Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que cachorro pode comer doce?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Será que cachorro pode comer doce?

Pensando se cachorro pode comer doce? Muita gente tem essa dúvida, e por isso vamos esclarecer a questão com esse artigo.

Existem diversos tipos de doce no mercado. O que não falta é variedade! Mas será que cachorro pode comer pirulito? Ou quem sabe cachorro pode comer bala? Se você faz parte do grupo de pessoas que tem essa dúvida, fique com a gente durante a leitura desse artigo para descobrir tudo sobre o assunto!

Cachorro pode comer doce: verdade ou mentira?

Cachorro pode comer doce: verdade ou mentira?

De maneira bem objetiva, a resposta para essa pergunta é não. Doce faz mal para cachorro, mesmo que oferecido em pequenas quantidades. Há quem pense até que pode oferecer doce de leite para cachorro, por exemplo, por considerar que esse tipo de doce é mais natural do que balas e pirulitos, por exemplo. O chocolate, inclusive, é extremamente nocivo para os cães, e é uma das principais causas de intoxicação nesses pets.

Nenhum doce é benéfico para os cães. Na verdade, mais do que não trazerem benefícios, eles são totalmente desnecessários para os cães.

Dentre as principais consequências negativas da inclusão de açúcar processado na dieta dos peludos, está o aumento de peso e o desequilíbrio nas taxas glicêmicas, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo do cãozinho.

Todo açúcar que o organismo do seu cachorro precisa para que ele tenha energia de sobra para brincar e correr, por exemplo, está incluído em uma ração de boa qualidade, adequada para a idade, peso corporal e fase da vida do pet.

O mesmo vale para os petiscos: além de serem escolhidos para cada tipo de cão, eles não podem ser oferecidos em excesso. Ainda que sejam seguros para o consumo do cachorro, petiscos demais podem tirar o interesse do alimento principal (que é a ração) e contribuir para obesidade, que por si só já traz grandes riscos à saúde do seu pet.

E os açúcares naturais dos alimentos, são seguros?

E os açúcares naturais dos alimentos, são seguros?

Agora que você já sabe que doce para cachorro faz mal, pode estar se perguntando a respeito dos açúcares que encontramos naturalmente em alguns alimentos, como as frutas, verduras e legumes. Será que eles também são impróprios para cachorro?

A resposta para essa pergunta é variável. Existem frutas que são seguras para o consumo dos cachorros, como a banana, o mamão, a maçã e a pera. Outras tantas, como a uva e as frutas ácidas, não devem ser oferecidas para o pet.

Mesmo no caso das frutas que são seguras para o cachorro comer, é preciso ter bom senso e colocar a moderação em prática. A banana, por exemplo, é rica em potássio, que faz muito bem para nós e também para os cachorros.

No entanto, é uma fruta com muito açúcar, e pode facilmente contribuir para o aumento de peso em excesso. Por isso, se quiser dar uma frutinha como petisco para o seu peludo de vez em quando, opte pelas orgânicas, sempre que puder, e ofereça pequenas quantidades.

Não deixe de conversar com o médico veterinário que faz acompanhamento regular do seu cachorro, pois pode ser que ele tenha algum tipo de restrição alimentar. Questione se é possível dar alimentos naturais ao pet e peça orientações sobre a quantidade, frequência e que outros cuidados tomar.

Confira o Blog da Cobasi para conhecer outros artigos sobre frutas que são seguras ou perigosas para o consumo do seu cachorro. Nesse artigo você fica por dentro do assunto.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário