doce, utilizada para fazer sucos, doces e afins. A segunda é a castanha, que é de fato o fruto do cajueiro.

Quando pensamos em oferecer caju para cachorro, é preciso ter em mente que uma dessas partes é apropriada para o pet e outra não.

Nesse artigo vamos conversar mais sobre o assunto e dar dicas sobre como incluir essa fruta na alimentação do seu peludo.

Cachorro pode comer caju ou não?

Como dissemos, o caju tem duas partes: a parte docinha, utilizada para fazer sucos e sobremesas e também para o consumo in natura, é apropriada para o seu cachorro.

O fundamental é oferecer apenas a fruta madura, bem higienizada e, de preferência, orgânica. Corte pequenos pedaços e ofereça para o seu cão porções controladas, para evitar o consumo em excesso.

Mesmo maduro, o caju provoca a sensação de adstringência na boca. Por isso, muitas pessoas tendem a compensar isso adicionando açúcar à fruta em pedaços ou em suco. Se for oferecer caju para o seu cachorro, não faça isso. O açúcar pode fazer mal a ele.

E, por falar em suco, também não é uma boa ideia dar para o seu cãozinho. Você pode oferecer os pedacinhos de caju como um petisco diferente, para momentos especiais, mas como o suco costuma ser adoçado é melhor colocar apenas água limpa no bebedouro do seu cão.

Quando caju faz mal para cachorro

Quando caju faz mal para cachorro

Você pode dar caju para cachorro desde que seja apenas a polpa. Não ofereça castanha de caju para o peludo em nenhuma hipótese. Nós já vamos explicar o motivo.

Quando crua, a castanha de caju possui uma substância, chamada urushiol, que é extremamente tóxica para os pets. Essa substância pode provocar reações desagradáveis e perigosas, como vômitos, diarreia e outros sintomas de intoxicação.

Mesmo depois de assada, os cães não conseguem digeri-la bem, então não vale a pena insistir. Existem vários outros petiscos que você pode oferecer ao seu pet sem oferecer riscos a ele.

Benefícios do caju para a saúde

Benefícios do caju para a saúde

Com relação a parte do caju que o seu cãozinho pode comer, há uma série de benefícios que podem fazer muito bem para ele. O caju é rico em vitamina A, que ajuda a cuidar da saúde dos olhos, em vitaminas do complexo B, que ajudam a cuidar do sistema nervoso, e tem uma série de minerais, como o fósforo, o magnésio e o cálcio, que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo.

Como o caju também é muito rico em fibras, ajuda o sistema digestivo a funcionar. Por isso, mesmo poucas quantidades podem fazer com que as fezes do seu cãozinho fiquem mais volumosas e líquidas. Por isso, nada de exagerar na oferta!

Mantenha como base da alimentação do seu cachorro uma ração completa e balanceada de boa qualidade, e adequada ao seu porte, idade e fase da vida. As rações medicamentosas são ideais para cães castrados ou que tenham outras restrições alimentares. Saiba mais sobre o assunto aqui.

E não esqueça de manter acompanhamento regular com o médico veterinário, para que ele oriente sobre todos os cuidados que você deve ter com a alimentação do seu pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário