Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alimentação para cachorro castrado: como escolher a ração certa

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pet esperando alimentação para cachorro castrado

Existem algumas regras de alimentação para cachorro castrado, visto que a castração é um processo que traz diversos benefícios para a saúde do animal, mas também gera mudanças no organismo do bichinho.

E para falar sobre um assunto sério como esse, convidamos a veterinária Lysandra Barbieri, do time Cobasi, para explicar melhor quais os cuidados com a alimentação para cães castrados.

Qual a alimentação correta para cachorro castrado?

“A ração deve ser de qualidade e controlada, e a quantidade a ser fornecida por dia, de acordo com o peso, está informada no verso de cada pacote”, orienta Lysandra. A atenção é justamente para evitar que o animal acabe ganhando peso.

E se engana o tutor que acha que castrar o animal é sinônimo de obesidade, isso porque a maior falta de cuidado vem do lado do dono. É comum os bichinhos receberem mais comida do que realmente precisam, como restos de comida e petiscos em excesso.

O que acontece com o cão depois de castrado?

Em resumo, quando o cachorro é castrado, o metabolismo do pet se torna mais lento, e ainda ocorre a redução da vontade de praticar atividades físicas e aumento da fome. “A castração é extremamente benéfica tanto para machos quanto para fêmeas, mas animais castrados requerem uma alimentação mais balaceada”, ressalta a veterinária.

Por fim, os passeios são indispensáveis em conjunto com uma alimentação para cachorro castrado, como complementa Lysandra, “associar uma rotina de exercícios ajuda a manter o peso ideal e evitar a obesidade, além de controlar a ansiedade, o estresse e divertir seu animalzinho!”.

Dicas para escolher uma alimentação para cachorro castrado

pet consumindo alimentação para cachorro castrado

E para os tutores que estão procurando uma alimentação para cachorro castrado, há diversas opções na Cobasi. Na hora de escolher, considere o verso da embalagem e as principais características do alimento.

A categoria de ração Super Premium oferece produtos específicos para castrados, com variações de sabores, tamanho do grão e gramatura do pacote. Esta é uma linha que tem como diferencial a qualidade superior, visto que as receitas não possuem corantes, nem aromatizantes artificiais. No mais, os ingredientes são mais nutritivos.

Por outro lado, os tutores também podem optar por uma alimentação para cachorro castrado que seja da linha Premium. A categoria apresenta produtos tanto light como para castrados.

Petiscos para incluir na alimentação de cachorro castrado

É claro que as guloseimas não podem ficar de fora, afinal, é uma forma de recompensar o bichinho durante o adestramento ou quando se comporta. Entretanto, você deve maneirar na quantidade, e se possível, corte em pedaços menores na hora de bonificar o pet.

No mercado já existem petiscos lights, que possuem menos calorias, mas ainda assim, é importante ficar de olho no número de bifinhos e ossinhos

Ainda com essas dicas, a recomendação é procurar a opinião de um especialista em saúde canina. “Seu médico veterinário é a melhor pessoa para te orientar nesta decisão, uma vez que ele conhece as necessidades do seu pet, raça, idade, peso ideal, quantidade de exercícios praticados, assim como nós quando vamos ao nutricionista”, comenta a veterinária Lysandra Barbieri.

Que tal ler mais sobre pets? Veja outros conteúdos que temos para você aprender tudo sobre o seu cachorrinho:

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Janice disse:

    Eu amei….só queria saber a qtdade de comida natural pra minha Tina,de 8 anos. Ela é castrada e está gordinha. Ela come 55gr de ração, Biofresh light ou pra castrados. Mas dou petiscos e besteiras kkkkkkk.
    Muito obrigada

  2. Nice disse:

    Bom dia tenho uma cachorrinha pincher ela tem 3 anos e castrada . Esta bem acima do peso qual melhor ração pra ela. Obs. Ela não gosta de passear caminhar e tem medo de tufo o que fazer

    • Cobasi disse:

      Nice, para ajudar sua cachorrinha pincher que está acima do peso, seria ideal buscar uma ração formulada especificamente para controle de peso em cães, preferencialmente uma opção recomendada por veterinários, que seja de baixa caloria mas ainda nutritiva. Marcas confiáveis muitas vezes oferecem opções para raças pequenas com necessidades de controle de peso.

      Quanto à relutância em passear e o medo, pode ser útil introduzir gradualmente atividades físicas leves dentro de casa, com brinquedos interativos ou pequenas sessões de treino que incentivem movimento. Para ajudá-la a se sentir mais confortável com o ambiente externo, tente passeios curtos em horários mais tranquilos do dia, sempre recompensando-a por comportamentos positivos para criar associações agradáveis com a atividade.

Deixe o seu comentário